E lá se vão 22 anos desde que a GSX-1.300R Hayabusa - o nome quer dizer, em japonês, "falcão peregrino" - foi lançada pela Suzuki e rapidamente alcançou sucesso mundial. Desde então, o modelo passou por poucas mudanças e continua uma das motos mais cobiçadas do planeta. E agora, mal o ano começou, a Suzuki apresenta no Brasil a linha 2021 do modelo.

Em sua última atualização, a Hayabusa ganhou freios monobloco com montagem radial fornecidos pela grife italiana Brembo. Como é difícil melhorar uma moto desse naipe, a grande novidade são as cores cinza metálica e vermelha metálica - nesse caso, as rodas também são pintadas na cor vermelha. Design e mecânica não foram modificados: permanece o visual exótico e sedutor e o motorzaço de quatro cilindros em linha, 1.340 cm³ e inebriantes 197 cv de potência com 16,8 kgf.m de torque.
Lá em sua primeira geração, o motor tinha 1.298cm³ e rendia "apenas" 175 cv, mas já levava a moto à velocidade máxima de 320km/h. Depois, a Hayabusa, assim como suas poucas concorrentes diretas, passaram a ter a máxima limitada a 299km/h. O preço é de R$ 79.645.
Curta, abaixo, um vídeo oficial muito bacana sobre a história da lenda em menos de 3 minutos: