A gente sabe que a idade chegou quando lê a seguinte frase: Yuki Tsunoda é a primeira pessoa nascida nos anos 2000 a competir na F1. Em 2021, ele será o companheiro de Pierre Gasly na AlphaTauri. No entanto, você sabia que o japonês de 20 anos - que tinha 10 meses quando Fernando Alonso e Kimi Räikkönen estrearam na categoria - não faz parte do ranking que elaboramos? Pois é... Tsunoda não entra na lista dos 11 pilotos mais novos da história da Fórmula 1.
De todos eles, apenas três venceram um grande prêmio. Dos 11, dois conquistaram o tão sonhado título mundial. Ah! Também tem um cara que sequer tinha idade para tirar a carteira de habilitação. Quer saber quem é? Dê uma conferida então, abaixo, na lista dos pilotos mais novos da história da Fórmula 1.
O tetracampeão estreou na Fórmula 1 pela BMW Sauber, no grande prêmio dos Estados Unidos de 2007. Ele substituiu o polonês Robert Kubica, que ficou incapacitado de correr após batida no GP do Canadá. Vettel terminou a prova em oitavo. No mesmo ano, a Red Bull, "dona do passe" do alemão, o colocou no lugar do americano Scott Speed na Toro Rosso. O resto é história.
O neozelandês e o russo tinham exatamente a mesma idade quando disputaram seus primeiros GPs na categoria. Amon estreou na Bélgica, em Spa, em 1963. Já Kvyat iniciou sua caminhada na F1 em 2014, pela Toro Rosso.
Chris Amon viveu seu melhor momento na Fórmula 1 como piloto da Ferrari e da March. Entre 1963 e 1976, ele conquistou 11 pódios. Daniil Kvyat, por outro lado, teve carreira mais modesta. Teve chance de ouro na Red Bull em 2015, ao substituir Sebastian Vettel, mas não obteve bons resultados. O russo voltou para a Toro Rosso (atual AlphaTauri), onde teve alguns anos medíocres. Para 2021, perdeu sua vaga para Yuki Tsunoda.
O argentino não foi um piloto brilhante na base, mas até que não fez feio na Fórmula 1. Ao volante de uma Minardi, chegou a terminar o GP de San Marino de 1998, ano da estreia, numa honrosa oitava colocação. Infelizmente, no fim daquela mesma temporada, um acidente no GP do Japão abreviou a carreira do piloto na categoria.
Depois disso, Tuero participou de outras competições - como a Stock Car. No entanto, os resultados não foram lá tão bons. O argentino se aposentou em 2016, após temporada da Súper TC 2000.
Fernando Alonso era um bebê quando disputou seu primeiro grande prêmio de Fórmula 1, em 2001, na Austrália. Com o fraquíssimo PS01 da Minardi, ele terminou a corrida em 12º. Na temporada, o espanhol teve desempenho muito superior ao do brasileiro Tarso Marques e ao do malaio Alex Yoong, seus companheiros de equipe.
Em 2002, Alonso foi piloto de testes da Renault e, no ano seguinte, assumiu o posto de titular. De lá para cá, foram 32 vitórias e dois títulos mundiais. O espanhol volta ao circo, para a nossa alegria, em 2021, pela Alpine.
Um fenômeno das pistas, Ricardo Rodríguez ganhou inúmeras competições antes de estrear na Fórmula 1, pela Ferrari, no grande prêmio da Itália de 1961. No ano seguinte, se tornou o piloto mais novo a figurar na primeira fila de uma corrida - recorde que só seria quebrado em 2016, pelo primeiro da nossa lista.
Rodríguez também foi o mais jovem a pontuar na F1, depois de conquistar um quarto lugar no GP da Bélgica. Só em 2000, em Interlagos, Jenson Button bateria essa marca. Muito por conta disso, o prodígio mexicano sempre é listado como um dos maiores pilotos que nunca conquistaram um título mundial.
Ricardo Rodríguez, infelizmente, sofreu acidente fatal em um teste pela Lotus em 1962. Anos depois, Pedro, seu irmão mais velho, teria o mesmo destino. Os dois dão nome ao autódromo Hermanos Rodríguez, que sedia o GP do México.
Mike Thackwell é mais um neozelandês na nossa lista de pilotos mais novos da história da Fórmula 1. Ele fez sua estreia na categoria no GP do Canadá de 1980, pela Tyrrell. No entanto, só completaria uma volta daquela prova, que teve uma bandeira vermelha. Na relargada, a equipe optou por colocar no carro o francês Jean-Pierre Jarier.
Campeão da Fórmula 3 Inglesa em 2008, o promissor espanhol estreou já no ano seguinte na Fórmula 1. Integrante do Red Bull Junior Team, ele disputou parte da temporada 2009 pela Toro Rosso. Alguersuari perderia sua vaga no time em 2012, substituído pelo francês Jean-Eric Vérgne.
O espanhol teria ainda passagens pela ADAC GT Masters e pela Fórmula E. Ele também chegou a correr uma etapa da Stock Car, em 2015. Alguersuari se aposentou no mesmo ano. Hoje, dá pinta de DJ.
O britânico teve uma vitoriosa carreira na base até chegar ao posto de titular da McLaren em 2019, no lugar do belga Stoffel Vandoorne. A primeira temporada de Norris na categoria foi um tanto inconsistente, mas seu segundo ano foi bem melhor. O "rei dos memes" conquistou um pódio na Áustria e, ao lado de Carlos Sainz, ajudou o time de Woking a terminar o campeonato de construtores em terceiro.
O canadense foi alvo de muitas críticas nos seus primeiros anos de Fórmula 1. Filho do bilionário Lawrence Stroll, Lance estreou na categoria em 2017, pela Williams. Embora tenha conquistado um pódio no grande prêmio do Azerbaijão, teve uma temporada de altos e baixos.
No ano seguinte, o jovem se mudou para a Racing Point, equipe cujo proprietário é o seu pai. Depois de um 2019 difícil, teve um 2020 razoável, com pódios na Itália e em Sakhir. Em 2021, Lance terá como companheiro Sebastian Vettel.
O fenômeno holandês encabeça nossa lista de pilotos mais novos da história da Fórmula 1. Ele estreou na categoria aos 17 aninhos, no GP da Austrália de 2015, pela Toro Rosso. Max é dono de inúmeros recordes na F1. Ele é o mais novo a vencer um grande prêmio, a ganhar dez GPs, a conquistar um pódio, a liderar uma corrida, a anotar pontos e a fazer uma volta mais rápida.
Verstappen é tão precoce, mas tão precoce, que estreou na F1 antes de ter idade mínima para tirar a carteira de motorista. Por causa disso, a FIA foi muito criticada e teve de tornar mais rigoroso o processo de entrada dos pilotos na Fórmula 1. Max, contudo, não está nem aí. Ele começará a temporada 2021 com 23 anos de idade e muita lenha para queimar. O céu é o limite para o garoto.



Email enviado com sucesso!