Triumph: a inglesa que seduziu o brasileiro

País se tornou o maior comprador de motos da marca inglesa no mundo - principalmente dos modelos de 400 cm³ e big trail

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Roberto Dutra
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A Triumph é apenas a oitava marca que mais vende motocicletas no mercado brasileiro. Mas, para a fabricante inglesa, esse dado é o que menos importa: tem registrado vendas consistentes por aqui, bateu recorde em novembro e, mais importante do que tudo, o Brasil se tornou o país que mais compra motos da Triumph no mundo. Surpreendente, não?

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    Esse dado chega ser curioso diante dos números de vendas aparentemente modestos da Triumph no Brasil. Claro que a Triumph não vende tanto quanto outras - é a 9º no ranking brasileiro, atrás de Honda, Yamaha, Shineray, Avelloz, Mottu, Bajaj, Royal Enfield, Haojue e BMW. Mas vale lembra que, no extenso lineup da marca comercializado por aqui, apenas dois modelos são de cilindrada baixa/média - Speed 400 e Scrambler 400 X/XC.

    O Brasil se tornou o maior comprador de motos Triumph do mundo - inclusive dos modelos de 400cm³
    O Brasil se tornou o maior comprador de motos Triumph do mundo - inclusive dos modelos de 400cm³
    Crédito: Divulgação
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    Todas as outras têm motores de 660 cm³ para cima e, portanto, ocupam faixas de preços menos acessíveis. Isso quer dizer que são modelos proporcionalmente mais rentáveis. Quer mais? O Brasil é o país que mais compra não apenas os dois modelos Triumph de 400 cm³, mas também as Tiger 900 e Tiger 1200 no mundo, entre outras.

    A única marca "premium" também presente no Brasil que tem características similares de lineup é a BMW, que também vende bem, mas não tem no País  seu principal mercado.

    Falando nisso, confira abaixo como o Brasil se posiciona em vendas de motos Triumph, em relação a outros países:

    • 1º lugar em vendas de Speed 400 e Scrambler 400X
    • 1º lugar em vendas de Tiger 900
    • 1º lugar em vendas de Tiger 1200
    • 2º lugar em vendas de modelos de 660 cm³ (Daytona, Trident e Tiger Sport)
    • 5º lugar em vendas de de Rocket (era 10º em 2020)
    • 7º lugar em vendas Street Triple (era 12º em 2020)
    • 9º lugar em vendas de clássicas (era 11º em 2020)
    • A Tiger 1200 é relativamente cara, grande e pesada, mas mesmo assim faz muito sucesso no mercado brasileiro
      Crédito: Divulgação
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      Triumph registrou recorde histórico em novembro e confirma 2025 como melhor ano no País

      Apesar disso tudo, o Brasil se tornou o maior comprador de motos Triumph no mundo. Não é pouca coisa. A marca cresceu acima da média mercado e já superou o volume de vendas de 2024 antes mesmo de dezembro. No acumulado de janeiro a novembro deste ano (11 meses), a Triumph já somou 12.292 unidades emplacadas, superando o volume de 12.209 unidades registrado nos 12 meses de 2024. Até o final do ano, a marca inglesa deverá chegar perto das 14 mil unidades licenciadas.

      Em novembro, isoladamente, a Triumph registrou o emplacamento de 1.210 unidades, volume que correspondeu a um crescimento de 4,8% em relação ao mesmo mês de 2024. O segmento premium acima de 500 cm³ foi um dos principais destaques da marca no mês passado: alcançou um novo recorde histórico para novembro e um crescimento de 39,8% sobre 2024.

      A expansão acelerada nesse segmento evidencia a competitividade da Triumph em categorias de nicho, como roadsters, adventures e modern classics - não por acaso, os principais produtos da Triumph nacional e globalmente.

      Além dos números, 2025 também marcou a ampliação significativa da presença institucional da Triumph no país. A marca intensificou sua participação em eventos regionais, ampliou test-rides, promoveu ativações proprietárias, fortaleceu o engajamento digital e ampliou sua presença no calendário esportivo - com destaque especial para o Moto1000GP, onde conquistou maior visibilidade, relacionamento com o público e fortalecimento da conexão emocional com fãs de alta performance.

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