Voltz lança o Miles, triciclo elétrico para cargas

Exótico, modelo criado para empresas será feito em Manaus, custará R$ 32 mil e levará 750 litros ou 290 quilos de carga

  1. Home
  2. Motos
  3. Voltz lança o Miles, triciclo elétrico para cargas
Roberto Dutra
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Voltz Motors ataca novamente e lança no mercado brasileiro o Miles, um triciclo elétrico de transporte de cargas. O exótico modelo será vendido, inicialmente, apenas a empresas e indústrias. O preço será de R$ 32 mil e o triciclo será feito sob encomenda. Segundo a Voltz, o Miles é o primeiro triciclo elétrico para cargas com montagem 100% nacional - será inteiramente feito na nova fábrica da marca em Manaus (AM), que será inaugurada no final deste mês de maio.

Voltz Miles 7
O piloto conduz o Miles sentado lá atrás. É preciso ter habilitação de moto para guiar o triciclo elétrico
Crédito: Divulgação
toggle button

Até lá, um triciclo Miles roda em testes com duas baterias. Mas o veículo de produção poderá comportar até seis baterias. Como cada uma pode proporcionar uma autonomia de até 50 quilômetros, o Miles poderá fazer entregas a uma distância de até 300 quilômetros antes de precisar de recarga.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Já a recarga das baterias demora até 5 horas e poderá ser feita em qualquer tomada através de um carregador bi-volt 110/220V. Cada bateria tem vida útil de até 1.000 ciclos - depois disso, sua capacidade é reduzida a 75%. O preço médio de uma bateria para eventual troca é de R$ 5.000.

Voltz Miles 2
As inusitadas formas do Miles privilegiam a funcionalidade no lugar do design. Quero fazer um test-ride!
Crédito: Divulgação
toggle button

O motor elétrico tem 3.400 Watts de potência (cerca de 6 cv), que leva o triciclo à velocidade máxima de 55 km/h . Os freios são a disco nas três rodas, com sistema combinado (CBS), e os pneus são Pirelli. O Miles tem 2,41 m de comprimento por 1,23 m de largura e 1,27 m de altura, com entre-eixos de 1,50 m e vão livre de 15,5 cm.

O piloto conduz o veículo sentado lá atrás, sobre um banquinho, em posição bem inusitada - só de ver já me deu vontade de fazer um test-ride! A Voltz diz que os triciclos Miles não precisarão de revisões periódicas, o que reduz bastante seu custo de uso. A fábrica recomenda apenas inspeções a cada três meses e a troca de peças de desgaste, como pastilhas de freio ou amortecedores.

Com garantia de dois anos, o Miles tem um baú dianteiro com capacidade para transportar até 750 litros ou 290 quilos de carga - comporta o equivalente a cinco botijões de gás. O peso total do triciclo é de 306 quilos.

Imagem mostra como é o uso do Miles: leve as cargas na frente, e o longo capô abre para cima
Crédito: Divulgação
toggle button

O modelo ainda tem chave inteligente, painel de LCD - que exibe informações como velocidade, autonomia, carga das baterias, data e hora e modo de condução - e conectividade com um aplicativo chamado Hello Voltz. O sistema permite localizar o veículo à distância, controlar a carga das baterias e ver a quilometragem restante com a bateria em uso.

Além disso, também é possível ligar e desligar o veículo à distância, assim como saber eventuais falhas e histórico de uso. Para conduzir o Miles, o piloto precisa ter habilitação de categoria "A" - igual à necessária para pilotar motos - e o emplacamento será feito como o de qualquer outro veículo, diretamente no Detran das cidades.

Um veículo exótico não poderia mesmo ter um chassi comum: eis, acima, a plataforma do triciclo Miles
Crédito: Divulgação
toggle button
Comentários