Vespa continua viva no Brasil e lança linha 2022

Aos 75 anos de vida, modelos exibem acabamento caprichado e mantém o design charmoso. Preços começam em R$ 17.943

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Roberto Dutra
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Há quanto tempos que não ouvimos falar da Vespa, não é mesmo? Pois saiba que a fabricante Piaggio continua viva e saudável na Itália, que os scooters são produzidos normalmente pela marca e que as vendas no Brasil, embora feitas de maneira discreta, permanecem ativas. Tanto que a Vespa do Brasil anuncia a chegada da linha 2022.

Vespa Club 125
A Club 125 é a mais simples das Vespa vendida no Brasil e, também, a mais barata: custa R$ 17.493
Crédito: Reprodução
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Não há mudanças estéticas, até porque isso seria comprometer um dos grandes trunfos dos modelos. Afinal, o design da Vespa, embora tenha passado por um ou outro aprimoramento ao longo de sete décadas e meia, é um dos mais bem resolvidos da história. Seria como mudar as linhas básicas do Volkswagen Fusca!

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Mas há novidades como a entrada USB para carregar smartphone e outros gadgets, o farol de LED e o painel agora com telinha digital de LCD coadjuvando o velocímetro analógico (estas duas, na versão topo de linha).

A diferença da ZX 125 para a Club 125 está no freio dianteiro a disco e nos acabamentos cromados
Crédito: Reprodução
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A linha 2022 engloba os modelos Club 125, de R$ 17.943, ZX 125 e Notte 125, ambos de R$ 18.981, e VXL 150, de R$ 23.549. Os três primeiros têm o mesmo motor monocilíndrico injetado de 124 cm³ com três válvulas (duas de admissão e uma de escape), 11 cv de potência a 8.000 rpm e torque de 1 kgf.m a 6.750 rpm.

Já na VXL a capacidade cúbica é um pouco superior, de 150 cm³, e rende 12,5 cv e 1,2 kgf.m de torque nas mesmas faixas de rotações. A transmissão é CVT em todas, naturalmente. As 125 prometem um consumo médio de 48 km/l e a 150, de 45 km/l.

A Notte repete as especificações das outras 125, mas vem toda pintada na cor preta fosca. Sinistra...
Crédito: Reprodução
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A Club 125 tem os dois pneus 90/100 R10, freios a tambor com sistema combinado (que joga parte da frenagem do pedal para a roda dianteira), partida por pedal e elétrica e tanque para 7,4 litros. O farol é halógeno, o painel é analógico e vários componentes e acabamentos são na cor preta. Já a ZX 125 ganha freio dianteiro a disco, também com CBS, e acabamentos cromados.

A VXL 150 é a mais completinha das Vespa vendidas no Brasil: freios a disco com AVBS, farol com LED e painel digital
Crédito: Reprodução
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A Notte 125 repete as especificações da básica Club, mas vem inteiramente pintada na cor preta fosca - daí o nome Notte, "noite" em italiano. E a VXL 150, por sua vez, tem não apenas o motor um pouco mais forte como farol de LED, freios a disco com ABS, pneus mais largos - 110/70 R11 na frente e 120/70 R10 atrás -, acabamentos cromados e painel com telinha de LCD.

Para-brisa é um dos acessórios vendidos no site da Vespa brasileira. Também há bancos e bagageiros, entre outros
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A Vespa não tem concessionárias à moda tradicional no Brasil. As compras devem ser feitas online, direto no site da marca (www.vespabrasil.com.br), ou por telefone (4000-1148 para capitais e 0800-942-4528 para demais localidades). Feito o primeiro contato, um vendedor da marca atenderá o solicitante e finalizará a compra - e a Vespa será enviada para a casa do comprador, em qualquer lugar do Brasil.

No site também podem ser encontrados alguns acessórios para os modelos, como bagageiro traseiro, bancos customizados, para-brisa e protetores laterais, entre outros.

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