Depois de contar para vocês como foi a experiência de guiar os Zeekr X e 001, chegou a hora de falar sobre o 007, sedã elétrico que está cotado para chegar ao Brasil em 2025 - e não sobre o agente secreto.
Posicionado em porte um pouco abaixo da shooting brake 001, o Zeekr 007 é um três volumes com porte avantajado, embora não chegue a ser um sedã grande: são 4,87 m de comprimento, 2,92 m de entre-eixos, 1,90 m de largura e 1,45 m de altura. Na prática, é pouco maior que um BYD Seal.
Com os números na mesa, já adianto que esse é o mais refinado dos modelos da marca, que é parte do grupo Geely e estreia em breve no mercado brasileiro. Entenda os motivos nas próximas linhas.
Um ponto comum dos carros da Zeekr é o visual ousado. Eles foram feitos para atrair, em sua maioria, jovens endinheirados chineses.
Pessoas que poderiam comprar um carro premium americano ou europeu, e, por isso mesmo, precisam de um fator a mais de convencimento para levar um produto da indústria local.
Enquanto o 001 e o X abusam da ousadia - e, por isso mesmo, não são tão unânimes -, o 007 parte para um caminho um pouco diferente. Ainda é um carro de visual futurista, mas com pegada mais sóbria e de linhas fluidas. Nem parece um sedã de quase cinco metros de comprimento.
No 007, a cota de ousadias fica por conta do enorme vidro traseiro panorâmico que vai em direção ao teto da cabine, das portas sem moldura e do conjunto ótico dianteiro, que tem como opcional o Stargate, um painel de LEDs capaz de exibir mensagens de texto e até desenhos.
Sim. É bizarro. Mas é um recurso divertido e que fez a alegria de todos os jornalistas da América Latina convidados pela Zeekr para conhecer os modelos na China.
Essa mesma filosofia de design se reflete na cabine do Zeekr 007. Com mais de 2,92 m de entre-eixos, o sedã tem espaço interno de sobra e clima mais sóbrio que o visto nos outros modelos.
Tem quadro de instrumentos digital de alta resolução e 13,02 polegadas e - como manda o mercado chinês - multimídia gigante de 15,05 polegadas. Já o volante multifuncional tem atalhos até abaixo da bolsa do airbag. E ainda há luzes de LED para todos os lados.
Mas o que chama mesmo a atenção é o acabamento. Com materiais sofisticados e de ótima qualidade para todos os lados e bancos com couro macio, o 007 não deve em nada a carros de luxo das marcas europeias.
O único ponto que me incomodou - comum aos outros Zeekr - é o fato de boa parte dos sistemas do carro serem controlados apenas pela multimídia ou por botões e atalhos no volante.
Algo que está longe de ser intuitivo.
A lista de equipamentos do Zeekr 001 é completíssima desde a versão de entrada. Tem bancos dianteiros elétricos com aquecimento, ventilação e massagem, câmera 360°, controlador adaptativo de velocidade (ACC), assistente de manutenção em faixas e ar-condicionado de duas zonas, além de um sistema de som com 21 alto-falantes.
Algumas dessas caixas estão até nos encostos de cabeça dos bancos dianteiros.
Assim como o X e o 001, tive a oportunidade de ter um breve contato com um 007 na pista do circuito internacional de Ningbo, na China. Um traçado com pouco mais de quatro quilômetros marcado por belas retas e curvas em subidas e descidas. Dos três carros da Zeekr que andei, esse foi o que mais agradou.
Tem isolamento acústico impecável e direção precisa. Mesmo com o acerto do mercado chinês da suspensão pneumática adaptativa - que é mais macia do que estamos acostumados -, o 007 se mostrou um carro previsível e equilibradíssimo, sem aquela tendência de inclinar a carroceria em excesso ou sair afundando a frente em curvas.
Em resumo: se parece mais com carro europeu do que com chinês.
Testamos a versão equipada com um motor elétrico traseiro de 421 cv de potência e 44,9 kgf.m de torque, que permite ao sedã acelerar de zero a 100 km/h em 5,6 segundos.
Com esse conjunto, o 007 não é um foguete sobre rodas. Mas vai bem considerando as mais de 2,5 toneladas de peso. A bateria de 75 kWh entrega autonomia de 688 quilômetros (ciclo chinês CLTC).
Para quem gosta de desempenho, existe ainda a opção de dois motores e tração integral, que vai a 646 cv e permite ao sedã acelerar de zero a 100 km/h em 3,8 s. Nessa configuração, a bateria de 100 kWh permite autonomia de até 660 quilômetros (CLTC).
A Zeekr pretende estrear até setembro no Brasil com os modelos 001 e X. Como o plano da empresa é lançar dois novos modelos por ano, é um caminho natural que o 007 e o futuro SUV 7X cheguem ao mercado em sequência, a partir de 2025.
Com porte e pacote semelhante ao do Seal, seria bacana ver o 007 chegar ao Brasil na mesma faixa de preços do conterrâneo. Será que isso vai acontecer?
Os executivos da marca premium da Geely foram categóricos ao dizer que a Zeekr será posicionada um patamar acima de outras chinesas, evitando guerra de preços com as concorrentes. Logo, é de se imaginar que o 007 seja mais caro que o Seal.
Ou será que não? Aguardemos as cenas dos próximos capítulos.



Email enviado com sucesso!