Yamaha YZF-R6 2008

Nova linha tem motor de 135 cv, novidades estéticas e mecânicas
  1. Home
  2. Motos
  3. Yamaha YZF-R6 2008
Agência Infomoto
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- A Yamaha acaba de apresentar para a imprensa especializada européia a versão 2008 de sua esportiva de média cilindrada, a YZF-R6. Totalmente remodelado, o modelo ganhou alterações na parte ciclística e mecânica que deixaram o conjunto melhor e mais moderno. Um verdadeiro prato cheio para os fãs de superesportivas.

À primeira vista a semelhança com a versão 2006 ainda é grande. No entanto, com um pouco mais de atenção as alterações e os detalhes começam a aparecer. Da mesma forma que as versões anteriores, esta nova R6 teve todo trabalho de desenvolvimento inspirado nos modelos de competição, mantendo o estilo arrojado.

Na dianteira o desenho da carenagem sofreu leves modificações em seu desenho, quase imperceptíveis, mas que, segundo a fábrica, melhoraram o fluxo de ar em altas velocidades. Os faróis têm formato simétrico, e entre eles está uma das entradas de ar do Ram Air, responsável por otimizar a performance do motor apenas com o fluxo de vento.

As carenagens laterais também foram remodeladas e ganharam novos grafismos, com adesivos maiores. O assento, em dois níveis, tem altura de 850 mm e, segundo a Yamaha, apresenta posição de pilotagem mais baixa e projetada à frente. Como em toda superesportiva, a R6 não privilegia o conforto para o garupa, mesmo com o novo desenho da rabeta. Se até aqui as modificações pareciam um tanto quanto tímidas, é na parte mecânica que a nova R6 esconde seus principais atrativos.

Eletrônica
A primeira grande novidade está na adoção do sistema YCC-I, duto de admissão variável controlado eletronicamente, desenvolvido pela Yamaha e que apareceu pela primeira vez na YZF-R1 2007. Em conjunto com YCC-T controle de aceleração eletrônico e a ECU central eletrônica computadorizada, os sistemas eletrônicos otimizam a alimentação, melhorando assim o rendimento do motor com respostas mais precisas.

Outro destaque da mecânica da R6 é que nesta nova versão a taxa de compressão foi aumentada. De 12:8:1, os engenheiros modificaram o desenho dos pistões e elevaram a compressão para 13:1:1. Mais modificações incluem ainda o remapeamento do sistema de injeção, válvulas de admissão e escape em titânio, silenciador central também em titânio com sensor de O2, além da câmara de ar e seção traseira do escape em novo formato.

A nova R6 chega equipada com um quatro cilindros em linha DOHC duplo comando de válvulas no cabeçote, com 599 cm³ de cilindrada, injeção eletrônica e arrefecimento liquido capaz de produzir potência máxima de 135 cv a 14.500 rpm e torque de 7,0 kgfm com indução de ar, ou 129 cv a 14.500 rpm com torque de 6,7 kgf.m a 11.000 sem indução de ar. O câmbio tem 6 marchas com a transmissão final feita por corrente.

Para a parte ciclística a Yamaha separou algumas novidades. O quadro é em alumínio do tipo Deltabox, mas recebeu leves modificações que melhoraram o equilíbrio e rigidez do conjunto. Na dianteira a suspensão usa um garfo telescópico com tubos de 41 mm e curso de 115 mm ante os 120 mm na versão 2007. Na traseira amortecedor totalmente ajustável com curso de 120 mm. Para parar esta máquina os freios também foram modificados. Na frente os dois discos duplos de 310 mm ficaram 0,5 cm mais espessos. Atrás o sistema usa um disco simples de 210 mm. O modelo, no entanto, ficou quatro quilos mais pesado, com 166 kg. Nada que chegue a ofuscar o brilho desta superesportiva nipônica.

Disponível nas cores preta, grafite, azul e amarela, o modelo tem preço sugerido no mercado norte-americano de US$ 9.599,00. O lado negativo de toda essa história é saber que esta bela máquina chegará ao Brasil apenas pelas mãos de importadores independentes.

Esportivas dessa cilindrada é o que procura? Encontre a sua:

Yamaha YZF-R6

Honda CBR 600RR

Kawasaki Ninja ZX 6R

Suzuki GSX-R 750

Leia também:

Yamaha Ténéré

Travertson V-Rex Dreambike

Rapom V8, o monstro inglês sobre duas rodas

Showbike – Iceman Bike, a moto de Kimi Raikkonen

Bimota Tesi 3D, uma moto-conceito para venda

_______________________________

Receba as notícias mais quentes e boletins de manutenção de seu carro. Clique aqui e cadastre-se na Agenda do Carro!

_______________________________
E-mail: Comente esta matéria

Envie essa matéria para uma amigoa

Comentários