Yamaha mostra YBR 125 Factor, mas segura preço e desempenho

Com chegada às revendas no mês que vem, empresa japonesa ainda não divulga as principais informações sobre o modelo
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- Impulsionada pelas regras de controle de emissão de poluentes por motocicletas, o famoso Promot 3, que entra em vigor a partir de janeiro de 2009, a Yamaha sai na frente das concorrentes e lança o modelo 2009 da motocicleta mais vendida da marca: a YBR 125 Factor. Apesar das alterações em sua ciclística e no sistema de alimentação, a YBR 125 Factor ainda não traz a tão esperada injeção eletrônica de combustível. Em vez disso, a Yamaha apostou no conhecido carburador, porém mais moderno.

Com a ausência da injeção eletrônica, a grande novidade da recém-lançada Yamaha de 125 cm³ é mesmo seu visual. Modernizado, lembra bastante a sua irmã maior, a Fazer 250. Principalmente por causa do tanque, agora mais encorpado, porém com a mesma capacidade, para 13 l de gasolina. Outros detalhes, como as aletas do tanque, a nova rabeta afilada e os piscas, fazem com que a Factor pareça uma “mini-Fazer”.

No modelo topo de linha, a YBR 125 Factor ED, essa semelhança fica ainda mais evidente em virtude da adoção das rodas de liga-leve e do freio a disco na dianteira. A Factor também vai estar disponível em outras duas versões: Factor K, com partida a pedal, rodas raiadas e freio a tambor nas duas rodas; e a Factor E, com partida elétrica, rodas raiadas e freios a tambor. Todas calçadas com os pneus Metzeler ME 22 – nas medidas 2.75 – 18, na dianteira, e 90/90 – 18, na traseira. Com a diferença que a versão ED usa pneus sem câmara e as versões mais básicas, com câmara.

O novo modelo deve chegar às concessionárias da marca na primeira quinzena de setembro. Quanto ao preço, a Yamaha faz segredo. Mas, de acordo com a filosofia comercial adotada pela empresa nos últimos anos, o preço da nova Factor deverá ter uma pequena elevação em relação ao modelo atual. O valor final só será divulgado no próximo mês.

Carburador hi-tech

Na apresentação do modelo à imprensa, houve certa decepção com a falta da injeção eletrônica nesta nova 125 cm³. “Uma questão de custos”, alegou o porta-voz da Yamaha. Porém, os engenheiros da marca garantem que a nova Factor atenderá ao Promot 3, sendo mais econômica e mantendo o mesmo desempenho. A grande jogada estaria no novo carburador Mikuni BS 25 com acionamento do segundo estágio a vácuo e com uma válvula solenóide de “cut-off” e um sensor de posição do acelerador TPS – Throttle Positioning System. Além disso, a nova YBR ganhou catalisadores mais eficazes.

O segundo estágio a vácuo seria um dos responsáveis por otimizar o desempenho, atendendo às novas regras de emissão. Já o sensor de “cut-off”, em conjunto com o TPS, garantiria menor consumo. Com base na posição do acelerador, a válvula cut-off corta o fornecimento de combustível, resultando em mais economia. O que, segundo a Yamaha, seria um dos desejos do consumidor desse tipo de motocicleta street de baixa cilindrada. Resta esperar para ver se a teoria da Yamaha se confirma na prática, já que os números de desempenho da nova Factor 125 torque e potência máximos não foram divulgados pelo fabricante.

Internamente o motor continua exatamente o mesmo: um monocilíndrico, de 124,9 cm³, com comando simples no cabeçote com duas válvulas e refrigeração a ar. Diâmetro e curso dos pistões se mantiveram os mesmos 54,0 mm x 54,0 mm, assim como a taxa de compressão de 10,0:1. O antigo motor oferecia 12,5 cv de potência máxima a 8.000 rpm e 1,19 kgm a 6.500 rpm de torque. De acordo com a engenharia da Yamaha, não deve haver grandes mudanças nesses números. Resta esperar.

Apesar das fotos rodando com a nova Yamaha de 125 cm³, ainda não podemos concordar nem discordar. Fizemos um curto teste na pista totalmente plana nas dependências da empresa em Guarulhos SP, que não se aproxima do uso em situações reais. Não foi possível verificar o consumo de combustível e nem mesmo o desempenho em subidas, ladeiras ou curvas. Foi possível apenas ter as primeiras impressões da motocicleta.

Ciclística

O novo chassi, tipo diamante com o motor fazendo parte da estrutura, foi reforçado e está mais resistente, segundo a fábrica. Porém não resultou em nenhuma mudança muito significativa, afinal o ângulo de cáster e o trail da moto continuam os mesmos. Nem mesmo a dimensões mudaram muito. A não ser por estar um pouco mais larga, 760 mm, contra os 745 mm da antiga YBR, e também com 15 mm a mais de distância do solo.

O novo chassi também contribuiu para uma melhor distribuição de peso, informa a montadora. Na prática, pudemos perceber que a 125 Factor está mais ágil nas mudanças de direção. No modelo ED, topo de linha, com freio a disco e rodas de liga-leve, a agilidade é notada ainda mais facilmente.

O freio a disco também recebeu uma nova pinça de um único pistão maior, que melhora visivelmente as frenagens. Tanto em relação ao antigo freio a disco quanto também aos tambores que equipam as versões mais simples.

Mudanças visuais

Além do visual semelhante ao da Fazer, já citado, a nova Yamaha YBR 125 Factor também conta com um novo painel que, além de velocímetro e hodômetros, tem marcador de combustível e luzes de advertência, entre elas uma que informa sobre anomalias no sistema de ignição. O farol também tem novo refletor, mais eficiente.

Outras mudanças menores foram na alça da garupa, agora mais reforçada, e a posição da trava do capacete. Preço e desempenho da nova Yamaha 125 cm³, ainda carburada, ficam para um próximo teste, de verdade. Com médias de consumo, desempenho etc.

FICHA TÉCNICA – Yamaha YBR125 Factor

















MOTOR Quatro tempos, monocilíndrico, SOHC, duas válvulas, refrigerado a ar, 124 cm³
POTÊNCIANão declarada
TORQUENão declarada
ALIMENTAÇÃO Carburador Mikuni BS 25
TRANSMISSÃO FINALCorrente
CÂMBIO Seis marchas Cinco velocidades
PARTIDA Elétrica pedal na versão “K”
RODA Dianteira de aro 19” e traseira de aro 17”
PNEUS Dianteiro 2.75 – 18 42 P Metzeler ME 22; traseiro 90/90 – 18 42 P Metzeler ME 22
CHASSIQuadro diamante em aço com comprimento de 1.980 mm, 760 mm de largura total, altura de 1.080 mm, distância entreeixos de 1.290 mm, altura mínima do solo de 175 mm, altura do assento de 780 mm e peso a seco de 112 kg 110 kg na versão “K”
TANQUE22 l 13 l
SUSPENSÃODianteira com garfo telescópico, com 120 mm de curso; traseira com balança de sistema bichoque e 105 mm de curso
FREIOSDianteiro com tambor de 130 mm de diâmetro disco de 245 mm na versão “ED”; traseiro com tambor de 130 mm de diâmetro
CORES Azul, prata, preta e vermelha Prata e vinho
PREÇO R$ 48.548 Não divulgado na faixa dos R$ 7.000 para o modelo mais caro


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