Yamaha MT-03 mistura naked e supermotard em uma moto só

Receita inusitada e design ousado conquistam fãs
  1. Home
  2. Motos
  3. Yamaha MT-03 mistura naked e supermotard em uma moto só
Auto Informe
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Em qualquer parada, semáforo ou posto de gasolina era inevitável o olhar curioso. Sempre ouvia a mesma pergunta: “Que moto é essa?” Afinal, a Yamaha MT-03 confirma o slogan de sua campanha: é diferente de tudo que você já viu.

Classificada pela Yamaha como uma roadster-motard, ou seja, a mistura de uma naked “devoradora” de estradas com uma supermotard, a MT-03 é ainda mais que isso. Traz um quadro tipo diamante e um motor monocilíndrico de 660 cm³ que remetam a trail XT 660R, porém equipada com rodas aro 17” e um visual pra lá de ousado.

Sem falar nas receitas nada tradicionais de sua ciclística, como o amortecedor traseiro posicionado horizontalmente ao lado do motor, fazendo a ligação entre a balança traseira de alumínio e o quadro de uma forma totalmente inusitada.

No quesito design ela também foge totalmente do lugar comum. Seu farol tem formato diferenciado, assim como tanque e bancos. Terminando em duas opulentas saídas de escape e uma rabeta minimalista. Design premiado na Europa tanto por especialistas como em número de vendas.

Pilotagem também surpreende

Mas o estilo diferenciado da MT-03 não fica restrito ao seu design e conjunto ciclístico. A pilotagem desta Yamaha também é novidade e surpreende. O motor de um cilindro, comando simples no cabeçote OHC, com refrigeração líquida, é alimentado por injeção eletrônica, como na XT 660R. Esbanja torque desde as baixas rotações e atinge 5,95 kgm de par máximo a 5.500 rpm.

Basta girar com mais ímpeto o acelerador que a roda da frente insista em sair do chão, empinando com facilidade. A potência de 48 cv a 6.250 rpm é suficiente para manter boas velocidades na estrada e pode levar essa Yamaha a até 170 km/h no seu velocímetro digital.

Mas é sua agilidade em mudanças de direção que mostra a veia “supermotard” da MT-03. As rodas de aro 17” na frente e atrás, calçadas com pneus sem câmara, permitem desviar de obstáculos e fazer manobras em baixa velocidade com facilidade. Essas qualidades, associadas a um ângulo de cáster menor que na XT 660R 26° contra 27,25° na XT, fazem dela uma companheira ideal para a cidade.

A distância entre os eixos de apenas 1.420 mm 8 cm a menos que na XT 660R também contribui para toda a agilidade e para contornar curvas de forma esportiva. Mas cuidado: ela não é uma superesportiva e nem mesmo uma naked de quatro cilindros, como a Yamaha FZ-6N ou a Honda Hornet.

Para parar seus 174,5 kg, a MT-03 conta com um excelente conjunto de freios. São dois discos flutuantes de 298 mm de diâmetro com pinças de dois pistões na dianteira e um disco de 245 mm atrás que faz a roda traseira derrapar com facilidade. Ambos param com bastante eficiência essa Yamaha.

Mercado

Por ser bem diferente de outros modelos à venda no mercado fica difícil encontrar concorrentes diretas para a Yamaha MT-03. Cotada a R$ 26,95 mil, a MT-03 é mais cara que sua “irmã” trail, a XT 660R, porém mais em conta que outras nakeds de 600 cm³, como a Yamaha FZ-6N, vendida a R$ 32 mil, ou que a Honda CB 600F Hornet, com preço sugerido de R$ 30.837.

Porém vale ressaltar que essa roadster-motard não tem o mesmo desempenho de uma FZ-6N ou de uma Hornet, equipadas com motores de quatro cilindros em linha. Além de se diferenciar bastante visualmente de ambas, ela tem uma proposta mais urbana.

A Yamaha MT-03 é uma moto voltada para quem quer fugir do lugar comum e busca uma motocicleta ágil na cidade. Sem dizer que é impossível ficar indiferente ao seu ousado design.

FICHA TÉCNICA – Yamaha MT-03

MOTOR Quatro tempos, um cilindro, 16 válvulas, OHC, com refrigeração líquida, 660 cm³
POTÊNCIA48 cv a 6.000 rpm
TORQUE5,95 kgm a 5.250 rpm
ALIMENTAÇÃO Injeção eletrônica
CÂMBIO Cinco velocidades
TRANSMISSÃO FINAL Corrente
PARTIDA Elétrica
RODAS Dianteira e traseira de aro 17”
PNEUS Dianteiro 120/70-17; traseiro 160/60-17
CHASSI Quadro tipo diamante, comprimento de 2.070 mm, largura de 860 mm, entreeixos de 1.420 mm, altura de 1.115 mm mm, altura mínima do solo de 200 mm, altura do assento de 805 mm e peso a seco de 174,5 kg
TANQUE16,5 l
SUSPENSÕESDianteira com garfo telescópico com 130 mm de curso; traseira balança monoamortecida com 120 mm de curso
FREIOS Dianteiro com dois discos flutuantes de 298 mm de diâmetro; traseiro com disco de 245 mm de diâmetro
CORES Preta
PREÇO R$ 26,95 mil


Gosta de motos naked?

Então veja aqui no WebMotors as ofertas de motos com esse estilo:

Honda CB 600F Hornet

Kasinski Comet 250

Suzuki Bandit N 600

Leia também:

Rodamos com a MV Agusta Brutale 910S

Suzuki B-King 1300: veja como anda a moto do ano de 2008

Ducati Monster 1100, uma big naked italiana

Nova Yamaha YZF-R1 2009 utiliza DNA de MotoGP

Dyna Super Glide Custom, a 1ª grande Harley-Davidson

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors