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Triumph Tiger Sport 660 2025: a melhor de três

Crossover que usa a mesma base da esportiva Daytona e da naked Trident está ainda mais esportiva e prazerosa de pilotar

por Marcelo Barros

A Triumph Tiger Sport 660 chegou ao Brasil em abril de 2022 e compartilha o motor com a naked Trident 660 e com a esportiva Daytona 660 — esta, com preparação diferente para mais potência. Assim, a Triumph oferece três modelos distintos na "família 660", cada um com proposta particular.
A Tiger Sport 660 se destaca por unir desempenho esportivo — um dos pilares da marca — com conforto para longos trajetos, sendo atrativa para quem considera esportivas e nakeds desconfortáveis. A versão 2025 vai além das novas pinturas e traz melhorias que tornam a pilotagem ainda mais prazerosa para quem busca uma moto versátil e empolgante, voltada ao uso no asfalto.

Mesma base, mais recursos

A Tiger Sport 660 2025 apresenta novas cores e grafismos, mas as principais mudanças estão nos equipamentos. Agora, vem de série com quickshifter bidirecional, controle de cruzeiro, ABS com atuação em curvas, conectividade com o app My Triumph (incluindo a útil navegação ponto a ponto, que testei e aprovei) e o novo modo de pilotagem "Sport" (meu favorito na moto, por entregar a potência de forma mais empolgante), além dos já existentes Rain e Road. Essas melhorias a tornam mais moderna, completa e esportiva.

Motor de três cilindros garante a emoção

O motor de 660 cm³ e três cilindros em linha é um dos principais atrativos da Tiger Sport 660. Entrega 81 cv a 10.250 rpm e 6,5 kgfm a 6.250 rpm, com aceleração forte em qualquer marcha. A partir de 60 km/h em sexta, basta girar o acelerador para que a moto ganhe velocidade de forma rápida e linear, exigindo atenção para não ultrapassar os limites sem perceber — a Tiger Sport 660 "convida" a isso o tempo todo.

Abaixo das 4.000 rpm, é suave e tranquila; acima disso, se transforma e responde de forma vigorosa aos comandos no acelerador. Mesmo sendo uma porta de entrada na Triumph para a alta cilindrada, exige certa experiência. Seus limites são altos, e varia entre bruta e dócil conforme o ritmo — como duas motos em uma, o que considero um diferencial.

Ciclística bem acertada, com DNA esportivo

Com rodas de liga leve aro 17 e pneus com boa aderência, a Tiger Sport 660 tem freios com duplo disco dianteiro e disco traseiro simples. A frenagem é eficiente, mas talvez pelo visual e motor eu esperava um pouco mais de potência no freio dianteiro. Na prática, basta dosar um pouco mais a manete para alcançar o resultado esperado na frenagem. Um dono certamente vai "calibrar" essa dosagem com o uso.

As suspensões Showa têm 15 cm de curso, com tubos invertidos na frente e monoamortecedor traseiro com ajuste prático de pré-carga por um manípulo no lado esquerdo. Isso ajuda na estabilidade e no conforto tanto no uso urbano quanto rodoviário, mas o condutor sofre um pouco em pisos irregulares — o que é esperado em uma moto com pegada esportiva e com rodas de 17 polegadas.

Conforto e ergonomia bem equilibrados

Com 1,83 m de altura, percebi boa ergonomia na Tiger Sport 660. A posição de pilotagem inclina levemente o tronco à frente, mas é mais confortável que a de uma naked ou de uma esportiva. O banco do piloto é espaçoso e confortável, e o assento do garupa, embora menor, agradou minha passageira no teste.

Há ainda um banco opcional mais confortável para o garupa. O para-brisa com ajuste manual em dois níveis ajuda bastante nas viagens, reduzindo o impacto do vento.

Melhor na estrada do que na cidade

A moto pode ser usada no dia a dia urbano, mas não se sai tão bem entre os carros no trânsito com seus 83,4 cm de largura e 207 quilos — diferentemente das motos de baixa cilindrada. Na estrada, revela seu verdadeiro potencial.

O consumo médio foi de 19,1 km/l em uso misto entre cidade e estrada. Com tanque para 17,2 litros, a autonomia gira em torno de 320 quilômetros, dependendo do ritmo. A iluminação é full-LED, com destaque para o farol potente, que chama atenção até de dia e é muito eficiente à noite, aumentando a segurança.

Preço e concorrentes mais próximas

A Triumph oferece esse pacote por R$ 57.990, com dois anos de garantia. O preço é competitivo para quem está subindo para a alta cilindrada. A Honda NC 750X é equilibrada e fácil de pilotar, mas não entrega metade da esportividade e perde no conforto. Já a Kawasaki Versys 650 chega mais perto — pode ser mais confortável, mas perde na emoção ao pilotar. O motor tricilíndrico da Tiger pesa bastante nessa comparação.

Para quem é a Triumph Tiger Sport 660?

A nova Tiger Sport 660 combina bem esportividade e conforto, e agora tem melhorias que tornaram a pilotagem mais divertida, prática e segura. Para quem já era fã, as atualizações de 2025 valorizaram o modelo. Para quem não se empolgou com a versão anterior, vale dar uma nova chance.
É uma moto fácil de pilotar para quem tem experiência, mas exige atenção de quem vem de motos menores — a potência pode surpreender. Eu mesmo mudei de opinião após esse período com a versão atualizada. E, para quem quiser ainda mais desempenho e conforto, a nova Tiger Sport 800 é uma opção complementar — chegou em 2025 para ampliar a linha, e não para substituí-la como imaginei inicialmente.

Para encerrar, eu, que priorizo conforto e gosto de acelerar, deixaria as irmãs Daytona e Trident na loja para curtir com a Tiger Sport 660 sem pensar duas vezes. E muita gente que tiver a mesma oportunidade de provar, como eu tive, vai se surpreender com a experiência de pilotagem.

Ficha técnica – Triumph Tiger Sport 660 2025

Preço: R$ 57.990 (maio/2025) Cores: preta ou branca Motor: tricilíndrico, injetado e refrigerado a água, 660 cm³, potência de 81 cv a 10.250 rpm e torque de 6,5 kgfm a 6.250 rpm Transmissão: câmbio de seis marchas com embreagem assistida e deslizante, quickshifter bidirecional e transmissão secundária por corrente Suspensões: garfo telescópico invertido Showa de 41 mm na dianteira, com 15 cm de curso; monochoque Showa ajustável na pré-carga na traseira, com 15 cm de curso Freios: a disco nas duas rodas, sendo duplo de 31 cm na frente, com pinças Nissin de dois pistões, e de 25,5 cm atrás, com pinça de pistão simples; ambos com ABS de curva Pneus: Michelin Road 5 nas medidas 120/70 ZR17 na frente e 180/55 ZR17 atrás Dimensões: 2,07 m de comprimento, 1,41 m de entre-eixos, 83,4 cm de largura, 1,39 m de altura, 16,2 cm de distância livre do solo e banco a 83,5 cm do solo Peso: 207 quilos Tanque: 17,2 litros Consumo no teste (urbano/estrada): 19,1 km/l
Oferta Relacionada: Marca:TRIUMPH Modelo:TIGER-SPORT-ABS

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