Naquele momento, o tempo que um carro levava para chegar até essa velocidade não importava tanto. De lá para cá, contudo, a marca foi atingida sempre mais e mais rapidamente, transformando o tal "0 a 100" em um dos parâmetros para definir o quão potente um carro é - e um forte instrumento de marketing.
Um grupo seleto de modelos — formado quase exclusivamente por hipercarros — pode se gabar de chegar ao terceiro dígito do velocímetro em menos de 3 segundos. A lista tem carros a combustão, híbridos e modelos 100% elétricos, que costumam ter aceleração excepcional, graças à entrega imediata de torque.
Confira os cinco carros capazes de chegar aos 100 km/h em menos de 3 segundos.
1 - Pininfarina Battista: 1,8s
O elétrico Pininfarina Battista é um desses modelos cujos números assustam. Apresentado ao público em 2019, foi produzido por um grupo, no mínimo, inspirado de engenheiros que vieram de outras marcas como Bugatti, Ferrari, Lamborghini, Pagani e McLaren para a fábrica italiana.O resultado da união foi um modelo com quatro motores elétricos, que entregam a absurda potência máxima de 1.900 cavalos e o inacreditável torque de 234,5 kgf.m. A força proporciona uma aceleração de zero a 100 km/h em apenas 1,8 segundo - e, de quebra, um 0 a 300 km/h em menos de 12 segundos. Vale destacar que a autonomia com uma carga de bateria do modelo é de 500 quilômetros. Isso se o motorista controlar o pé na hora de acelerar, o que deve ser bem difícil.
2 - Koenigsegg Gemera: 1,9 s
Um décimo de segundo mais lento, quase o equivalente a um piscar de olhos, aparece o Koenigsegg Gemera. Híbrido, o hipercarro da marca sueca chega a marca dos 100 km/h com 1,9 segundo.Para atingir esse feito, o modelo, capaz de levar até quatro passageiros — algo incomum para carros desse perfil —, tem sob o chassi um conjunto motriz formado por quatro motores. O propulsor a combustão é um 2.0 biturbo de 600 cv, que trabalha em parceria com três unidades elétricas, uma para o eixo traseiro e duas para as rodas dianteiras.
Juntos, os quatro motores geram 1.723 cv de potência total e absurdos 356,8 kgf.m de torque bruto. A máxima anunciada pela marca sueca para hipercarro é de estonteantes 400 km/h.
3 - Rimac Nevera: 1,97 s
Segundo exemplar 100% elétrico da lista, o Nevera também chega aos 100 km/h em menos de 2 segundos. Produzido pela fabricante croata Rimac, o hipercarro é equipado com quatro motores (um para cada roda), que juntos rendem (na falta de outro adjetivo) assustadores 1.914 cv.Tal potência permite ao Nevera alcançar a velocidade máxima de impressionantes 412 km/h, com a marca dos 0 a 100 km/h feita em apenas 1,97 segundo. E para chegar aos 300 km/h a partir da inércia, são apenas 3,9 segundos. Batizado com o nome de uma tempestade, o hipercarro pode rodar por até 547 quilômetros com apenas uma carga completa.
4 - Tesla Model S Plaid: 2,1 s
A Tesla não brinca em serviço quando o assunto é desempenho e, por isso, um dos seus carros elétricos aparece aqui nessa lista. Com lugares para quatro pessoas, o Model S Plaid é o carro mais rápido da marca, podendo chegar aos 100 km/h em apenas 2,1 segundos - além de atingir a máxima de 322 km/h.O conjunto mecânico do carro combina tem três motores elétricos, que juntos produzem 1.034 cv de potência e 145,2 kgf.m de torque. Assim como nos demais elétricos, a autonomia do sedã supera os 500 quilômetros - pode chegar aos 634 quilômetros.
5 - Bugatti Bolide: 2,17
O Bugatti Bolide é o único modelo da lista pensado exclusivamente para as pistas e também o único com motorização a combustão. A máquina insana tem sob o capô um motor W16 8.0 quadriturbo, que rende 1.850 cv de potência e 188,65 kgf.m de torque.Graças à mecânica e também à sua aerodinâmica, o hipercarro da Bugatti é capaz de chegar aos 100 km/h em apenas 2,17 segundos. O modelo é baseado na plataforma do Chiron, do qual também pega emprestado o motor W16 (cuja origem, para quem não lembra, é.. Volkswagen!).
Comentários