Sucesso nos anos 80 e 90, a Tuareg está de volta

Trail média da italiana Aprilia ganha nova encarnação com design exótico e motor de 660 cm³ herdado das irmãs esportivas

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Roberto Dutra
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Quem é fã das motocicletas italianas, principalmente das trail, conhece bem o nome Tuareg - que batizou um dos principais modelos feitos pela Aprilia. A linha Tuareg foi produzida entre 1985 a 1994 e teve vários modelos, de diversos "tamanhos" - de 50 cm³ a 600 cm³ - e até versões, como a bonitinha Rally 125.

Aprilia Tuareg 4 Copia
A Aprilia Tuareg 660: modelo vai brigar lá fora com Yamaha Ténéré 700 e KTM 890 Adventure
Crédito: Reprodução
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Agora, o nome volta com o lançamento de uma novíssima Aprilia Tuareg 660, que promete mexer com os corações dos trilheiros e preocupar as marcas rivais. A nova Tuareg foi lançada essa semana na Itália e deve chegar às lojas europeias em dezembro. Assim como a maior das suas antecessoras, é uma trail de média cilindrada com vocação para enfrentar todo tipo de terreno.

As linhas retas com fortes vincos e aspecto musculoso são obra do designer Miguel Galluzzi
Crédito: Reprodução
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O design é aquela coisa tipicamente italiana: polêmico, algo exagerado, diferentão, mas impossível de passar despercebido. Obra do designer Miguel Galluzzi, do Pasadena Design Center, na Califórnia, exibe farol com moldura triangular, tanque de formas musculosas (leva 18 litros), banco reto, lanterna particularmente exótica e um aspecto geral que transita entre o limpo e o futurista.

Farol diferentão é um dos baratos: moldura triangular, três seções e luzes de rodagem diurna
Crédito: Reprodução
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O motor é um bicilíndrico de 660 cm³ cheio de disposição: herdado de duas Aprilia já em linha, as esportivas Tuono e RS, foi recalibrado para uma pegada mais versátil, com menos potência e mais torque. Na Tuareg, rende 80 cv a 9.000 rpm (na RS são 100 cv e na Tuono, 95 cv, ambas a 10.000 rpm) e 7,1 kgf.m a 6.500 rpm (6,8 kgf.m a 7.500 rpm nas esportivas). Aqui, uma observação importante: na Tuareg, o motor tem seis pontos de fixação em cada lado, em vez de apenas três, como nas esportivas.

O painel é uma tela de TFT customizável: o piloto ajusta os diferentes assistentes à pilotagem
Crédito: Reprodução
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A vocação off-road aparece em outras especificações, que favorecem as aventuras: balança e chassi tubular de alumínio para redução de peso (a moto tem 187 quilos), vão livre de 24 cm, suspensões com 24 cm de curso e rodas com aro 21 na frente e 17 atrás. Os freios são da Brembo e o banco não é para baixinhos: está a 86 cm do solo.

A lanterna exótica também chama a atenção: triangular e posicionada na ponta da rabeta
Crédito: Reprodução
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Na parte de assistências eletrônicas, a nova Tuareg tem quatro modos de pilotagem, dos quais dois são customizáveis, controles de tração e de velocidade, ajuste de freio-motor e ABS desligável. Tudo ajustável pelo belíssimo painel com tela de TFT customizável e com LEDs - aliás, a iluminação da moto é full-LED.

O motor é o mesmo das esportivas Tuono e RS, mas com calibragem diferente:  80 cv e 6,8 kgf.m
Crédito: Reprodução
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A Aprilia Tuareg vai brigar principalmente com Yamaha Ténéré 700 e KTM 890 Adventure. O preço da moto na Europa ainda não foi revelado, mas sites internacionais estimam que será mais cara que a Tuono 660 (10.550 euros, cerca de R$ 65.000 ) e que a RS 660 (11.050 euros, uns R$ R$ 68.000). Ou seja, deverá custar pelo menos 12.000 euros - o equivalente a R$ 74.000.

Olha a Aprilia Tuareg 600 dos anos 80 aí: na época a briga era com a Yamaha Ténéré 600
Crédito: Reprodução
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Confira abaixo o interessantíssimo vídeo de apresentação da Aprilia Tuareg 660, que mostra de forma criativa e com alguma licença poética como é feita a montagem da moto:

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