Yamaha XTZ 125 X, uma supermotard de fábrica

Novo modelo traz de série rodas cromadas de aro 17”, calçadas com pneus esportivos, que conferem visual moderno e agilidade no trânsito urbano
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- Toda vez que estacionava a nova Yamaha XTZ 125X pelas ruas de São Paulo logo se formava uma roda de curiosos em volta dessa supermotard de 125 cm³. “Você que transformou?”, muitos perguntavam. Surpresa geral quando a resposta era negativa. “Vem assim de fábrica”.

Baseada na versão de uso misto XTZ 125, as rodas raiadas de aro 17”, cromadas, aliadas às suspensões de longo curso, garantem o título de supermotard desta nova Yamaha. A cor preta predomina nos plásticos e cobre também a balança traseira e as canelas da suspensão dianteira. Grafismos vermelhos, protetores de bengala rígidos e lentes-cristal nos piscas completam as mudanças da nova 125X em relação a sua irmã.

Como não se trata de uma “transformação”, mas sim de um projeto original de fábrica, sobram palpites sobre o lançamento. “As rodas poderiam ser pretas, também”, opinam alguns. “Colocaria um pneu mais largo atrás” dizem outros. O fato é que o visual da nova XTZ 125X chama a atenção por onde passa.

Mesmo motor

Depois das perguntas sobre o design da supermotard, todos querem saber sobre o desempenho. Velocidade final e aceleração são praticamente iguais aos dos outros modelos de 125 cm³ da Yamaha.

Afinal o motor é o mesmo monocilíndrico de quatro tempos e 123,7 cm³, comando simples no cabeçote, refrigerado a ar. Capaz de produzir 12,5 cv de potência máxima a 7.500 rpm, não surpreende e se iguala aos de outras motos da mesma categoria. Tem como vantagem a confiabilidade, já que, desde 1999, equipa a street Yamaha YBR 125. Em subidas íngremes, o torque de 1,19 kgm a 6.500 rpm não é suficiente para manter a velocidade. Porém, em ruas planas e saídas de semáforo, ele está de bom tamanho, afinal a 125X é bastante leve: 105 kg a seco.

Outra preocupação dos potenciais proprietários recai sobre o consumo. Também, com o litro da gasolina custando R$ 2,50, até mesmo nas motos esse item conta na hora de escolher qual comprar.

Entretanto isso não é problema para a XTZ 125X. Assim como o desempenho, o consumo é o mesmo das outras 125 cm³ da marca. Em todas as medições ficou acima dos 30 km/l – chegando até mesmo a percorrer 35 km com um litro de gasolina.

Na prática

Além de todas as mudanças no visual, a XTZ 125X sofreu alterações na parte ciclística que influenciaram muito na pilotagem. As rodas de aro 17”, calçadas com os pneus Pirelli MT 75 nas medidas 100-80/17, na dianteira, e 110/80-17, na traseira, transmitem mais confiança nas curvas fechadas e também nas frenagens, uma vez que oferecem mais aderência do que pneus on/off-road.

Com ângulo de cáster reduzido para 27° e entreeixos mais longo 1345 mm, a supermotard da Yamaha ficou bem mais ágil no trânsito urbano. As mudanças de direção foram facilitadas em relação à versão de uso misto, já que o efeito giroscópico das rodas de aro 17” é menor – a XTZ 125 trail usa aro 21” na frente e 18” atrás.

Outra diferença, que é fruto das rodas menores, é o banco mais baixo: 810 mm na nova 125X, contra 840 na trail. Isso, além de facilitar a vida dos mais “baixinhos”, contribui para pilotar de forma mais radical, bem ao estilo motard, colocando o pé no chão para se contornar as curvas.

Duas versões

Com um visual moderno e que chama a atenção por onde passa, além de sua proposta urbana, a XTZ 125X segue as atuais tendências mundiais de supermotards motos com suspensões trail, mas rodas e pneus street. Oferecida em apenas uma opção de cor preta com grafismos vermelhos, mas em duas versões K e E, o lançamento da Yamaha surge como opção para quem quer se diferenciar entre os milhões de motos que circulam por nossas vias.

Os freios a disco na dianteira e a tambor na traseira são de série. A XTZ 125X K vem apenas com o pedal de partida e está cotada a R$ 7.167. Já a versão E, que traz partida elétrica, tem preço sugerido de R$ 7.961. Ambas já estão disponíveis na rede de concessionárias Yamaha.

FICHA TÉCNICA – Yamaha XTZ 125X E
















MOTOR Quatro tempos, monocilíndrico, duas válvulas por cilindro, refrigerado a ar, 124 cm³
POTÊNCIA12,5 cv a 7.500 rpm
TORQUE1,19 kgm a 6.500 rpm
ALIMENTAÇÃO Carburador VM 20SS
CÂMBIO Cinco marchas
TRANSMISSÃO Corrente
PARTIDA Elétrica
RODAS Dianteira e traseira de aro 17”, em aço
PNEUS Dianteiro 100/80-17; traseiro 110/80-17 na traseira
CHASSI Tipo diamante em aço com comprimento de 1.965 mm, largura de 810 mm, entreeixos de 1.395 mm, altura de 1.100 mm, altura do assento de 810 mm e peso a seco de 105 kg
TANQUE10 l 0,5 l de reserva
SUSPENSÃO Garfo telescópico de 180 mm de curso na dianteira e balança monoamortecida com 180 mm de curso
FREIOSDianteiro com disco de 220 mm de diâmetro e traseiro com disco simples de 130 mm
CORES Preta
PREÇO R$ 7.961 versão E com partida elétrica e R$ 7.671,00 versão K com partida a pedal


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