Noticiamos, no início desta semana, que a Triumph Tiger 1200 2024 estava prestes a chegar ao mercado brasileiro. Pois está mais perto do que parecia: a moto será apresentada à imprensa especializada no próximo dia 22 de março e preços, especificações e cores já aparecem no site brasileiro da Triumph.
As principais novidades mecânicas presentes na Triumph Tiger 1200 2024 são aprimoramentos feitos no virabrequim, no estator e no balanceador, para se obter respostas mais suaves e precisas, na embreagem, para proporcionar engates mais justos, na alavanca da embreagem, para reduzir a força necessária em seu acionamento.
Além disso, a Tiger 1200 passa a ter de série em todas as versões a redução de pré-carga ativa na suspensão traseira. Na prática, é um dispositivo que rebaixa a traseira em até 2 cm quando a moto está parada ou em baixíssimas velocidades, de forma a facilitar a condução por pilotos de baixa estatura - sim, a Tiger 1200 é alta e pesada. Para completar, o banco do piloto foi redesenhado e ficou mais plano.
A Tiger 1200 2024 custará a partir de R$ 99.990. Mas esse é apenas o preço inicial, pois a moto será vendida por aqui em quatro versões:
As diferenças entre as quatro versões estão em componentes importantes e recursos a bordo. As GT, por exemplo, têm rodas de liga leve e cinco modos de pilotagem. Já as Rally usam rodas raiadas e têm seis modos de pilotagem.
As quatro versões usam o mesmo motorzão de três cilindros em linha, 1.160 cm³ e 12 válvulas, que entrega 150 cv de potência a 9.000 rpm e 14 kgf.m de torque de 7.000 rpm. O câmbio tem sempre seis marchas e a transmissão secundária é por eixo cardã. Dependendo da versão, a moto tem cinco ou seis modos de pilotagem - confira abaixo.
Outras especificações mudam de acordo com a versão. Confira abaixo as principais diferenças:
Tiger 1200 GT Pro - Rodas de liga leve, pneus Metzeler Tourance 120/70 R19 na frente e 150/70 R18 atrás, suspensão dianteira invertida com 20 cm de curso e traseira monochoque com 20 cm de curso, redução de pré-carga ativa, freios Brembo Stylema M4.30, painel de TFT com sete polegadas e conectividade MyTriumph, para-brisa regulável entre 14,3 cm e 14,9 cm, tanque 20 litros e 246 quilos de peso. Cores branca, vermelha ou preta.
Tiger 1200 GT Explorer - Mesmas especificações da GT Pro, mas com tanque para 30 litros e 256 quilos de peso. Cores branca, preta ou azul
Tiger 1200 Rally Pro - Rodas raiadas, pneus sem câmara Metzeler Karoo Street 90/90 R21 na frente e 150/70 R18 na frente, suspensão dianteira invertida com 22 cm de curso, suspensão traseira monochoque com 22 cm de curso, redução de pré-carga ativa, freios Brembo Stylema M4.30, painel de TFT com sete polegadas e conectividade MyTriumph, modo de pilotagem "off-road Pro" para-brisa regulável entre 14,8 cm e 1,54 cm, tanque para 20 litros e 250 quilos de peso. Cores branca, preta ou verde.
Tiger 1200 Rally Explorer - Mesmas especificações da Rally Pro, mas com protetores de carenagens laterais tanque para 30 litros e peso de 262 quilos. Cores branca, preta ou verde.