Transmissão automática chega às motocicletas

Antes restrito a conceitos, equipamento chega às motos de série com lançamento da Aprilia Mana 850, visando maior segurança e conforto
  1. Home
  2. Motos
  3. Transmissão automática chega às motocicletas
Auto Informe
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Sair acelerando a moto, ver o ponteiro do conta-giros subir rapidamente até a faixa vermelha e trocar de marcha no limite pode se tornar uma prática restrita às pistas de motovelocidade em alguns anos. Parece que o futuro das transmissões primárias em motocicletas deve ser mesmo o câmbio automático.

Previsões do futuro à parte, o lançamento da Aprilia Mana 850, no último Salão de Milão, realizado em novembro do ano passado, reacendeu a discussão. Como os motociclistas aceitariam uma moto com câmbio automático? No Brasil, até hoje ainda há um preconceito contra esse tipo de câmbio, até mesmo nos carros. Seus defensores elogiam o conforto, já seus opositores criticam a passividade e afirmam: “Bom mesmo é trocar de marcha!”.

Primeira moto produzida em série com câmbio totalmente automático, a Mana 850 resolve em partes esta questão. Já que seu sistema eletrônico de gerenciamento da transmissão por polia variável CVT possibilita ao piloto escolher entre duas configurações: seqüencial, na qual as trocas das sete marchas são feitas no pedal de câmbio ou em um botão no punho esquerdo; ou automático, com três mapeamentos diferentes – turismo, esporte ou chuva – sem nenhuma interferência do piloto.

O melhor é que a qualquer momento pode-se escolher entre automático ou manual. Segundo a Aprilia, de qualquer maneira é possível aproveitar bem o torque de 7,8 kgm ou ainda esticar as marchas para atingir a potência máxima de 75 cv do motor de dois cilindros em “V”.

Motos-conceito

O sistema de transmissão por polia variável CVT, semelhante ao da Mana 850, é utilizado nos scooters. A diferença é que a transmissão final da moto Aprilia é feita por corrente, e, nos scooters, é diretamente na roda. Anteriormente, o câmbio CVT só havia aparecido em motos-conceito.

Em 2005, no Salão de Tokyo, a Honda apresentou a DN-01, com câmbio automático. Com o design que lembrava as motos dos mangás, quadrinhos japoneses, a motocicleta utilizava praticamente o mesmo sistema da Aprilia Mana. Segundo a montadora japonesa, o desenvolvimento do protótipo estava a pleno vapor e, em breve, aquele seria o futuro das motocicletas estradeiras. Pois os italianos da Aprilia saíram na frente.

No mesmo Salão, a Yamaha mostrou a Gen-Ryu, equipada com o motor da esportiva R6 e a transmissão final feita por um potente motor elétrico. Seu visual também remetia ao futuro e ainda era apenas um protótipo.

Realidade

Mas a marca dos diapasões já trouxe para a realidade um conceito que não é exatamente uma moto automática. Este ano passou a produzir em série a FJR 1300 AS com embreagem automática. A troca de marchas ainda precisa da atuação do piloto no pedal de câmbio, mas o trabalho de pressionar o manete de embreagem não existe. O objetivo é basicamente o mesmo: oferecer conforto e segurança.

O principal argumento dos defensores das motos automáticas é justamente a segurança. Segundo especialistas, se o motociclista não precisar trocar de marcha, poderá prestar mais atenção ao que acontece a sua volta. Dessa forma, evitará acidentes causados pelos poucos segundos de distração ao se apertar o manete de embreagem e engatar a marcha no pedal.

A motocicleta é de fato um veículo mais ativo que os automóveis, nos quais câmbio automático é hoje um item quase obrigatório. Portanto, atenção é fundamental, seja em um scooter, em uma moto automática ou nas motocicletas com a tradicional transmissão primária seqüencial.

Gosta de motos naked?

Então veja aqui no WebMotors as ofertas de motos com esse estilo:

Honda CB 600F Hornet

Kasinski Comet 250

Suzuki Bandit N 600

Leia também:

Terra Modena 198

Suzuki Burgman 400

Honda NXR 150 Bros

Yamaha YFM 350R

Aprilia SL 750 Shiver
_______________________________

Receba as notícias mais quentes e boletins de manutenção de seu carro. Clique aqui e cadastre-se na Agenda do Carro!

_______________________________
E-mail: Comente esta matéria

Envie essa matéria para uma amigoa

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors