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5 carros que quebraram tradições de suas marcas

Modelos chegaram com inovações e contrariaram as características históricas de alguns fabricantes

por Renan Rodrigues

Algumas marcas ficam muito conhecidas por seguir determinadas tradições. Inclusive, isso se torna até parte do que a marca é e de como os fãs enxergam aqueles carros. Só que, às vezes, é preciso romper com isso em nome do lucro.

De olho nisso, o WM1 separou uma lista com cinco carros que romperam tradições e acabaram inovando dentro das marcas. Alguns deram muito certo, enquanto outros fracassaram e só trouxeram dores de cabeça. Confira abaixo.

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Porsche Cayenne

O primeiro SUV da Porsche já passou por aqui em outra lista: a de modelos que salvaram montadoras da falência. Além disso, o Cayenne também foi pioneiro dentro do fabricante. O sucesso foi tamanho que ainda gerou o Macan. Apesar das críticas ao visual quando foi lançado, a dinâmica, que manteve certa esportividade da marca, foi elogiada.


Aston Martin Cygnet

A Aston Martin é uma marca de belos sedãs e cupês, certo? Recentemente entrou para o mundo dos SUVs, mas isso já era esperado, visto que todos os concorrentes também têm modelos desse tipo. Só que a grande inovação veio com o primeiro subcompacto de luxo.

Apesar de querer lucrar, o Cygnet foi criado para cumprir a legislação ambiental e melhorar a média de consumo e emissão de poluentes da marca. O compacto era baseado no Toyota iQ, porém ficou em linha apenas dois anos e foi duramente criticado durante sua (curta) vida.


Lamborghini LM002

Muito antes de existir um primeiro rabisco sobre o Urus, a Lamborghini já tinha um SUV (ou picape?). O LM002 nasceu graças a um projeto militar fracassado e foi alterado para atender aos ricaços do Oriente Médio. Com tração integral e motor V12 de 375 do Countach, era uma verdadeira extravagância dos anos 1980.


Alfa Romeo Stelvio

Alfa Romeo sempre foi sinal de esportividade e dirigibilidade acima da média. Características que não combinam tanto assim com um SUV, certo? Bom, para se desvencilhar da Fiat, a empresa lacrou o Stelvio. Apesar da ira dos puristas, tem cumprido seu papel e garantido maior rentabilidade aos italianos.


BMW Série 2 Active Tourer

BMW que é BMW tem tração traseira, né? Bom, não mais. O Série 2 Active Tourer, que alem de tudo é uma minivan, trouxe a tração dianteira para a empresa. Segundo a BMW, isso aconteceu pois 80% dos donos de Série 1 não sabem qual eixo traciona o carro. Assim, logo depois a empresa lançou X1 e a nova geração do Série 1 com tração na frente.

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