Boa parte dos grandes fabricantes de automóveis do mundo teve origem mais ou menos parecida, com um engenheiro brilhante desenvolvendo protótipos antes de criar uma empresa para a fabricação de veículos. Mas a história da indústria automobilística também é feita de marcas que surgiram produzindo outros artigos (ou até mesmo de fora do ramo industrial) antes de ficarem conhecidas também pelas máquinas de quatro rodas.

A BMW tem origem na Otto Flugmaschinenfabrik, fundada em 1910 para a produção de peças e motores para aviões. Após o fim da Primeira Guerra Mundial, a empresa passou a diversificar a sua gama de produtos. Depois de adotar oficialmente o nome BMW em 1922, a empresa se tornou uma fabricante de motos já no ano seguinte. Em 1928, foi a vez de entrar no ramo de automóveis com o Dixi, o popular Austin Seven britânico feito sob licença.

Hoje lembrada no Brasil por carros como os SUVs Stonic e Sportage, a Kia Motors seguiu um longo caminho antes de virar marca de automóveis. Fundada em 1944 como um fabricante de peças para bicicletas, começou a produzir motos da Honda sob licença em 1957. Mas o primeiro carro a levar a marca da companhia, o Kia Brisa (baseado no japonês Mazda Familia), surgiu somente em 1974.
O grupo chinês Geely é atualmente um dos principais do segmento automotivo no país asiático, sendo dono da sueca Volvo e da marca britânica de esportivos Lotus. Mas foi só em 1997 que a empresa produziu o seu primeiro carro próprio. A companhia foi fundada em 1986, com o objetivo de fabricar geladeiras.
Hoje um conglomerado que inclui desde estaleiros a fábricas de trens, a Hyundai surgiu em 1947 como uma empresa de construção civil. O braço automotivo da companhia sul-coreana só foi criado em 1967, e no ano seguinte começou a produzir sob licença o europeu Ford Cortina. O primeiro carro Hyundai foi o Pony. O modelo lançado em 1975 e desenvolvido com o apoio da Mitsubishi.
A indiana Mahindra teve uma passagem tímida pelo Brasil com o SUV e a picape Scorpio. Mas a empresa ainda é um dos principais fabricantes de automóveis do país asiático. A companhia foi fundada em 1945 como uma firma de comércio de aço. Mas já em 1954 começou a fabricar automóveis, com a montagem do Jeep Willys sob licença.
A Mitsubishi tem origem em um grupo empresarial fundado em 1870. Inicialmente uma empresa de navegação, se tornou conhecida como fabricante de aviões e de navios. Antes da fundação da divisão automotiva, a companhia japonesa chegou a testar, sem sucesso, a produção de carros por meio do seu braço naval. Mas só foi mergulhar no segmento automotivo nos anos 1950, inicialmente com a montagem de carros americanos sob licença. O primeiro projeto próprio produzido em série foi o minicarro 500, de 1960.
Do celebrado Opala ao médio Vectra, os projetos da alemã Opel ficaram famosos no Brasil, pois durante muito tempo serviram de base para os Chevrolet brasileiros. Hoje a marca de automóveis é parte da Stellantis. A Opel foi fundada em 1862 como uma fabricante de máquinas de costura e seu primeiro carro surgiu apenas em 1899: o Opel Patentmotorwagen.
Talvez este seja o caso mais famoso de marca de carros que não surgiu produzindo automóveis. A companhia foi fundada em 1810 como um fabricante de utensílios domésticos e bicicletas (artigos que ainda são produzidos com a marca Peugeot). Já o primeiro carro com a estampa do leão apareceu apenas em 1889 - um modelo com propulsão a vapor.
Hoje parte do Grupo Volkswagen, a checa Skoda é conhecida na Europa e na Índia por produzir modelos com um foco em baixo custo usando as tecnologias e plataformas da marca alemã. Apesar de pouco conhecida deste lado do Atlântico, trata-se de uma empresa centenária, fundada em 1859 com o objetivo de produzir canhões e metralhadoras.
Também parte do grupo Stellantis, a marca britânica Vauxhall ainda é conhecida por compartilhar a sua linha de produtos com a Opel. A marca foi fundada em 1857 como fabricante de componentes para a indústria naval. O primeiro automóvel da Vauxhall veio somente em 1903.