10 SUVs que vão sacudir o Brasil em 2026

Confira alguns modelos que serão lançados no mercado brasileiro no ano que está chegando. Qual deles é mais a sua cara?

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Evandro Enoshita
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Mais de metade do carros zero-quilômetro vendidos no Brasil são SUVs. Por isso mesmo, não é de se estranhar que esse segmento concentre boa parte dos lançamentos já confirmados para o nosso mercado em 2026.

Confira a seguir a relação de 10 SUVs que já estão confirmados para estrear no Brasil em 2026. E aí? Qual desses carros é mais a sua cara e vale a pena a espera?

Confira 10 SUVs que estão confirmados para o Brasil em 2026

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1. Caoa Chery Tiggo 9

Mostrado no último Salão do Automóvel de São Paulo, o Tiggo 9 será o novo modelo topo de linha da marca sino-brasileira.

Com 4,81 m de comprimento, será posicionado acima do Tiggo 8 na linha. Esse SUV médio de sete lugares será vendido no mercado brasileiro com um conjunto motriz híbrido plug-in.

O Caoa Chery Tiggo 9 será o novo topo de linha da marca sino-brasileira
Crédito: Ricardo Rollo/Webmmotors/WM1
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    2. Chevrolet Sonic

    O mercado de SUVs de entrada ganhará um novo competidor em 2026. É o Chevrolet Sonic, que estreia no primeiro semestre.

    Só conhecemos alguns pouco detalhes da carroceria a partir de teasers divulgados pela fabricante. Mas já sabemos que o modelo inédito irá compartilhar a plataforma e o conjunto mecânico 1.0 turbo com o hatch Onix.

    O Chevrolet Sonic será baseado na plataforma do Onix
    Crédito: Divulgação
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    3. Geely EX5 EM-i

    Outra novidade vinda da China é o Geely EX5 EM-i, a variação híbrida plug-in do SUV médio 100% elétrico EX5, já à venda por aqui.

    O modelo estreia no primeiro semestre, inicialmente importado. Mas a nacionalização do SUV já está confirmada para a segunda metade de 2026, quando o EX5 EM-i será montado na fábrica da Renault no Paraná.

    O Geely EX5 híbrido será produzido na fábrica da Renault no Paraná
    Crédito: Nicole Azevedo/WM1
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    4. Nissan X-Trail

    Depois de muito ensaiar e testar, a Nissan confirmou o retorno ao nosso mercado do SUV X-Trail.

    A quarta e atual geração desse SUV médio foi lançada no exterior em 2021. Por aqui, o modelo será comercializado com o conjunto motriz híbrido autocarregável e-Power, que combia um motor 1.5 a gasolina e dois propulsores elétricos para desenvolver 213 cv de potência combinada.

    O Nissan X-Trail será uma opção maior que o Kicks de nova geração
    Crédito: André Deliberato/Webmotors/WM1
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    5. Jaecoo 5

    O Jaecoo 5 é um SUV que combina o visual do médio Jaecoo 7 com o porte de um modelo compacto. Uma curiosidade é que o modelo compartilha a plataforma com o Caoa Chery Tiggo 5x.

    Isso é explicado pelo fato de a Jaecoo ser uma marca criada pela Chery para mercados de exportação. Mecanicamente falando , o Jaecoo 5 deverá ser equipado com o mesmo híbrido autocarregável de 224 cv de potência combinada.

    O Jaecoo J5 traz o visual do médio "7" para o segmento dos compactos
    Crédito: Divulgação
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    6. Jeep Avenger

    O menor SUV da marca de utilitários da Stellantis é feito sobre a plataforma CMP - a mesma do Peugeot 2008 - e será mais um automóvel equipado com os propulsores da família Firefly.

    Posicionado abaixo do Renegade na linha, o modelo irá disputar o mesmo mercado de carros como o Volkswagen Tera, o Renault Kardian e o Chevrolet Sonic.

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      O Jeep Avenger é o menor SUV da gama atual da marca de utilitários da Stellantis
      Crédito: Marcelo Monegato/WM1
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      7. Kia EV3

      Uma das oito novidades prometidas pela Kia para o mercado brasileiro é o SUV compacto elétrico EV3.

      Lançado em meados de 2024 no exterior, o modelo - que deve estrear por aqui no segundo semestre - tem visual ousado e será comercializado na variação monomotor, de 204 cv de potência.

      O visual diferentão é um dos elementos do SUV compacto elétrico EV3
      Crédito: Divulgação
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      8. Omoda 4

      Outro lançamento programado da Omoda & Jaecoo é o Omoda 4. Programado para o último trimestre, irá disputar a clientela de SUVs de entrada como o Volkswagen Tera, o Renault Kardian, o Honda WR-V e o Nissan Kait.

      Conhecido inicialmente como Omoda 3, esse modelo, aliás, é uma novidade absoluta. Ainda nem começou a ser produzido em série na China, onde deve ser revelado no primeiro semestre.

      Omoda 4: SUV de entrada da marca chinesa será vendido no Brasil em 2026
      Crédito: Reprodução/TheAuto PH
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      9. Renault Koleos

      O Koleos de terceira geração é fruto da parceria tecnológica entre a Renault e a Geely, que é sócia da marca francesa na filial brasileira.

      Também mostrado no último Salão do Automóvel, o Koleos é um SUV de porte médio maior que o Boreal. Feito na Coreia do Sul, é baseado em uma plataforma da marca chinesa. O conjunto motriz será híbrido autocarregável, com 245 cv de potência combinada.

      O Koleos é o SUV médio baseado em uma plataforma da Geely
      Crédito: Marcelo Monegato/WM1
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      10. Volkswagen Tiguan

      O Volkswagen Tiguan foi - literalmente - a última novidade revelada em 2025 pela marca alemã. Mas ainda não sabemos a data exata de lançamento e nem a ficha técnica da terceira geração do SUV.

      Se vier do México, onde já é fabricado, esse novo Tiguan será ligeiramente menor que o atual e terá capacidade para apenas cinco pessoas. Já o motor deverá ser o conhecido 1.4 turbo de 150 cv de potência casado a um câmbio automatizado DSG de sete marchas e dupla embreagem.. O único conjunto disponível atualmente no carro mexicano.

      O novo Tiguan é mais tecnológico, porém é menor e menos potente que o SUV de segunda geração
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        10 curiosidades sobre os SUVs no Brasil:

        1. Por que os SUVs fazem tanto sucesso no Brasil?

        Os SUVs são preferidos porque oferecem posição de dirigir mais alta, bom espaço interno, sensação de segurança e versatilidade para uso diário. Em 2025, eles representaram 54,98% das vendas de carros zero‑km no país, mostrando que conquistaram definitivamente o consumidor brasileiro.

        2. O que define um carro como SUV?

        Não basta ter “cara de SUV”: há critérios objetivos ligados à estrutura e geometria. Para ser considerado SUV, o veículo deve atender a requisitos como:

        • Vão livre mínimo de 20 cm do solo,
        • 18 cm abaixo dos eixos,
        • Ângulo de ataque a partir de 23°,
        • Ângulo de saída mínimo de 20°
        • Essas medidas garantem que o veículo tenha maior capacidade para enfrentar obstáculos e oferecer sensação de robustez típica dos utilitários esportivos.

          3. Quais são os SUVs mais vendidos do Brasil atualmente?

          Os SUVs mais vendidos em 2025 até o momento, de acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), são:

          • Volkswagen T‑Cross
          • Hyundai Creta
          • Honda HR‑V
          • Jeep Compas
          • Chevrolet Tracker
          • Cada modelo se destaca por fatores como espaço, dirigibilidade, equipamentos e desempenho.

            Leapmotor C16 não foi confirmado para o Brasil, mas é dado como certo em 2026
            Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors
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            4. SUVs são realmente mais seguros?

            Muitos consumidores buscam SUVs por acreditarem que são mais seguros. Embora a robustez tenha sido exigência no passado, hoje o que torna um SUV seguro é o pacote tecnológico — como assistentes de condução, estrutura moderna e boa posição de dirigir — e não necessariamente o porte ou motorização.

            5. SUVs consomem mais combustível do que carros menores?

            Historicamente sim, mas os modelos atuais — inclusive os compactos — têm priorizado a eficiência, com motores turbo e melhorias aerodinâmicas. Por isso, em muitos casos o consumo é comparável ao de hatches maiores ou sedãs compactos.

            6. Por que os SUVs compactos se tornaram tão populares?

            O segmento explodiu porque une:

            • Altura e visual robusto,
            • Tamanho prático para uso urbano,
            • Mais espaço que hatches,
            • Preço mais acessível que SUVs médios.
            • É o "meio-termo ideal" para o consumidor brasileiro.

              7. Vale a pena comprar um SUV usado?

              Sim. Os SUVs usados podem ser excelentes negócios, especialmente para quem tem orçamento mais limitado. O portal cita exemplos como Duster, EcoSport, Tucson e 2008 como opções robustas, com bom espaço e manutenção acessível.

              8. Qual é a desvantagem mais comum dos SUVs?

              As desvantagens típicas de um SUV são:

              • Consumo maior em alguns modelos,
              • Preço de compra mais alto
              • Custos maiores de seguro e manutenção.
              • Apesar disso, o público segue preferindo o segmento pela versatilidade e visual.

                9. SUVs são mesmo melhores para famílias?

                Sim. Os SUVs atendem melhor quem precisa de espaço para ocupantes e bagagem, além de oferecerem uma posição de dirigir privilegiada, algo valorizado por famílias.

                10. Todo carro alto é um SUV?

                Não. Muitos modelos se parecem com SUVs — como crossovers —, mas só são classificados oficialmente como SUV se atenderem aos critérios técnicos definidos pelo Inmetro.

                Com informações da Redação do WM1

                Tags:SUV
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