A Triumph lançou, na Inglaterra, a linha Bonneville 2021. Lá, essa família é composta pelos modelos Bonneville T120, T120 Black e T100, Street Twin e Bonneville Bobber, além da Bonneville Speedmaster Cruiser - que não vem para o Brasil. Na linha 2021 há um "plus": a edição limitada Street Twin Gold Line. Segundo a Triumph, as motos ganharam novidades no design e mais recursos para proporcionar melhor desempenho.
Essa linha Bonneville 2021 começa a ser vendida lá fora entre março e maio, mas aqui só chegará às 18 concessionárias da marca no segundo semestre - começam a ser montadas em junho na fábrica de Manaus (AM). A antecipação da notícia deverá implicar em vendas promocionais dos modelos atuais, que ainda estão nas lojas, o que poderá ser uma boa oportunidades para quem curte essa linha de modelos retrô.
Vez por outra, a Triumph já faz ações promocionais interessantes - o que deve acontecer com ainda mais força diante da necessidade de esvaziar os estoques para a chegada da linha 2021. Outra novidade é que a Triumph começará a vender no Brasil os modelos Bobber Black e Street Twin customizados de fábrica, com acessórios originais e mudanças visuais. Vamos às novidades, por modelo:
Foram feitos aprimoramentos no motor bicilíndrico de 1.200 cm³, que ganhou novos balanceiros e perdeu peso nas peças móveis - consequentemente, tem inércia menor. O resultado são respostas mais rápidas e um desempenho mais entusiasmante, mesmo após passar por processo de adequação à norma de emissões Euro 5. A potência se manteve em 79 cv a 6.550 rpm e o torque, em 10,7 kgf.m em 3.500 rpm. A injeção foi remapeada para gerar mais força em baixas e médias rotações, e ao mesmo tempo melhorar o consumo de combustível.
Essas Bonnies também passam a ter embreagem mais leve e, pela primeira vez, controle automático de velocidade (cruise control). Os dois modos de pilotagem, "estrada" e "chuva", também foram remapeados. As motos ainda perderam 7 kg de peso e agora têm 235 kg, a seco - os novos aros da rodas, agora de alumínio, contribuíram para isso e certamente devem melhorar a maneabilidade das motos. Outras novidades são os freios Brembo no lugar dos Nissin de antes, a adoção de ABS e controle de tração de última geração e o visual repaginado do painel de instrumentos.
A T100 é a mais clássica das Bonneville e remete ao famoso modelo de 1959. Na linha 2021 a potência do motor bicilíndrico passou de 54 cv para 64 cv a 7.400 rpm, mas o torque continuou em 8,1 kgf.m a 3.750 rpm - mas agora 80% dessa força já está disponível nas 2.000 rpm. O motor também perdeu peso inercial como os das irmãs maiores, com novos balanceiros, e a embreagem ficou mais leve. Por falar em redução de peso, a moto perdeu 3,6 kg só com a adoção de novas tampas do came (agora em magnésio) e da embreagem (com parede mais fina). Os freios também passam a ser Brembo na dianteira, mas atrás continuam os Nissin. O painel de instrumentos também tem novo visual.
Modelo mais simples - e de entrada - da linha de "clássicas modernas" da Triumph, a Street Twin ganhou melhorias no motor, novas rodas e acabamentos melhorados na linha 2021. O motor é o mesmo da T100, mas com potência máxima nas 7.500 rpm e torque máximo em 3.800 rpm. A moto ainda ganhou um banco com mais grip e mais espuma, novas carenagens laterais e acabamento em aço escovado em alguns componentes.
Série especial limitada a 1.000 unidades para todo o mundo, a Gold Line tem pintura exclusiva na cor preta "Safira Mate" com um logotipo especial, além de detalhes em dourado pintados à mão. A mecânica é igual à da versão normal.
Esta linda "clássica quase custom", que infelizmente nunca veio para o Brasil, chega a 2021 com as mudanças feitas no motor 1.200 das T120 e oferece mais conforto a piloto e garupa com melhorias feitas nos dois bancos. O motor é mapeado para sua proposta: potência de 77 cv a 6.100 rpm e torque de 10,7 kgf.m, e 90% dessa força já está disponível nas 3.850 rpm. Tem dois modos de pilotagem - "estrada" e "chuva", ABs e controle de tração e garfos dianteiros com 47 mm de diâmetro, contra média de 41 mm nas outras Bonneville - traz, em vez do habitual bichoque, um monochoque. Se a Speedmaster viesse para o Brasil, ainda mais com opção de cor vermelha, eu teria que quebrar meu cofrinho...
Usa o mesmo motor de 1.200 cm³ de algumas irmãs, e, portanto, tem as mesmas melhorias. Seu maior barato ainda é o visual mais despojado e radical da linha, com banco tipo selim apenas para o piloto, nenhuma esperança para uma eventual garupa e visual tipo rabo-duro para "motoqueiro malvadão" (embora tenha um monochoque traseiro). Tem os mesmos 77 cv e 10,7 kgf.m de torque da Speedmaster, os dois modos de pilotagem "estrada" e "chuva", cruise control, novos freios Brembo, exclusivos pneus Avon Cobra e um novo farol de LED com luz de rodagem diurna (DRL). O tanque de combustível cresceu e aumentou sua autonomia em 33%.
As novidades nos modelos Scrambler 1.200 serão mostradas ao mundo no dia 13 de abril. Já os detalhes da nova Street Scrambler serão revelados em 20 de abril.