Yamaha XTZ 125 X ganha reestilização

A ciclística permaneceu inalterada na linha 2009. O quadro é um duplo berço, com motor fazendo parte da estrutura
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Agência Infomoto
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- Quando o assunto é agilidade no trânsito urbano, logo pensamos na “fluidez” de uma motocicleta. Aliado a rapidez, a moto hoje precisa cumprir outra função, a de poluir menos o meio ambiente. Construída sobre a trail XTZ 125, a linha 2009 da XTZ 125 X traz como diferenciais rodas aro 17 polegadas e pneus de perfil esportivo, principal característica do conceito motoard. Com estes atributos, a moto da Yamaha oferece grande mobilidade ao motociclista e também já está de acordo com a nova lei de emissão de poluentes Promot 3.

Em comparação a sua irmã on/off-road, a mini-motard de 125 cm³ conta com motor e tampas laterais pintadas em preto. Na parte dianteira, está o face-lift pelo qual passou a XTZ 125X. Chama a atenção a nova carenagem do farol, bastante eficiente e seguindo o design da linha WR modelos off-road profissionais. Outras pequenas mudanças na linha 2009 são a proteção do escapamento, agora com acabamento também em preto, e os adesivos na cor laranja.

Como diferenciais, a 125 X tem ainda protetores de bengala em plástico rígido, escapamento e balança pintados em preto fosco. Além disso, a “X” apresenta lentes de pisca arredondadas e translúcidas herdada da XTZ 250 X e pára-lama mais curto.
Suspensão e freios

A ciclística permaneceu inalterada na linha 2009. O quadro é um duplo berço, com motor fazendo parte da estrutura. Na dianteira, o garfo telescópico convencional tem 180 mm de curso, assim como a suspensão traseira monoamortecida. Ambas absorvem tranquilamente as irregularidades do piso. A representante do conceito “X” da Yamaha está calçada com pneus Pirelli MT 75, de perfil mais esportivo, que ajuda a moto a “grudar” no chão.

Assim, a pequena notável é destinada a um público jovem, que gosta de aventuras pela selva de pedra. Como nas supermotards de maior cilindrada, a XTZ 125 X impressiona pela capacidade de fazer curvas e mudanças rápidas de direção. Em comparação a uma moto street, a 125 X leva algumas vantagens: a moto é mais alta; o piloto fica mais ereto e mais “encaixado” sobre a moto, que conta com banco estreito e tanque de 10,6 litros.

O conjunto de freios permaneceu o mesmo da versão anterior. Na dianteira, a XTZ 125 X tem freio a disco de série – disco de 220 mm de diâmetro com pinça de dois pistões. Na traseira, um tambor de 130 mm de diâmetro. Em função do baixo peso da moto 105 Kg a seco, o sistema de freios dá conta do recado. Com destaque para o dianteiro, que faz a moto diminuir rapidamente a velocidade.

Motorização

Para atender a legislação antipoluente, a mini-motard da Yamaha ganhou um novo carburador Mikuni BS 25 com acionamento do segundo estágio a vácuo, válvula solenóide de “cut-off” e um sensor de posição do acelerador TPS – Throttle Positioning System. O carburador é o mesmo que equipa a street YBR 125 Factor e também a trail XTZ 125. Na prática, as alterações serviram para oferecer respostas mais rápidas e menor índice de emissões, porém com menos potência e torque. Além disso, a linha XTZ 125 X 2009 ganhou um novo catalisador.

Lançada no final de 2007, a moto está equipada com um motor monocilíndrico de quatro tempos, de 123,7 cm³, comando simples no cabeçote com duas válvulas e refrigeração a ar. Agora a linha XTZ X 2009 gera uma potência máxima de 10,9 cv a 7.500 rpm e torque máximo de 1,11 kgf.m a 6.000 rpm. O propulsor, de mecânica bastante simples, chega a rodar 40 Km com um litro de gasolina. Em função do novo catalisador, a moto perdeu um pouco de potência e torque anteriormente eram 12,5 cv e 1,19 kgf.m, respectivamente, porém o produto está de acordo com sua proposta urbana. Como agilidade não leva em consideração a velocidade final, a 125 X da Yamaha não passa dos 110 Km/h. Porém, na prática, a moto se “esquiva” bem entre os carros. Disponível apenas na cor preta, a XTZ 125X K com partida a pedal tem preço sugerido de R$ 7.231,00.

FICHA TÉCNICA – Yamaha XTZ 125X

MOTOR Quatro tempos, monocilíndrico, duas válvulas por cilindro, refrigerado a ar, 124 cm³
POTÊNCIA12,5 cv a 7.500 rpm
TORQUE1,19 kgm a 6.500 rpm
ALIMENTAÇÃO Carburador VM 20SS
CÂMBIO Cinco marchas
TRANSMISSÃO Corrente
PARTIDA Elétrica
RODAS Dianteira e traseira de aro 17”, em aço
PNEUS Dianteiro 100/80-17; traseiro 110/80-17 na traseira
CHASSI Tipo diamante em aço com comprimento de 1.965 mm, largura de 810 mm, entreeixos de 1.395 mm, altura de 1.100 mm, altura do assento de 810 mm e peso a seco de 105 kg
TANQUE10 l 0,5 l de reserva
SUSPENSÃO Garfo telescópico de 180 mm de curso na dianteira e balança monoamortecida com 180 mm de curso
FREIOSDianteiro com disco de 220 mm de diâmetro e traseiro com disco simples de 130 mm
CORES Preta
PREÇO R$ 7.231


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