Triumph lança linha Bonneville 2021 na Inglaterra

Aprimorados, os modelos serão montados em Manaus a partir de junho e chegam às lojas do país no segundo semestre

  1. Home
  2. Motos
  3. Triumph lança linha Bonneville 2021 na Inglaterra
Roberto Dutra
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Triumph lançou, na Inglaterra, a linha Bonneville 2021. Lá, essa família é composta pelos modelos Bonneville T120, T120 Black e T100, Street Twin e Bonneville Bobber, além da Bonneville Speedmaster Cruiser - que não vem para o Brasil. Na linha 2021 há um "plus": a edição limitada Street Twin Gold Line. Segundo a Triumph, as motos ganharam novidades no design e mais recursos para proporcionar melhor desempenho.

Thumbnail 2. Linha Bonnevile 2021
A linha Bonneville: referência mundial em modelos modernos com pegada clássica
Crédito: Divulgação
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Essa linha Bonneville 2021 começa a ser vendida lá fora entre março e maio, mas aqui só chegará às 18 concessionárias da marca no segundo semestre - começam a ser montadas em junho na fábrica de Manaus (AM). A antecipação da notícia deverá implicar em vendas promocionais dos modelos atuais, que ainda estão nas lojas, o que poderá ser uma boa oportunidades para quem curte essa linha de modelos retrô.

Vez por outra, a Triumph já faz ações promocionais interessantes - o que deve acontecer com ainda mais força diante da necessidade de esvaziar os estoques para a chegada da linha 2021. Outra novidade é que a Triumph começará a vender no Brasil os modelos Bobber Black e Street Twin customizados de fábrica, com acessórios originais e mudanças visuais. Vamos às novidades, por modelo:

Linha Bonneville 2021

Bonneville T120 e T120 Black

Thumbnail 3. Triumph Bonneville T120 Black 2021
As Bonneville T120 e T120 Black unem a pegada retrô com um desempenho quase esportivo
Crédito: Divuklgação
toggle button

Foram feitos aprimoramentos no motor bicilíndrico de 1.200 cm³, que ganhou novos balanceiros e perdeu peso nas peças móveis - consequentemente, tem inércia menor. O resultado são respostas mais rápidas e um desempenho mais entusiasmante, mesmo após passar por processo de adequação à norma de emissões Euro 5. A potência se manteve em 79 cv a 6.550 rpm e o torque, em 10,7 kgf.m em 3.500 rpm. A injeção foi remapeada para gerar mais força em baixas e médias rotações, e ao mesmo tempo melhorar o consumo de combustível.

Essas Bonnies também passam a ter embreagem mais leve e, pela primeira vez, controle automático de velocidade (cruise control). Os dois modos de pilotagem, "estrada" e "chuva", também foram remapeados. As motos ainda perderam 7 kg de peso e agora têm 235 kg, a seco - os novos aros da rodas, agora de alumínio, contribuíram para isso e certamente devem melhorar a maneabilidade das motos. Outras novidades são os freios Brembo no lugar dos Nissin de antes, a adoção de ABS e controle de tração de última geração e o visual repaginado do painel de instrumentos.

Bonneville T100

Thumbnail 4. Triumph Bonneville T100 2021
A Bonneville T100 é a mais clássica da família: remete ao modelo original de 1959
Crédito: Divulgação
toggle button

A T100 é a mais clássica das Bonneville e remete ao famoso modelo de 1959. Na linha 2021 a potência do motor bicilíndrico passou de 54 cv para 64 cv a 7.400 rpm, mas o torque continuou em 8,1 kgf.m a 3.750 rpm - mas agora 80% dessa força já está disponível nas 2.000 rpm. O motor também perdeu peso inercial como os das irmãs maiores, com novos balanceiros, e a embreagem ficou mais leve. Por falar em redução de peso, a moto perdeu 3,6 kg só com a adoção de novas tampas do came (agora em magnésio) e da embreagem (com parede mais fina). Os freios também passam a ser Brembo na dianteira, mas atrás continuam os Nissin. O painel de instrumentos também tem novo visual.

Street Twin

Thumbnail 5. Triumph Street Twin 2021
A Street Twin é a porta de entrada para a linha Bonneville: mais barata, mais leve e mais ágil para o dia a dia
Crédito: Divulgação
toggle button

Modelo mais simples - e de entrada - da linha de "clássicas modernas" da Triumph, a Street Twin ganhou melhorias no motor, novas rodas e acabamentos melhorados na linha 2021. O motor é o mesmo da T100, mas com potência máxima nas 7.500 rpm e torque máximo em 3.800 rpm. A moto ainda ganhou um banco com mais grip e mais espuma, novas carenagens laterais e acabamento em aço escovado em alguns componentes.

Street Twin Gold Line

Thumbnail 6. Triumph Street Twin Goldline 2021
A Gold Line terá apenas 1.000 unidades produzidas para todo o mundo
Crédito: Divulgação
toggle button

Série especial limitada a 1.000 unidades para todo o mundo, a Gold Line tem pintura exclusiva na cor preta "Safira Mate" com um logotipo especial, além de detalhes em dourado pintados à mão. A mecânica é igual à da versão normal.

Bonneville Speedmaster

A Speedmaster é uma "clássica quase custom" e até hoje não veio para o Brasil
Crédito: Divulgação
toggle button

Esta linda "clássica quase custom", que infelizmente nunca veio para o Brasil, chega a 2021 com as mudanças feitas no motor 1.200 das T120 e oferece mais conforto a piloto e garupa com melhorias feitas nos dois bancos. O motor é mapeado para sua proposta: potência de 77 cv a 6.100 rpm e torque de 10,7 kgf.m, e 90% dessa força já está disponível nas 3.850 rpm. Tem dois modos de pilotagem - "estrada" e "chuva", ABs e controle de tração e garfos dianteiros com 47 mm de diâmetro, contra média de 41 mm nas outras Bonneville - traz, em vez do habitual bichoque, um monochoque. Se a Speedmaster viesse para o Brasil, ainda mais com opção de cor vermelha, eu teria que quebrar meu cofrinho...

Bonneville Bobber e Bobber Black

A Bobber é a mais despojada e radical das Bonneville: só leva o piloto
Crédito: Divulgação
toggle button

Usa o mesmo motor de 1.200 cm³ de algumas irmãs, e, portanto, tem as mesmas melhorias. Seu maior barato ainda é o visual mais despojado e radical da linha, com banco tipo selim apenas para o piloto, nenhuma esperança para uma eventual garupa e visual tipo rabo-duro para "motoqueiro malvadão" (embora tenha um monochoque traseiro). Tem os mesmos 77 cv e 10,7 kgf.m de torque da Speedmaster, os dois modos de pilotagem "estrada" e "chuva", cruise control, novos freios Brembo, exclusivos pneus Avon Cobra e um novo farol de LED com luz de rodagem diurna (DRL). O tanque de combustível cresceu e aumentou sua autonomia em 33%.

Scramblers 2021

As novidades nos modelos Scrambler 1.200 serão mostradas ao mundo no dia 13 de abril. Já os detalhes da nova Street Scrambler serão revelados em 20 de abril.

Comentários