A Yamaha acaba de lançar o primeiro scooter híbrido do Brasil. Batizado com o pomposo nome de Fluo ABS Hybrid Connected, o modelo é, na prática, o conhecido Fluo 125 com muitos aprimoramentos.
A começar pelo design: o modelo ganhou um visual bem mais moderno e distante da aparência conservadora de antes. O conjunto ótico, por exemplo, foi todo atualizado: os novos faróis, alto e baixo, e a luz de posição são de LED.
Lá atrás, lanterna e piscas também são novos - estes passaram a ter lentes na cor cristal. Já o banco ficou mais comprido e o suporte para os pés do garupa passou a ter ajuste em dois níveis.
É um sistema híbrido leve. Batizado de Power Assist, segue a lógica que já vemos em muitos automóveis. Ou seja, um motor elétrico auxiliar oferece suporte durante a partida e em momentos de maior demanda, como subidas, acelerações mais intensas, retomadas, ultrapassagens e quando há passageiro ou carga adicionais.
Ao detectar o aumento da exigência sobre o motor a combustão, o motor elétrico é acionado por três segundos, fornecendo potência adicional e aliviando a sobrecarga no motor principal.
Segundo a Yamaha, além da força extra no desempenho o sistema Power Assist também gera redução do consumo de combustível. Uma luz no painel de instrumentos alerta quando o sistema está em funcionamento.
Além do Power Assist, o Fluo tem outros recursos inteligentes. Caso do sistema Start&Stop, que desliga o motor quando a moto para e o religa automaticamente quando o piloto aciona o acelerador. O dispositivo também reduz o consumo e, por tabela, as emissões de poluentes.
Segundo a Yamaha, a atualização do Smart Motor Generator (SMG) da Yamaha, que agora integra o sistema híbrido leve com o sistema Start&Stop, proporcionou ao Fluo Hybrid Connected uma redução de até 12% no consumo, quando comparado à geração anterior.
O motor a combustão é o mesmo de antes: o monocilíndrico de 125 cm³ com comando de válvulas simples e refrigeração a ar. Entrega 8,3 cv de potência a 7.000 rpm e 1,0 kgf.m de torque a 5.000 rpm. A transmissão, claro, é do tipo CVT.
As outras especificações mais relevantes do Fluo também não mudaram. Continuam lá as suspensões com telescópios convencionais dianteiros com 9 cm de curso e o bichoque traseiro com 8,8 cm de curso, as rodas de liga leve com pneus 100/90 R12 na frente e 110/90 R12 e os freios a disco na frente e a tambor atrás, com ABS apenas na dianteira.
Como em todos os modelos Yamaha, o "sobrenome" Connected indica que o painel de instrumentos do Fluo - a tela é de LCD - pode ser pareado com o smartphone do piloto. Basta baixar o aplicativo Yamaha Motorcycle Connect (Y-Connect) e parear via Bluetooth.
Desta forma, o painel exibirá informações como status da bateria do celular conectado, situação da conexão, mensagens e chamadas recebidas. Já o smartphone poderá mostrar o status da bateria do scooter e o nível do óleo do motor, assim como o último lugar onde o Fluo foi estacionado e até acompanhar o registro diário e mensal de consumo dos trajetos.
Com o Y-Connect também é possível comparar sua eficiência de pilotagem com as de outros usuários a partir de um ranking e receber alertas de manutenção e de possíveis falhas do scooter - que também podem ser enviados para seu e-mail.
Achou pouco? O sistema também permite ver informações adicionais, como a abertura do acelerador e as rotações por minuto do motor, além de registrar, salvar e compartilhar suas rotas preferidas nas redes sociais.
O painel, mesmo, exibe indicadores de combustível, da função ECO, de setas, de farol alto, do Start&Stop e do Power Assist. E, ainda, velocímetro, relógio, alerta do motor e funcionamento da chave presencial smart key.
Outras funcionalidades do Fluo são uma nova tomadinha USB do tipo A na parte interna do escudo, um gancho para prender sacolas de até um quilo no interior do escudo frontal, um novo porta-objetos dianteiro e o espaço sob o banco para 25 litros (cabe um capacete fechado).
Com 1,87 m de comprimento, 69 cm de largura, 1,11 m de altura e entre-eixos de
1,28 m, o novo Fluo tem distância mínima do solo de 13,5 cm. Já o banco está a 78 cm do chão. O peso em ordem é de apenas 104 quilos. O tanque leva 4,2 litros de combustível.
O novo Yamaha Fluo Hybrid Connected será vendido nas cores Racing Blue (azul metálica) e Midnight Black (preta metálica), com rodas pretas, e Solar Red (vermelha sólida) e a nova cor Branco Cristal (branca metálica), com rodas cinzas. A chegada às concessionárias está prevista para fevereiro, com preço sugerido de R$ 16.690 (mais frete e seguro). A garantia é de quatro anos.



Email enviado com sucesso!