Mesmo com motor menor que o das concorrentes, o desempenho desta custom de 650 cm³ não deixa a desejar. O propulsor alimentado por dois carburadores e refrigerado a ar dá conta do recado para empurrar o piloto e os 215 kg a seco desta custom. O melhor é que o torque máximo de 5,19 kgm chega já nas 3000 rpm.
Na estrada, seu habitat natural, muitas vezes não é nem preciso reduzir marcha para fazer uma ultrapassagem. Basta “dar mão” que a moto faz o resto. A potência máxima da custom da Yamaha – 40 cv – é suficiente para uma viagem tranqüila. Outro ponto positivo é sua autonomia, que pode chegar a 450 km. A velocidade de 90 km/h constantes na estrada, a Drag Star percorreu cerca de 30 km/l.
Esta custom Yamaha foi feita para quem quer aproveitar cada minuto sobre a moto sem ter pressa para chegar ao destino. Mas se você fizer o “V2” girar alto, uma vez que a potência máxima chega a 6.500 giros, a moto não é nada econômica. O consumo fica em torno de 19 km/litro.
Estradeira
Para completar a receita custom, a Drag Star traz um visual long and low longa e baixa que pode ser notado na grande distância entreeixos e na reduzida altura do assento. Seu porte – 2,34 m de comprimento – até impressiona à primeira vista.
Mas é com a moto rodando que se pode realmente desfrutar das qualidades estradeiras e da boa ergonomia do projeto. O guidão aberto e o banco estilo “sela” são confortáveis. O piloto se sente pronto para rodar muitos quilômetros, apesar da espuma do assento não ser tão firme para esse propósito. Vale destacar também o sistema de transmissão final por eixo-cardã, silencioso e praticamente livre de manutenções.
Para merecer cinco estrelas no quesito conforto faltam também alguns acessórios na Drag Star, como faróis auxiliares, pára-brisa e pedaleiras plataforma. A garupa sente falta de um banco mais espaçoso e um sissy-bar encosto. Pequenas “customizações” que são feitas pela maioria dos proprietários do modelo.
Ciclística “rabo duro”
Para reforçar a imagem clássica das “rabo duro” – as antigas custom que não tinham amortecedores traseiros – a Drag Star esconde o monoamortecedor sob o bem desenhado pára-lama. Fixado à balança traseira por links, ele copia bem as ondulações de estradas boas, porém sofre bastante na buraqueira das cidades. Na dianteira, utiliza o tradicional garfo telescópico.
O sistema de freio - a tambor atrás e disco de 298 mm na frente, assim como em outras custom, não é o destaque da moto. Mas, levando em consideração a proposta estradeira da Drag Star, a frenagem está compatível.
Conjunto adequado para uma custom e preço atraente frente às concorrentes fazem da Drag Star uma boa opção de compra. “Na medida certa” para quem quer colocar o pé na estrada.
FICHA TÉCNICA – Yamaha Drag Star 650
| MOTOR | Dois cilindros em “V”, 649 cm³, SOHC, refrigeração a ar, 2 válvulas por cilindro |
| POTÊNCIA | 40 cv a 6.500 rpm |
| TORQUE | 5,19 kgm a 3.000 rpm |
| ALIMENTAÇÃO | Dois carburadores |
| TRANSMISSÃO FINAL | Eixo-cardã |
| CÂMBIO | Cinco velocidades |
| PARTIDA | Elétrica |
| RODAS | Dianteira de aro 19” e traseira de aro 15” |
| PNEUS | Dianteiro 100/90-19; traseiro 170/80-15 |
| CHASSI | Berço duplo em aço tubular, com comprimento de 2.340 mm; largura de 880 mm; altura de 1.065 mm, altura mínima do solo de 140 mm; entreeixos de 1.610 mm; altura do assento de 695 mm; peso a seco de 215 kg |
| TANQUE | 16 l 3 l de reserva |
| SUSPENSÃO | Dianteira com garfo telescópico, tradicional, com 140 mm de curso; traseira com balança monoamortecida com curso de 86 mm |
| FREIOS | Dianteiro com disco simples de 298 mm; traseiro com tambor de 130 mm |
| CORES | Preta e prata |
| PREÇO | R$ 25 mil |
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