Faz anos que a indústria automobilística chinesa trocou as cópias descaradas de modelos de marcas globais por carros com uma identidade de estilo própria, marcada pelas linhas externas aerodinâmicas e pelos interiores recheados de tela.
E, com isso, muitos carros chineses atuais são bem parecidos entre si. Seria possível, por exemplo, trocar logotipos entre eles que muita gente aqui do ocidente certamente não notaria a diferença.
E digo mais: aposto que até mesmo os chineses menos entendidos devem se enrolar na hora de pedir um carro de aplicativo, tamanha a semelhança entre os diversos modelos das várias marcas locais.
Mas há projetos da indústria local que conseguem chamar bastante a atenção pelo visual. Confira alguns carros do Salão de Xangai que se enquadram entre os chineses com desenho fora do padrão local.
Confesso para vocês que o visual do Aion V não me cativou. Esse SUV médio elétrico é cheio de referencias visuais europeias, e o resultado é esse que você vê nas foto. Original, mas não necessariamente harmonioso.
Duvida? Pois existem chances de você conhecer esse carro de perto sem sair do Brasil, já que o modelo é um dos cotados pela GAC para o nosso mercado.
Pode até não ser um carro tão belo assim, mas originalidade não falta ao Hongqi Guoli, que compensa as linhas exóticas com muitíssimo luxo e mecânica V8.
Com quase 6 metros de comprimento, o sedã retrô tem linhas fortemente inspiradas pelo Hongqi CA770, que foi um dos primeiros automóveis feitos na China. É impossível ser mais original que isso.
A MG, a famosa Morris Garages, deixou de ser britânica há alguns anos para se tornar tão chinesa quanto um Panda. Mas essa analogia não casa muito bem com o esportivo Cyberster.
Com linhas agressivas e até mesmo portas de abertura vertical, esse roadster tem linhas originais e pegada de carro europeu. O conjunto mecânico também não faz feio: são quatro motores e até 544 cv de potência.
Apesar de ser um carro de uma marca sueca, a Volvo EM90 é um produto pensado para o mercado chinês e baseado na van Zeekr 009.
Por isso mesmo, o visual exterior da Volvo EM90 está em sintonia com os de outros carros da gama normal da marca. Pelo menos por fora, já que a cabine o é tipicamente chinesa.
Nem parece, mas o Yangwang U9 é produzido pela BYD. Aquela mesmo de modelos racionais, como o subcompacto Dolphin Mini. Mas aqui o negócio é desempenho em estado puro.
Apesar do visual externo e interno refletir a pegada de outros supercarros europeus, ainda tem linhas bem originais para o padrão da China. Além de um conjunto motriz com quatro motores e 1.300 cv de potência.