Quando o assunto é utilitário esportivo, muitos pensam em espaço, conforto e tecnologia. Mas e se eu te dissesse que o SUV mais barato do Brasil pode ser uma escolha mais interessante do que você imagina? Ou, dependendo do que você procura, talvez nem tanto.
Atualmente, o SUV mais barato do Brasil é o Citroën Basalt na versão Feel 1.0 manual.
Listamos cinco fatos sobre o modelo que podem te ajudar a decidir se ele é ou não a melhor opção para você.
SUV barato já é algo que chama atenção, mas o que poucos sabem é que ele pode custar menos que alguns hatches compactos.
Oficialmente, seu preço é de R$ 100.990, mas, dependendo do estoque da montadora, é possível comprá-lo por R$ 92.990. Para efeito de comparação, o Volkswagen Polo parte de R$ 95.790, enquanto o Chevrolet Onix tem preço inicial de R$ 93.770. Ou seja, é um SUV que briga diretamente com os hatches populares.
Quem diria que o SUV mais barato do Brasil teria um porta-malas maior que o de um modelo bem mais caro e sofisticado? Pois é, são 490 litros de capacidade, superando os 476 litros do Jeep Compass. Isso significa que ele pode ser uma opção bem interessante para quem precisa de espaço para bagagens sem gastar muito mais em um SUV médio.
Se você quer um SUV, mas não abre mão da economia de combustível, essa pode ser uma escolha certeira. Segundo o Inmetro, ele faz 13,2 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada com gasolina. Já com etanol, os números são de 9,2 km/l e 10,1 km/l, respectivamente. Ou seja, é uma das opções mais eficientes para quem quer fugir das idas frequentes ao posto de combustível.
Agora, nem tudo são flores. O motor 1.0 Firefly de 75 cv com etanol (ou 71 cv com gasolina) não é exatamente um primor de desempenho.
A aceleração de zero a 100 km/h é feita em longos 16,4 segundos com gasolina e 15,2 segundos com etanol, e a velocidade máxima é de 154 km/h (gasolina) e 157 km/h (etanol). No dia a dia urbano, dá para levar, mas se você pretende pegar muita estrada, pode ser um fator a se considerar.
Mesmo sendo um SUV de entrada, ele tem um pacote de tecnologia bem interessante. O modelo tem painel de instrumentos digital colorido de sete polegadas e uma central multimídia Citroën Connect Touchscreen de 10,25 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio.
Ele também conta com trio elétrico, rodas de liga leve de 16 polegadas, DRL em LED, câmera de ré e sistema de som com seis alto-falantes. Ou seja, se comparado a outros SUVs baratos e até mesmo a alguns hatches da mesma faixa de preço, ele sai na frente quando o assunto é tecnologia embarcada.
O SUV mais barato do Brasil tem pontos fortes e fracos, e a escolha vai depender do seu perfil. Se você quer um carro econômico, espaçoso e bem equipado, ele pode ser uma excelente opção. Agora, se você busca um SUV com mais fôlego para estrada, talvez seja melhor considerar outras alternativas. No fim das contas, o segredo é pesar o que realmente importa para você!
Ao receber você aceita e concorda com o uso de seus dados para receber comunicações e outras finalidades descritas na nossa politica de privacidade