Terra Modena 198, a moto com DNA Ferrari

Italianos unem paixão por motores à mais alta tecnologia para criar motocicleta ousada, com motor projetado pelo filho de Enzo Ferrari
  1. Home
  2. Motos
  3. Terra Modena 198, a moto com DNA Ferrari
Auto Informe
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- A paixão dos italianos por motores é notória. Ferrari, Vespa, Maserati, Lamborghini, Alfa Romeo, Ducati... Nomes italianos que povoam o imaginário dos apaixonados por carros e motos em todo o mundo. O último resultado dessa paixão é a motocicleta Terra Modena 198.

A Terra Modena 198 traz no nome sua origem, a província de Modena, também casa da Ferrari. Não por acaso. A I-TEA Iniziative Tecnologiche Applicate, empresa que projetou e fabrica a 198, foi criada por homens da “escola” Ferrari. Seu fundador é Dario Calzavara que, com Pietro Ferrari, filho de Enzo Ferrari, trabalhou na escuderia da marca na Fórmula 1 no início dos anos 80.

Coração Ferrari

A parceria entre Calzavara e Piero pode ser vista na Terra Modena 198. A empresa HPE High Performance Engineering, de propriedade de Enzo, é a responsável pela fabricação do motor da 198: um monocilíndrico de exatos 449,6 cm³, bastante moderno. De onde vem também o nome da moto: 1 de um cilindro e 98 de seu diâmetro.

Para criar esse “coração Ferrari”, Piero usou seu know-how na preparação de motores das Ducati de competição e de Fórmula 1. O propulsor traz dois eixos de comando no cabeçote para controlar a abertura das quatro válvulas feitas em titânio. Outro destaque fica por conta do virabrequim, especialmente desenhado para conter as vibrações excessivas, comuns em motores dessa arquitetura. Pistão forjado em alumínio, camisa com revestimento especial e outras tecnologias de ponta completam a receita desse motor Ferrari para motos. Sem falar na cor vermelha de todo o seu corpo.

Outro objetivo do projeto era criar uma transmissão primária suave. Para isso, a Terra Modena desenvolveu as engrenagens do câmbio em parceria com a Schaffhausen, fabricante suíça dos relógios IWC. Tudo para que as trocas das seis marchas sejam suaves e, acima de tudo, precisas.

Para alimentar esse coração Ferrari um sistema de injeção eletrônica de combustível com corpos injetores de 48 mm de diâmetro. A central eletrônica ainda controla a ignição e o motor de partida elétrico. Claro que os números de desempenho, como potência e torque, assim como outros segredos do propulsor, não foram revelados pelos experientes fabricantes.

O que há de melhor

Como se não bastasse estar equipada com um motor com a grife Ferrari, a Terra Modena 198 traz ainda o que há de melhor na indústria de duas rodas. As suspensões são da marca sueca Öhlins: garfo telescópico invertido totalmente ajustável na dianteira; e balança oscilante com um único conjunto mola-amortecedor de 46 mm a gás na traseira.

As rodas também são de grife, da marca italiana Marchesini, em liga de alumínio. Ambas de 17”, elas são calçadas com pneus Dunlop Sportmax D 270 de alta performance nas medidas 120/70 na dianteira e 160/60 na traseira.

Os freios da marca Brembo também não ficam atrás. Na dianteira, uma configuração digna de uma superesportiva de 1.000 cm³: disco flutuante de 320 mm de diâmetro com pinça de quatro pistões fixada radialmente. Na traseira, disco fixo de 220 mm e pinça simples flutuante.

Sustentando o motor “Ferrari” e essa tecnologia de ponta da indústria motociclística um quadro feito em alumino aeronáutico de dupla trave perimetral, com seção elíptica e um berço inferior separado para facilitar a montagem do motor. Tudo para manter a Terra Modena 198 na sua trajetória mesmo em altas velocidades.

Mas quão rápido pode chegar essa moto? Ainda não se sabe. Apresentada no último Salão de Milão, a Terra Modena 198 deve começar a ser vendida nesse primeiro semestre na Europa e ainda não foi testada pela mídia especializada. Especula-se que o preço dessa obra-de-arte em duas rodas deve girar em torno de 20.000 euros, cerca de R$ 60.000.

O que se sabe é que com tudo que a Terra Modena 198 traz, desde seu motor Ferrari até suas rodas, são o que há de melhor na indústria de duas rodas. E só vai contribuir para que mais esse nome italiano entre para a galeria dos sonhos dos apaixonados por motos.

FICHA TÉCNICA – Terra Modena 198


MOTOR Quatro tempos, monocilíndrico, comando duplo no cabeçote, quatro válvulas, refrigeração líquida e lubrificação por bomba independente, 449,6 cm³
POTÊNCIANão divulgada
TORQUE Não divulgado
ALIMENTAÇÃO Injeção eletrônica de combustível com corpo injetor de 48 mm
CÂMBIO Seis velocidades
TRANSMISSÃO Corrente
PARTIDA Elétrica
RODAS Marchesini, em liga de alumínio: 3.5”x17” na dianteira, e 5.5”x17”, na traseira
PNEUS Dunlop Sportmax D 270, 120/70 ZR17, na dianteira, e 160/60 ZR17, na traseira
CHASSI Quadro em alumino aeronáutico de dupla trave perimetral, com seção elíptica e berço inferior separado, com comprimento de 2,15; largura de 0,83 m; altura de 1,19 m; entreeixos de 1,05 m; distância do solo de 0,26 m; altura do assento de 0,89 m; peso em ordem de marcha, sem combustível, de 120 kg
TANQUE12 l reserva 3,5 l
SUSPENSÃO Dianteira com garfo telescópico invertido upside-down de 46 mm de diâmetro totalmente ajustável da marca Öhlins; traseira com balança oscilante monoamortecida e amortecedor Öhlins a gás
FREIOS Brembo, com disco flutuante de 320 mm de diâmetro e pinça de quatro pistões com fixação radial, na dianteira; e disco fixo de 220 mm e pinça flutuante simples, na traseira
CORES Não divulgadas
PREÇO 20 mil euros estimado


Gosta de motos trail?

Então veja aqui no WebMotors a enorme ofertas de modelos para este segmento:

Yamaha DT 180 Z Trail

Yamaha DT 200

Yamaha DT 200 R

Yamaha XT 225

Yamaha XT 600 E

Honda NX 150 Honda NXR 125 BROS ES

Honda NXR 125 BROS KS

Honda XLX 250 R

Honda XLX 350 R

Honda XR 200 R

Honda XR 250 Tornado

Suzuki DR

Leia também:

Honda NXR 150 Bros

Yamaha YFM 350R

Aprilia SL 750 Shiver

BMW G 650 X

Suzuki Burgman 400
_______________________________

Receba as notícias mais quentes e boletins de manutenção de seu carro. Clique aqui e cadastre-se na Agenda do Carro!

_______________________________
E-mail: Comente esta matéria

Envie essa matéria para uma amigoa

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors