Vem aí a embreagem eletrônica para motocicletas

Honda desenvolve sistema que funcionará com sensores e atuadores, e inclusive poderá evitar as "barbeiragens" do piloto

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Roberto Dutra
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Os engenheiros da Honda não param de desenvolver novas soluções para o uso mais amigável e menos cansativo das motos. A bola da vez é uma embreagem eletrônica para motocicletas, ou clutch-by-wire, um sistema que está em desenvolvimento pela marca e que já tem até patentes registradas.

Embreagem Eletrônica Honda
Um dos desenhos da embreagem eletrônica que está em desenvolvimento pela Honda: precisão e maciez
Crédito: Divulgação
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Com funcionamento similar ao do sistema de freio eletrônico brake-by-wire, a embreagem eletrônica mede a pressão aplicada no manete de embreagem pelo piloto e manda um sinal para um cilindro-mestre. Este, por sua vez, replica o sinal e aplica a força na embreagem do motor, e engata ou desengata.

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A embreagem eletrônica pode parecer uma complicação desnecessária em uma motocicleta comum, visto que os sistemas a cabo e hidráulico - usados desde sempre - têm funcionamento eficiente. Mas há que se analisar bem seu uso para além disso.

Aos iniciantes, uma embreagem eletrônica poderia ser de grande ajuda por aplicar a pressão ideal no sistema, independentemente de "barbeiragens". Isso evitaria partidas da inércia titubeantes, com apagadas do motor, ou mesmo arrancadas excessivamente fortes, que frequentemente causam acidentes.

No fim das contas, seria mais uma "assistência" ao piloto como tantas outras que já existem, como os controles eletrônicos de tração, largada ou anti-empinamento. E vale destacar que a maioria deles se tornou possível devido ao acelerador eletrônico, ou ride-by-wire, que substituiu os cabos do sistema por sensores e atuadores eletrônicos.

O já bastante comum quickshifter, aquele dispositivo que permite as trocas de marchas para cima ou para baixo sem o uso da embreagem e sem aliviar o acelerador, também é fruto do uso de chips e mais chips.

S L1600
O acelerador eletrônico permitiu aplicar vários outros dispositivos nas motocicletas - caso do quickshifter
Crédito: Divulgação
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A tecnologia da embreagem eletrônica para também poderia permitir, em última instância, o uso do sistema como em uma moto com transmissão automática. Neste caso, as vantagens seriam atrair mais pessoas para o uso da motocicleta, visto facilitar sobremaneira seu manuseio, ou mesmo descansar o piloto quando estiver em um engarrafamento, por exemplo.

Outras virtudes de uma embreagem eletrônica para motocicletas seriam tornar o engate das marchas mais macio em motocicletas com qualquer tipo de motor - V2, L2, em linha ou boxer - e também ajudar nas partidas em aclives.

As patentes da Honda também preveem um dispositivo que irá proteger contra falhas, como por exemplo o desengate acidental de uma marcha, e ainda dar ao piloto uma sensação tátil igual à proporcionada pelo uso de uma embreagem comum.

O pedal da embreagem praticamente desapareceu no mundo das quatro rodas, e o uso de outros assistentes eletrônicos é cada vez maior. É apenas questão de tempo até que as motocicletas sigam pelo mesmo caminho.

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