A Suzuki Motos completou 32 anos de atividades no mercado brasileiro na última sexta-feira (27/9). Representada no país pelo grupo J. Toledo da Amazônia, a marca japonesa já produziu em Manaus (AM) mais de de 800 mil motocicletas.
A história da marca no país é curiosa: tem momentos de superação e de polêmicas, mas sem dúvida é bem-sucedida. A iniciativa partiu do ex-piloto de motocross João Toledo, que assumiu o desafio de comercializar no Brasil as motos da Suzuki.
Nessas três décadas, muitas motos importantes, inesquecíveis e até lendárias da Suzuki foram vendidas por aqui.
Caso da esportiva GSX-R 1000R (a famosa Srad), das naked Bandit 600 e Bandit 1200, do scooter Burgman 125, da pequena custom Intruder 125, das trail DR 650 e DR 800 e, claro, da lendária Hayabusa - que acaba de completar 25 anos em produção e ainda é vendida por aqui, em sua terceira geração.
Claro que também existiram modelos que hoje são pouco lembrados, como a street GS 120 e a naked Inazuma 250, que inclusive duraram pouco por aqui. Aliás, essa sempre foi a grande polêmica em torno da J. Toledo/Suzuki no país: vez por outra modelos saíram de linha rapidamente, e quem havia comprado passava a ter em mãos uma moto desvalorizada, embora por vezes ainda nova.
Em 2017, a J. Toledo adotou uma estratégia comercial mais acertada. Enxugou sua então bem grande linha de modelos e passou a se dedicar apenas aos de média e alta cilindrada. Com isso, veio a Haojue, para ficar nas motos de baixa cilindrada, e a Kymco, dedicada a scooters. Estas duas marcas são controladas pelo mesmo grupo.
"Muita coisa mudou, no Brasil e no mundo desde que começamos a realizar esse sonho, em 1992. Passamos por crises econômicas, uma pandemia e agora estamos enfrentando uma das piores secas da história na Amazônia", lembra João Toledo, presidente do grupo J. Toledo.
Apesar dos contratempos, Toledo afirma que está otimista e reafirma a meta do grupo, para os próximos cinco anos, de atingir uma produção média de 20 mil unidades por mês.
1992 – Início das operações da J. Toledo Suzuki Motos do Brasil. Foram lançados os modelos GSX-R1100, GSX-R750 e VX-800
1994 – Início da produção em esquema SKD (parte das peças é montada em território nacional) no Polo Industrial de Manaus (AM)
1995 – Lançamento dos modelos GSX-750F, GS-500E e Bandit N600
1997 – Início da produção CKD (motos completamente montadas em território nacional) no Polo Industrial de Manaus (AM) e chegada da primeira motocicleta com injeção eletrônica, a TL 1000S
1998 – Lançamento da GSX-1300R Hayabusa de primeira geração
1999 – Início do Consórcio Nacional Suzuki
2007 – o Burgman 400 é eleito o melhor scooter do ano
2010 – Lançamento da edição de 25 anos da GSX-R1000
2014 – Chega ao Brasil o modelo GSR-750A
2021 – Lançamento da V-Strom 1050 XT e da GSX-R 1000R edição Moto GP
2022 – 30 anos de Suzuki Motos do Brasil e lançamento da terceira geração da Hayabusa



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