Se você pretende comprar ou vender uma motocicleta, saber como funciona a transferência de moto vai te poupar de futuras dores de cabeça. Acompanhe tudo aqui no WM1 e esteja atualizado sobre como realizar a transferência, quais são os documentos necessários, as taxas cobradas e tudo que for necessário saber!
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) indica que para que um veículo seminovo ou usado circule de forma legal, é necessário realizar a transferência dentro do prazo de até 30 dias após da data assinada no Certificado de Registro do Veículo (CRV).
Caso vendedor e cobrador não façam o procedimento dentro do prazo, uma multa será aplicada no valor de R$ 195,23 (tabela de 2019). Classificada como Infração Grave, é computada a perda de cinco pontos na CNH do proprietário da moto.
O serviço de transferência de moto é realizado no Detran de cada estado. Caso a sua cidade ou município não tenha um, realize o processo por meio de uma representação no Cinetran mais próximo do seu local.
Muitos Detrans exigem agendamento prévio para a realização do serviço. Para não correr o risco de ultrapassar os 30 dias estabelecidos pelo CTB, acesse o portal da unidade mais próxima de você e agende o serviço o quanto antes.

Uma das dúvidas mais frequentes para quem vai realizar a transferência de moto é saber quais são os documentos necessários. Como todo o procedimento é realizado no Detran ou Cinetran da sua cidade, vale conferir no site de cada departamento para saber se não há alguma solicitação específica.
No entanto, alguns documentos são obrigatórios independentemente do órgão que for realizar a transferência. Para ajudá-los, confira a nossa lista e faça um checklist antes de começar o processo de transferência do veículo com propriedade registrada dentro de um mesmo município:
Se o procedimento para transferência de moto for feito de um município para outro - por exemplo, de São Paulo para Guarulhos -, será necessário mais um documento na lista: o Certificado de Registro e Licenciamento Anual (CRLV).
Caso o vendedor da moto for Pessoa Jurídica, serão necessários alguns outros papéis para realizar a transferência de moto:
Se você quer saber quanto custa para transferir uma moto, saiba que o valor pode variar de acordo com o local em que ela estiver registrada. Por ser um serviço estadual, realizado e cobrado pelo Detran, o preço das taxas serão diferentes de estado para estado. Para saber a quantia, acesse o portal do órgão do seu estado.
Se a sua prioridade for transferir moto com segurança para o novo comprador, conte com o Autopago. O serviço oferecido pela Webmotors foi criado para garantir que todos os processos necessários em uma transferência estejam garantidos.
Entre o que é oferecido, o serviço faz a verificação de perfis (comprador e vendedor), proteção do dinheiro utilizado durante a transação, vistoria de transferência e, por fim, a liberação no momento certo do pagamento. Confira o passo a passo de como o Autopago funciona e aproveite os benefícios.