Triumph dobra a aposta com novas motos de 400 cm³

Marca lança, na Inglaterra, as opções Tracker 400 e Thruxton 400, que usam a mesma base de Speed 400 e Scrambler 400 X

  1. Home
  2. Motos
  3. Triumph dobra a aposta com novas motos de 400 cm³
Roberto Dutra
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Triumph está mesmo entusiasmada com os resultados que tem obtido com seus modelos de baixa/média cilindrada - todos com o mesmo motor de 400 cm³. Inclusive no Brasil, que se tornou o maior comprador da Speed 400 e da Scrambler 400 X no mundo - a linha aqui foi recentemente ampliada com a Scrambler 400 XC. Agora, a marca lança mais dois modelos com o mesmo conjunto de chassi e motor, porém com pegadas diferentes.

    • Comprar carros
    • Comprar motos
    Ver ofertas

    A marca apresentou lá na Inglaterra a Tracker 40 e a Thruxton 400. Obviamente as duas usam o mesmo motor monocilíndrico de exatos 398 cm³ de cilindrada, refrigeração líquida, cerca de 40 cv de potência e 3,7 kgfm de torque que já conhecemos aqui na Speed e na Scrambler. Mas têm design e propostas diferentes.

    A Triumph Tracker 400 herda elementos visuais dos modelos usados em provas de Flat Track
    Crédito: Divulgação
    toggle button

    Como é a Triumph Tracker 400

    A Tracker pega carona no conceito das motos usadas em competições de Flat Track - aquelas realizadas em circuitos ovais de terra. Tem visual de naked esportiva com number plate dianteiro, banco quase reto, rabeta acompanhando a linha do banco, escape exclusivo voltado para cima e capa no banco do garupa para simular monoposto.

    A Triumph Tracker 400 tem banco quase reto, capa que simula monoposto e escape duplo voltado para cima
    toggle button

    O guidão é 2,3 cm mais largo e 1,3 cm mais baixo que o usado na Speed 400, enquanto as pedaleiras do piloto são 8,6 cm mais recuadas e 2,7 cm mais altas - tudo para proporcionar uma posição de pilotagem mais inclinada e esportiva.

    Outras bossas legais da Triumph Tracker 400: number plate dianteiro e farol de LED
    Crédito: Divulgação
    toggle button

    A suspensão dianteira tem tubos invertidos de 43 mm de diâmetro e 14 cm de curso, enquanto a traseira monochoque usa compartimentos externos de gás (RSU) e tem ajuste na pré-carga 13 cm de curso. OS pneus são de uso misto, modelo Pirelli MT 60 RS.

    O tanque da Tracker 400 tem encaixes para os joelhos e pega 13 litros de combustível
    Crédito: Divulgação
    toggle button

    Como é a Triumph Thruxton 400

    Já a Thruxton herda elementos visuais de cafe racer das antigas Thruxton 865 e 1200. Os principais diferenciais são a carenagem dianteira parcial com linhas arredondadas e os espelhos retrovisores nas pontas do guidão. O banco do piloto com desenho diamantado é diferente do usado na Tracker 400, mas o modelo também tem o banco do garupa coberto por uma capa para simular monoposto e escape exclusivo.

    A Thruxton 400 segue a receita cafe racer das homônimas maiores, de 865 cm³ e 1200 cm³
    Crédito: Divulgação
    toggle button

    Na Thruxton 400, os semi-guidões são 4 cm mais estreitos e 2,4 cm mais baixos que os da Speed 400, e as pedaleiras do piloto estão na mesma posição aplicada na Tracker. A suspensão dianteira invertida tem 13,5 cm de curso e o monochoque traseiro tem 13 cm de curso. Aqui, os pneus são Pirelli Diablo Rosso IV.

    Assim como a Tracker 400, a Thruxton usa o motor de 40 cv e 3,7 kgfm da Speed 400 e das Scrambler 400 X e XC
    Crédito: Divulgação
    toggle button

    Modelos compartilham componentes e especificações

    Ambas têm câmbio de seis marchas, secundária por corrente, ABS nas duas rodas, rodas de liga leve, controle de tração desligável, tomadinha USB-C, tanque para 13 litros e painel com velocímetro analógico e display digital.

    A grande bossa da Thruxton 400 é mesmo a carenagem parcial dianteira
    Crédito: Divulgação
    toggle button

    Os pneus são de fornecedores diferentes, mas têm as mesmas medidas - 110/70 R17 e 150/60 R17. A Tracker pesa 173 quilos e a Thruxton, 176 quilos. Na Tracker, o banco está a 80,5 cm do solo; na Thruxton, está a 79,5 cm de solo. Ambas prometem o mesmo consumo, de 27,7 km/l.

    A Tracker será vendida nas cores Racing Yellow, Phantom Black e Aluminium Silver Gloss. Já a Thruxton terá as opções Carnival Red, Pearl Metallic White com Storm Grey e Metallic Racing Yellow.

    A Thruxton 400 também tem capa para simular monoposto, mas o banco tem costuras em formato de diamante
    Crédito: Divulgação
    toggle button

    Paul Stroud, Chief Commercial Officer da Triumph Motorcycles, disse que a Speed 400, a Scrambler 400 X e, mais recentemente, a Scrambler XC, têm sido hits globais, ganhando vários prêmios e batendo recordes de vendas.

    "Estes modelos trouxeram um público mais jovem e também mais mulheres para a marca - mais do que jamais foi visto - e provam o apelo de uma marca premium nesse mercado. Com os dois novos modelos, chegamos ao momento de oferecer mais opções" - afirmou ele durante o lançamento.

    Saiba mais:

    Os modelos de 40 cm³ da Triumph têm feito sucesso mundial - inclusive no Brasil
    Crédito: Divulgação
    toggle button

    Modelos só serão vendidos no ano que vem

    A Tracker chegará às concessionárias europeias em abril do ano que vem, e custará iniciais 5.745 libras esterlinas - cerca de 42.300. Já a Thruxton começará a ser vendida logo antes, em março, por iniciais 5.995 libras esterlinas - cerca de R$ 44.200. E no Brasil? Bem, esses modelos só devem chegar por aqui lá para o segundo semestre de 2026 - se vierem.

    Confira as novas Triumph Tracker 400 e Thruxton 400 na pista:

    Aproveite também:

      Comentários