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Yamaha MT-07 2019: ainda mais animal

Naked de média cilindrada ganha novo visual, mais conforto e novo acerto de suspensão

por Karina Simões

Lembro-me bem do lançamento da MT-07, lá atrás em 2015. Era um dia de chuva e o evento aconteceu no ECPA, autódromo de Piracicaba, interior de São Paulo. A chuva não foi suficiente para atrapalhar meu primeiro contato com a moto, que me vestiu como uma luva e me ganhou rápido com sua combinação de leveza e torque.
Em 2018, a Yamaha apresentou a “segunda geração” da naked de média cilindrada. Eu não diria que ela tem mudanças tão significativas para ser considerada como uma nova geração, mas sim que passou por um facelift em que as opiniões dos donos de MT-07 foram ouvidas e a marca dos três diapasões aprimorou o que já era bom. A nova MT-07 tem visual repaginado, um banco mais confortável para o piloto, novo acerto de suspensão e é vendida por R$33.790 (mais o frete) em versão única com ABS nas cores azul metálico, preto fosco e cinza fosco com rodas neon.

A família MT (Masters of Torque) é grande, certamente você já viu uma MT-03, MT-07, MT-09 ou a MT-09 Tracer pelas ruas. Toda a série é inspirada pelo conceito The Dark Side of Japan, que evoca a cultura outlaw do submundo japonês. É, os japas não são tão tradicionais quanto parecem. Se você duvida, dê uma olhada no vídeo de drift nas montanhas que fizemos no Japão. É disso que estou falando.
O chassi e o motor são os mesmos da MT-07 anterior, um bicilíndrico em linha com 689cc do tipo DOHC com dois comandos e oito válvulas no cabeçote, arrefecido a líquido e alimentado por sistema de injeção eletrônica. A potência máxima é de 74,8 cv a 9.000 rpm, e o torque máximo é de 6,9 kgf.m a apenas 6.500 rpm. O câmbio é de seis velocidades com engates macios e precisos.

A combinação dos 183 kg em ordem de marcha aos quase 7 kg de torque te faz rapidamente entender o porquê do conceito “lado negro” no qual a Yamaha se inspirou. Segundo a montadora, a MT-07 possui a melhor relação peso/potência da categoria, com 2,4 kg/cv, à frente de concorrentes como Honda CB650F, Kawazaki Z650 e Suzuki SV650A. Não dá mesmo vontade de andar devagar. Especialmente porque a moto é muito acertada, leve, ágil e facílima de pilotar. O motor trabalha lisinho graças a uma tecnologia emprestada da M1 de Valentino Rossi, o sistema de virabrequim Crossplane. No vídeo abaixo eu explico como funciona.

O que mudou na nova MT-07? De cara apercebemos o visual mais agressivo. O novo tanque – com uma faixa preta que corre pelo centro - , as carenagens laterais, novos defletores de ar e abas do radiador a deixaram mais encorpada. O farol dianteiro lembra o da irmã maior MT-09 e tem as lanternas integradas no conjunto, mas ele é halógeno e não em LED. O para-lama dianteiro também é novo. Na parte traseira, a laterna – esta sim é em LED – e o escape também foram redesenhados.

Para garantir mais conforto, a Yamaha investiu em novos bancos um pouco mais largos e ergonômicos. O piloto vai curtir mais que o garupa, que certamente irá reclamar em viagens longas.

Um dos principais destaques, todavia, é o novo acerto de suspensão. A alteração veio de uma demanda de proprietários do modelo que diziam que a suspensão dianteira poderia ser mais rígida. Ela conta com garfos telescópicos, não é invertida. O que mudou foi a adoção de novas molas e um novo óleo nos amortecedores, assim o conjunto ficou mais firme. O amortecedor traseiro tipo monoshok com link passou a contar com a possibilidade de ajuste de retorno, além das 9 regulagens de compressão da mola que já existiam. O resultado foi mais precisão nas curvas, mais segurança para o piloto e mais diversão para quem gosta de uma pilotagem um pouco mais esportiva.

Para parar o brinquedo, freios com dois discos flutuantes de 282 mm e pinças de 4 pistões na dianteira, um disco de 245 mm e pinça simples na traseira, além de sistema ABS. As rodas são de liga leve de 10 raios.
Quem não está acostumado com a MT-07 pode estranhar a posição do painel, já que o local para inserir a chave fica atrás dele e não na frente como nas demais motocicletas. No painel digital em LCD, as informações são de fácil visualização. Há relógio, indicadores de marcha e combustível, conta giros em barras, hodômetro total e parcial, consumo médio, consumo instantâneo, temperatura do líquido de arrefecimento, temperatura do ar de admissão e o indicador “Eco”, que mostra quando a motocicleta está consumindo combustível da maneira mais eficiente possível.

Falando em combustível, a Yamaha não divulga a medição de consumo. Peguei a moto novíssima, com cera nos pneus e apenas 10 quilômetros rodados. Sequei um tanque em pouco mais de 200 quilômetros em circuito de cidade e estrada, mas este não é o consumo normal dela. Aqui é bom você considerar dois fatores, a minha mão inquieta no acelerador e o motor que ainda estava sendo amaciado. Eu falei que ela evoca o lado negro da força, não falei?

Uma crítica? O ronco que sai do escape não empolga. Todavia, as acelerações e retomadas vigorosas aliadas à uma estabilidade invejável fazem você esquecer o ronco “feio” rapidamente. Em suma, difícil a MT-07 não agradar quem procura uma naked divertida. Tanto é que o piloto Webmotors de corridas de rua, Rafael Paschoalin, chegará à quarta participação na subida de montanha de Pikes Peak pilotando a nova MT-07, em vez da MT-09. Se o Rafa, que é o maior domador de MT do mundo, acha a moto animal, há grandes chances de você também gostar dela. Uma dica, fique atento aos radares e divirta-se.

FICHA TÉCNICA MT-07 2019 Comprimento total (mm) 2.085 Altura do assento (mm) 805 Peso em ordem de marcha (kg) 183 Distância entre eixos (mm) 1.400 Motor 4 Tempos / DOHC 8 válvulas / Arrefecimento líquido Cilindradas (cm³) 689 Quantidade de cilindros 2 Diâmetro X curso (mm) 80x68,6 Taxa de compressão 11.5:1 Torque máximo (kgf.m/rpm) 6,9 / 6.500 Potência máxima (cv/rpm) 74,8 / 9.000 Capacidade do tanque de combustível (L) (reserva) 14 (2,7L) Transmissão secundária por corrente Embreagem Úmida / Multi-disco Câmbio 6 velocidades Tipo de chassi Diamante Pneu dianteiro BRIDGESTONE 120/70 ZR 17M/C (58W) Pneu traseiro BRIDGESTONE 180/55 ZR 17M/C (73W) Freio dianteiro Disco duplo 282 mm com ABS Freio traseiro Disco 245 mm com ABS Suspensão dianteira Garfo telescópico Suspensão traseira Balança traseira tipo Monocross com link Preço R$33.790 + frete

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