Mais de metade do carros zero-quilômetro vendidos no Brasil são SUVs. Por isso mesmo, não é de se estranhar que esse segmento concentre boa parte dos lançamentos já confirmados para o nosso mercado em 2026.
Confira a seguir a relação de 10 SUVs que já estão confirmados para estrear no Brasil em 2026. E aí? Qual desses carros é mais a sua cara e vale a pena a espera?
Mostrado no último Salão do Automóvel de São Paulo, o Tiggo 9 será o novo modelo topo de linha da marca sino-brasileira.
Com 4,81 m de comprimento, será posicionado acima do Tiggo 8 na linha. Esse SUV médio de sete lugares será vendido no mercado brasileiro com um conjunto motriz híbrido plug-in.
O mercado de SUVs de entrada ganhará um novo competidor em 2026. É o Chevrolet Sonic, que estreia no primeiro semestre.
Só conhecemos alguns pouco detalhes da carroceria a partir de teasers divulgados pela fabricante. Mas já sabemos que o modelo inédito irá compartilhar a plataforma e o conjunto mecânico 1.0 turbo com o hatch Onix.
Outra novidade vinda da China é o Geely EX5 EM-i, a variação híbrida plug-in do SUV médio 100% elétrico EX5, já à venda por aqui.
O modelo estreia no primeiro semestre, inicialmente importado. Mas a nacionalização do SUV já está confirmada para a segunda metade de 2026, quando o EX5 EM-i será montado na fábrica da Renault no Paraná.
Depois de muito ensaiar e testar, a Nissan confirmou o retorno ao nosso mercado do SUV X-Trail.
A quarta e atual geração desse SUV médio foi lançada no exterior em 2021. Por aqui, o modelo será comercializado com o conjunto motriz híbrido autocarregável e-Power, que combia um motor 1.5 a gasolina e dois propulsores elétricos para desenvolver 213 cv de potência combinada.
O Jaecoo 5 é um SUV que combina o visual do médio Jaecoo 7 com o porte de um modelo compacto. Uma curiosidade é que o modelo compartilha a plataforma com o Caoa Chery Tiggo 5x.
Isso é explicado pelo fato de a Jaecoo ser uma marca criada pela Chery para mercados de exportação. Mecanicamente falando , o Jaecoo 5 deverá ser equipado com o mesmo híbrido autocarregável de 224 cv de potência combinada.
O menor SUV da marca de utilitários da Stellantis é feito sobre a plataforma CMP - a mesma do Peugeot 2008 - e será mais um automóvel equipado com os propulsores da família Firefly.
Posicionado abaixo do Renegade na linha, o modelo irá disputar o mesmo mercado de carros como o Volkswagen Tera, o Renault Kardian e o Chevrolet Sonic.
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Uma das oito novidades prometidas pela Kia para o mercado brasileiro é o SUV compacto elétrico EV3.
Lançado em meados de 2024 no exterior, o modelo - que deve estrear por aqui no segundo semestre - tem visual ousado e será comercializado na variação monomotor, de 204 cv de potência.
Outro lançamento programado da Omoda & Jaecoo é o Omoda 4. Programado para o último trimestre, irá disputar a clientela de SUVs de entrada como o Volkswagen Tera, o Renault Kardian, o Honda WR-V e o Nissan Kait.
Conhecido inicialmente como Omoda 3, esse modelo, aliás, é uma novidade absoluta. Ainda nem começou a ser produzido em série na China, onde deve ser revelado no primeiro semestre.
O Koleos de terceira geração é fruto da parceria tecnológica entre a Renault e a Geely, que é sócia da marca francesa na filial brasileira.
Também mostrado no último Salão do Automóvel, o Koleos é um SUV de porte médio maior que o Boreal. Feito na Coreia do Sul, é baseado em uma plataforma da marca chinesa. O conjunto motriz será híbrido autocarregável, com 245 cv de potência combinada.
O Volkswagen Tiguan foi - literalmente - a última novidade revelada em 2025 pela marca alemã. Mas ainda não sabemos a data exata de lançamento e nem a ficha técnica da terceira geração do SUV.
Se vier do México, onde já é fabricado, esse novo Tiguan será ligeiramente menor que o atual e terá capacidade para apenas cinco pessoas. Já o motor deverá ser o conhecido 1.4 turbo de 150 cv de potência casado a um câmbio automatizado DSG de sete marchas e dupla embreagem.. O único conjunto disponível atualmente no carro mexicano.
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1. Por que os SUVs fazem tanto sucesso no Brasil?
Os SUVs são preferidos porque oferecem posição de dirigir mais alta, bom espaço interno, sensação de segurança e versatilidade para uso diário. Em 2025, eles representaram 54,98% das vendas de carros zero‑km no país, mostrando que conquistaram definitivamente o consumidor brasileiro.
2. O que define um carro como SUV?
Não basta ter “cara de SUV”: há critérios objetivos ligados à estrutura e geometria. Para ser considerado SUV, o veículo deve atender a requisitos como:
Essas medidas garantem que o veículo tenha maior capacidade para enfrentar obstáculos e oferecer sensação de robustez típica dos utilitários esportivos.
3. Quais são os SUVs mais vendidos do Brasil atualmente?
Os SUVs mais vendidos em 2025 até o momento, de acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), são:
Cada modelo se destaca por fatores como espaço, dirigibilidade, equipamentos e desempenho.
4. SUVs são realmente mais seguros?
Muitos consumidores buscam SUVs por acreditarem que são mais seguros. Embora a robustez tenha sido exigência no passado, hoje o que torna um SUV seguro é o pacote tecnológico — como assistentes de condução, estrutura moderna e boa posição de dirigir — e não necessariamente o porte ou motorização.
5. SUVs consomem mais combustível do que carros menores?
Historicamente sim, mas os modelos atuais — inclusive os compactos — têm priorizado a eficiência, com motores turbo e melhorias aerodinâmicas. Por isso, em muitos casos o consumo é comparável ao de hatches maiores ou sedãs compactos.
6. Por que os SUVs compactos se tornaram tão populares?
O segmento explodiu porque une:
É o "meio-termo ideal" para o consumidor brasileiro.
7. Vale a pena comprar um SUV usado?
Sim. Os SUVs usados podem ser excelentes negócios, especialmente para quem tem orçamento mais limitado. O portal cita exemplos como Duster, EcoSport, Tucson e 2008 como opções robustas, com bom espaço e manutenção acessível.
8. Qual é a desvantagem mais comum dos SUVs?
As desvantagens típicas de um SUV são:
Apesar disso, o público segue preferindo o segmento pela versatilidade e visual.
9. SUVs são mesmo melhores para famílias?
Sim. Os SUVs atendem melhor quem precisa de espaço para ocupantes e bagagem, além de oferecerem uma posição de dirigir privilegiada, algo valorizado por famílias.
10. Todo carro alto é um SUV?
Não. Muitos modelos se parecem com SUVs — como crossovers —, mas só são classificados oficialmente como SUV se atenderem aos critérios técnicos definidos pelo Inmetro.



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