Quem é fã das motocicletas italianas, principalmente das trail, conhece bem o nome Tuareg - que batizou um dos principais modelos feitos pela Aprilia. A linha Tuareg foi produzida entre 1985 a 1994 e teve vários modelos, de diversos "tamanhos" - de 50 cm³ a 600 cm³ - e até versões, como a bonitinha Rally 125.
Agora, o nome volta com o lançamento de uma novíssima Aprilia Tuareg 660, que promete mexer com os corações dos trilheiros e preocupar as marcas rivais. A nova Tuareg foi lançada essa semana na Itália e deve chegar às lojas europeias em dezembro. Assim como a maior das suas antecessoras, é uma trail de média cilindrada com vocação para enfrentar todo tipo de terreno.
O design é aquela coisa tipicamente italiana: polêmico, algo exagerado, diferentão, mas impossível de passar despercebido. Obra do designer Miguel Galluzzi, do Pasadena Design Center, na Califórnia, exibe farol com moldura triangular, tanque de formas musculosas (leva 18 litros), banco reto, lanterna particularmente exótica e um aspecto geral que transita entre o limpo e o futurista.
O motor é um bicilíndrico de 660 cm³ cheio de disposição: herdado de duas Aprilia já em linha, as esportivas Tuono e RS, foi recalibrado para uma pegada mais versátil, com menos potência e mais torque. Na Tuareg, rende 80 cv a 9.000 rpm (na RS são 100 cv e na Tuono, 95 cv, ambas a 10.000 rpm) e 7,1 kgf.m a 6.500 rpm (6,8 kgf.m a 7.500 rpm nas esportivas). Aqui, uma observação importante: na Tuareg, o motor tem seis pontos de fixação em cada lado, em vez de apenas três, como nas esportivas.
A vocação off-road aparece em outras especificações, que favorecem as aventuras: balança e chassi tubular de alumínio para redução de peso (a moto tem 187 quilos), vão livre de 24 cm, suspensões com 24 cm de curso e rodas com aro 21 na frente e 17 atrás. Os freios são da Brembo e o banco não é para baixinhos: está a 86 cm do solo.
Na parte de assistências eletrônicas, a nova Tuareg tem quatro modos de pilotagem, dos quais dois são customizáveis, controles de tração e de velocidade, ajuste de freio-motor e ABS desligável. Tudo ajustável pelo belíssimo painel com tela de TFT customizável e com LEDs - aliás, a iluminação da moto é full-LED.
A Aprilia Tuareg vai brigar principalmente com Yamaha Ténéré 700 e KTM 890 Adventure. O preço da moto na Europa ainda não foi revelado, mas sites internacionais estimam que será mais cara que a Tuono 660 (10.550 euros, cerca de R$ 65.000 ) e que a RS 660 (11.050 euros, uns R$ R$ 68.000). Ou seja, deverá custar pelo menos 12.000 euros - o equivalente a R$ 74.000.
Confira abaixo o interessantíssimo vídeo de apresentação da Aprilia Tuareg 660, que mostra de forma criativa e com alguma licença poética como é feita a montagem da moto: