Shineray lança a moto elétrica SHE S, de R$ 18.990

Modelo aumenta a briga no segmento de motocicletas movidas por baterias e vai enfrentar a Voltz EVS e a Watts W125

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Roberto Dutra
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Lentamente o mercado brasileiro de motos elétricas começa a crescer. A Voltz Motors já atua há algum tempo no segmento e tem obtido relativo sucesso, principalmente com o modelo EVS e sua versão "de trabalho", a EVS Work. Há alguns dias, revelamos aqui que a Multilaser, empresa do ramo de eletroeletrônicos, comprou a startup Watts, e com isso as vendas do modelo W125 devem ganhar volume em breve. Agora, é a Shineray quem aposta em um modelo elétrico maior que os scooters e patinetes de praxe - a SHE S.

Trata-se de uma moto elétrica com o mesmo porte das concorrentes. Tem motor elétrico de 3.000 watts, e, segundo a fabricante, poderá chegar à velocidade máxima de 90 km/h. A bateria é de lítio, com 72 volts e 35 Ampéres, do tipo removível (pode ser substituída rapidamente) e tem vida útil prevista de 2,5 mil ciclos - entre seis e sete anos, segundo a Shineray.

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A moto pode ser recerragada em qualquer tomada comum de três pinos, o que acontece em cerca de três horas. Como acessório, a moto pode ser comprada com duas baterias, o que segundo a Shineray eleva sua autonomia para 150 quilômetros - a marca não revelou a autonomia com apenas uma bateria.

Com design interessante, a Shineray SHE vai brigar com Voltz EVS e Watts W125
Crédito: Divulgação
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Para quem não lembra, a Shineray vende no mercado brasileiro patinetes, scooters, cicloelétricos, ciclomotores e motos com motor elétrico ou a combustão de baixa cilindrada.  É a única que não está no Polo Industrial de Manaus (PIM) e sua sede fica em Cabo de Santo Agostinho (PE). A fábrica tem cerca de 210 mil m² e área construída de 60 mil m². Custou aproximadamente R$ 130 milhões e tem capacidade de produção total de 700 mil unidades por ano. Os veículos são montados lá com peças importadas da China.

A Shineray SHE S pode ser comprada com uma ou duas baterias e autonomia pode chegar a 150 km
Crédito: Divulgação
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As operações da Shineray ainda são mais focadas na região Nordeste do país, que responde por 48% das vendas. A região Sudeste entra com 34%; a Sul com 9%; a Centro-Oeste com 7%; e a região Norte com 2%. Atualmente a Shineray tem três lojas de fábrica, 74 revendas e 120 lojas multimarcas.

Esse número vai crescer: a marca pretende abrir mais duas concessionárias na Grande São Paulo até o fim deste semestre (já tem uma, na Avenida dos Bandeirantes, no bairro de Moema). Vale lembrar que, nos últimos meses, a Shineray foi a terceira marca mais vendida no país, atrás apenas de Honda e Yamaha.

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