SYM começa a vender o novo Maxsym 400i na Europa

Scooter foi revelado em novembro, mas a pandemia atrasou sua chegada às lojas. Dafra vende geração anterior no Brasil

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Roberto Dutra
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A nova geração do "scooterzão" Maxsym 400i foi revelada ao mundo em novembro do ano passado, mas somente agora chega às lojas na Europa - a pandemia atrasou o processo. O modelo produzido pela SYM Sanyang de Taiwan desde 2011 foi completamente reestilizado, profundamente modernizado e renasce bem mais competitivo.

2. Maxsym 400i
O Maxsym 400i ganhou visual bem modernizado, com linhas retas e musculosas
Crédito: Divulgação
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No Brasil, a geração anterior ainda é vendida pela Dafra Motos (chegou em 2014), e custa R$ 31.990. Então, é possível que esta nova geração lançada lá fora chegue por aqui - mas seria coisa para o segundo semestre deste ano, ou até para o início de 2022.

3. Maxsym 400i
O scooter tem novas opções de cores, inclusive saia-e-blusa como essa azul e cinza
Crédito: Divulgação
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O visual ficou completamente diferente. Ganhou linhas mais retas e musculosas e componentes modernos, como a iluminação toda por LEDs. O scooter também passou a ter opções de pintura bicolor (saia-e-blusa), como a elegante opção em azul e cinza que ilustra essa matéria. O painel, por sua vez, não ficou tão moderno e mantém a receita tradicional com dois relógios analógicos grandes (velocímetro e conta-giros), luzes-espia nos cantos e uma telinha de LCD ao centro.

Com iluminação por LEDs, o farol dianteiro ganhou três seções e ficou bonito.  Mais abaixo, os piscas com vários LEDs
Crédito: Divulgação
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Por baixo da roupa nova, o chassi também é novo e contribuiu para reduzir o peso total do scooter de 229 kg para 215 kg. O motor, curiosamente, não mudou. É a mesma unidade de antes, com um cilindro, refrigeração líquida, injeção e 399 cm³. Mas peças internas como coletor de admissão e comando de válvulas (agora apoiado em rolamentos) foram modificadas, e foi feita uma recalibragem para adequação à legislação de emissões Euro 5.

O painel mantém a receita tradicional com dois relógios analógicos, telinha de LCD no meio e luzes-espia nos cantos
Crédito: Divulgação
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Com isso, a potência de 34 cv e o torque de 3,3 kgf.m permaneceram iguais, mas passaram a vir em rotações diferentes: a potência em 6.750 rpm (antes vinha em 7.500rpm) e o torque, em 5.250 rpm (antes, em 5.500rpm).

O motor é o mesmo de antes, mas agora adequado à norma de emissões Euro 5
Crédito: Divulgação
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No mundo real isso quer dizer que toda a força gerada pelo motor está disponível mais cedo, porém em uma "faixa útil" (5.250 rpm - 6.750 rpm) um pouco menor. Mas, por se tratar de um scooter, cuja vocação é fundamentalmente urbana, o comportamento não muda muito.

Na parte interna do escudo frontal, há porta-luvas nos dois lados e uma tomadinha USB à direita
Crédito: Divulgação
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Por fim, vale acrescentar que o Maxsym 400i ganhou para-brisa regulável em quatro posições sem uso de ferramentas, retrovisores rebatíveis, luz de freio de emergência (que acende automaticamente nas freadas severas) chave presencial e controle de tração - este, um item de segurança sempre bem-vindo. Sob o banco, que abre em 45 graus, cabem dois capacetes.

O banco levanta em 45 graus e, ali embaixo, cabem dois capacetes
Crédito: Divulgação
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Outras especificações importantes do novo Maxsym 400i são a transmissão CVT, a suspensão dianteira com garfos tradicionais, a traseira bichoque com cinco regulagens, os freios a disco duplo na frente e simples atrás, e os pneus dianteiro 120/70 R15 e traseiro 160/60 R14.

Entre as especificações importantes, freios com disco duplo na frente
Crédito: Divulgação
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Por fim, vale lembrar que o Maxsym 400i é corpulento: tem 2,23m de comprimento, 82cm de largura, 1,45m de altura máxima, banco a 80cm do solo e tanque para 13 litros - aliás, outra boa notícia: a SYM Sanyang diz que o scooter está até 32% mais econômico. Vale a espera!

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