XRE 300 fora de linha? Que nada: eis a versão 2022

Perdeu a aposta quem achou que a trail da Honda seria descontinuada. A moto continua firme, forte e é um ótimo negócio

  1. Home
  2. Motos
  3. XRE 300 fora de linha? Que nada: eis a versão 2022
Roberto Dutra
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Não é de hoje que se fala que a Honda XRE 300 pode sair de linha a qualquer momento. No fim das contas lá se vão pelos menos uns dois anos com essa especulação entre os motociclistas e até lojistas, mas sempre de maneira informal - e infundada. A Honda nunca cogitou descontinuar o modelo, que agora chega à linha 2022 firme, forte e como um ótimo negócio em seu segmento.

Honda Xre 300 2
A XRE é vendida nas cores vermelha e cinza, esta em tons metálico ou fosco - ao gosto do freguês
Crédito: Divulgação
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Não faria mesmo sentido: a XRE 300 vendeu este ano, até maio, 8.796 unidades. Ficou à frente das rivais diretas Yamaha XTYZ 250 Lander e BMW G 310 GS e atrás apenas de modelos menores e mais baratos (Honda NXR 160 Bros, Yamaha XTZ 150 Crosser e Honda XRE 190, respectivamente).

Presente há dois anos, o farol de cortes assimétricos dá personalidade à moto. Nas carenagens, há novos adesivos
Crédito: Divulgação
toggle button

Como de hábito em modelos que estão no meio da vida, a XRE 300 não sofreu alterações mecânicas. A novidade para 2022 é a mais discreta, pequena e barata possível: apenas novos grafismos na "roupa" da moto. De resto, está lá o "pacote" com as atualizações feitas há dois anos - farol com moldura de cortes assimétricos, "bico" dianteiro, rabeta alta e painel todo digital.

O painel é todo digital e tem fundo "blackout" (nome chique para fundo preto). É simples, prático e eficiente
Crédito: Divulgação
toggle button

Essa versatilidade também vem da mecânica bem azeitada, que une o motor monocilíndrico flex, injetado e refrigerado a ar a outras especificações interessantes. São 291,6 cm³,  25,6 cv de potência máxima a 7.500 rpm e 2,8 kgf.m de torque a 6.000 rpm (com etanol). E, ainda, suspensões de longo curso (24,5 cm de curso na frente e 22,5 cm atrás), rodas raiadas com pneus de uso misto na medidas 90/90 R21 na dianteira e 120/80 R18 na traseira, freios com ABS e iluminação full-LED.

O motor da Honda XRE 300: 291,6 cm³,  25,6 cv de potência a 7.500 rpm e 2,8 kgf.m de torque a 6.000 rpm
Crédito: Divulgação
toggle button

É um pacote mais que satisfatório para quem busca uma trail de baixa cilindrada, mas quase média, capaz de exibir desenvoltura no trânsito urbano do dia a dia e também proporcionar passeios tranquilos nos finais de semana.

Para 2022 continuam três as "versões" para o modelo: XRE 300 ABS, na cor cinza metálica e com preço de R$ 20.390; e XRE 300 Adventure (cinza fosco) e XRE 300 Rally (vermelho), com o mesmo preço de R$ 20.890 - todas sem frete e seguro. A moto tem garantia de três anos sem limite de quilometragem, que ainda inclui sete trocas de óleo gratuitas.

Comentários