5 conversíveis VW feitos para rolés presidenciais

Conheça os modelos modificados pela marca exclusivamente para transportar os mandatários da política brasileira

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. 5 conversíveis VW feitos para rolés presidenciais
Lucas Cardoso
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Volkswagen se acostumou a preparar versões exclusivas para visitas presidenciais. Nesta semana, vimos que o Virtus foi o escolhido da vez para viver sob uma carroceria que dificilmente fará parte da sua gama de configurações - uma pena, porque ficou legal! Mas você sabe quais outros quatro carros da marca já foram produzidos com essa mesma finalidade?

A lista não é tão surpreendente, até porque dois representantes dela são versões de um velho conhecido do público brasileiro. Ainda assim, é interessante ver esses carros tradicionais em uma proposta tão distinta da natural.

Confira a lista dos modelos VW feitos para visitas presidenciais:

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Carros Presidenciais F1 Divulgação Ricardo Stuckert Presidência Da República

O presidente Juscelino Kubistchek a bordo do Fusca conversível, em 1959

Em 1959, o presidente Juscelino Kubitschek fez a sua primeira visita à recém-inaugurada fábrica de Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP) - mesmo local da última visita, feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na semana passada, quando o Virtus foi usado . No passeio pela planta, Juscelino foi transportado por uma versão conversível do Fusca.

A visita de Kubitschek marcava o início da produção "nacional" do Fusca, que passou a ter, a partir daquele momento, 54% das peças produzidas por aqui. O conjunto mecânico padrão daquela época tinha motor quatro cilindros aspirado 1.2 litro, que rendia 36 cv, com tração traseira e transmissão de quatro marchas.

Na volta do Fusca, o então presidente Itamar Franco desfilou a bordo do modelo conversível
Crédito: Divulgação
toggle button

Fusca "Itamar" - 1993

Demorou mais 34 anos para que a Volkswagen voltasse a modificar um de seus carros para uma visita presidencial. Foi em 1993, para celebrar a retomada da produção do Fusca. O modelo novamente se transformou num conversível, desta vez para transportar o presidente Itamar Franco.

O político participou da reinauguração da linha de montagem do Fusca, também na fábrica de Anchieta. A versão que serviu de base para o modelo sem capota foi a 1.600, que tinha motor boxer 1.6 litro de 58,7 cv transmissão manual de quatro marchas.

O Polo Sedan tinha acabado de ser lançado no Brasil quando ganhou a versão "presidencial"
Crédito: Divulgação
toggle button

Polo Sedan - 2003

O Polo Sedan acabava de chegar ao mercado e, logo no seu primeiro ano de vendas, foi o modelo escolhido para dar vida ao novo conversível presidencial.

O quatro portas modificado pelos engenheiros da VW era baseado na versão mais completa do sedã, que usava motor EA113 2.0 a gasolina, de 116 cv, com câmbio de cinco marchas e tração dianteira.

A visita de Luiz Inácio Lula da Silva, em seu primeiro mandato, aconteceu também na fábrica de Anchieta, e seguiu o mesmo trajeto percorrido na visita mais recente.

O Fox Cabriolet percorreu o mesmo trajeto feito pelo Virtus na fábrica de Anchieta
Crédito: Divulgação/Ricardo Stuckert/Presidência da República
toggle button

Fox - 2005

Dois anos depois, a Volkswagen escolhia o Fox, outro carro recém-lançado, para dar vida ao conversível que transportaria um presidente. O modelo cabriolet tinha algumas peculiaridades, como o para-brisa reduzido e os dois bancos traseiros elevados. Assim como no Virtus atual, o modelo também adicionava uma barra de apoio para que os ocupantes.

A versão conversível do Virtus usada pelo presidente tem motor turbo de 150 cv
Crédito: Divulgação
toggle button

Virtus - 2024

O último da lista foi o Virtus. Assim como o Fox, o modelo não perdeu apenas o teto, mas passou por uma série de mudanças para garantir mais conforto na segunda fileira e a segurança do presidente no trajeto pela fábrica de Anchieta.

Dentre as mudanças, o modelo teve o tanque de combustível reduzido e deslocado para ampliar o assoalho do banco traseiro, além de ter recebido a barra de suporte na coluna "B". A versão usada como base é uma mescla da Highline e Exclusive, com motor turbo TSI 250 1.4 litro, de 150 cv.

Mesmo destino

Apesar da distância entre suas criações, todas as versões citadas aqui tiveram o mesmo destino: o museu da Volkswagen, na fábrica de Anchieta. Nenhuma das unidades chegou a se transformar, de fato, em uma versão de produção.

Comentários
Wid badge