Por essa ninguém esperava: a Triumph acaba de lançar, lá na Inglaterra, a Trident 800. É uma versão maior e mais forte da conhecida Trident 660, que já é vendida no mercado brasileiro.
A Trident 800 compartilha motor e chassi com a Tiger Sport 800, que foi lançada no Brasil este ano, durante o Festival Interlagos - Motos. Para encurtar a história, a nova Trident 800 é uma naked com design absolutamente bonito e que promete um desempenho nervoso.

O motor de três cilindros em linha, 798 cm³, 12 válvulas e comando duplo entrega nada menos que 115 cv de potência a 10.750 rpm com torque de 8,4 kgfm a 8.500 rpm. O câmbio tem seis marchas, com secundária por corrente.
Bem, se a Trident 660 já é divertida no vale do eco com seu motor tricilíndrico de 660 cm³, 81 cv de potência e 6,4 kgfm de torque, imagine essa nova Trident 800...
Além do motor nervoso, a Trident 800 tem várias outras especificações de alto nível. A suspensão dianteira tem tubos Showa invertidos de 41 mm do tipo SFF-BP (óleo de um lado, mola do outro) com curso de 12 cm e ajustes na compressão e retorno, enquanto a suspensão traseira é monochoque Showa RSU com os mesmos ajustes e 13 cm de curso.
Já os freios têm dois discos flutuantes e quatro pistões radiais na frente, e disco simples fixo com pistão simples atrás. O painel de instrumentos, por sua vez, é uma tela de TFT multifunção colorida com 3,5 polegadas.
A Trident promete muita diversão. Isso porque, além do motor nervoso, tem baixo peso - 198 quilos em ordem de marcha - e dimensões compactas: 2,02 metros de comprimento, 81,5 cm de largura, 1,088 metro de altura e 1,40 metro de entre-eixos.
O banco está a 81 cm do solo e o tanque pega bons 14 litros de combustível. O consumo prometido é de 21,2 km/l - com a gasolina europeia, claro, não com a mistura brasileira que chamam de gasolina...
Já a eletrônica embarcada inclui freios com ABS atuante em curvas, controle de tração idem, quickshifter, conectividade por Bluetooth com smartphones, três modos de condução (road, sport e rain) e controle automático de velocidade. A iluminação da moto, claro, é full-LED.
A nova Trident estará nas concessionárias da Triumph lá na Europa somente em março de 2026, mas já pode ser encomendada por lá - custa iniciais 9.195 libras, ou cerca de R$ 65.500 em vonversão direta.
As cores disponíveis são Ash Grey com detalhes em Diablo Red (cinza comdetalhes em vermelho), Jet Black (toda preta) e Carnival Red com partes em Graphite (vermelha com detalhes em grafite, para mim a mais bonita). Aqui, só deverá chegar no segundo semestre, também do ano que vem.