5 jipões modernos com visual inspirado no passado

Apesar da tecnologia embarcada, esses modelos apostam no DNA visual dos antepassados para manter o legado de valentia

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. 5 jipões modernos com visual inspirado no passado
Guilherme Silva
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O primeiro Jeep foi criado há 80 anos para servir o Exército dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial (1940-1945). O então veículo militar fez tanto sucesso a ponto de ganhar versões civis para o uso em locais de difícil acesso. Nas décadas seguintes, outras marcas também criaram os seus jipes para as mais variadas utilizações.

Se antigamente os jipes eram apenas veículo voltados ao trabalho, hoje eles possuem variantes modernas com mais proposta urbana, embora sejam equipados com recursos para enfrentar terrenos acidentados.

E o visual desses modelos é um dos principais apelos que os fabricantes usam para atrair consumidores que buscam um veículo com uma aparência mais robusta – mesmo que seja para utilizá-los apenas na cidade. Por isso, algumas marcas se inspiram no DNA dos jipes do passado para dar um toque de nostalgia e de valentia aos seus novos utilitários.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Confira cinco jipões modernos inspirados em modelos antigos:

1 – Jeep Wrangler

Jeep Wrangler 2018 1280 70
Antigo Jeep Willys entre versões do novo Jeep Wrangler
Crédito: Divulgação
toggle button

O Wrangler foi lançado nos Estados Unidos em 1986 com visual claramente inspirado no CJ (abreviação em inglês para Jeep civil) produzido pela Willys e a American Motors Corporation entre as décadas de 1940 e 1980. Atualmente, o Wrangler está em sua quarta geração, equipada com motorizações turbo (a gasolina e a diesel) e até mesmo híbrida, além de diversos recursos eletrônicos voltados para o uso em trilhas.

2 – Ford Bronco

Ford Bronco 2 Door 2021 1600 0f
Ford Bronco
Crédito: Divulgação
toggle button

O Bronco apresentado nos Estados Unidos no final de 2020 é uma releitura moderna do utilitário comercializado pela Ford entre 1966 e 1986. Desde sempre o jipão é construído sobre um chassi de longarinas e com tração 4x4, no entanto, o modelo atual conta com recursos eletrônicos para o uso no fora-de-estrada.

O Bronco de quinta geração (1991-1996) ganhou destaque, em 1995, ao protagonizar a famosa fuga do ator e ex-jogador de futebol americano O.J. Simpson, acusado do homicídio de sua ex-esposa e seu amigo.

3 – Land Rover Defender

Novo Defender 90 à frente do primeiro Land Rover
Crédito: Divulgação
toggle button

O Defender pode ser considerado o Jeep dos ingleses. O primeiro modelo foi lançado em 1948 com uma proposta de ser um veículo simples e robusto, construído com chassi de longarinas e carroceria de alumínio, para o uso em locais de difícil acesso. Entre o começo da década de 1980 e 2012, a Land Rover fabricou o Defender como uma variante mais moderna do seu primeiro jipe.

A nova geração do Defender foi apresentada em 2020 com visual inspirado no modelo antigo. Nesta releitura moderna, o jipe passou a ser construído com estrutura monobloco de aço e alumínio. As motorizações Ingenium e o sofisticado sistema de tração 4x4 Terrain Response II são os mesmos dos SUVs da linha Range Rover.

4 – Toyota FJ Cruiser

Toyota FJ Cruiser tem visual inspirado no antigo Bandeirante
Crédito: Divulgação
toggle button

O Toyota FJ Cruiser foi lançado em 2006 com visual retrô inspirado no clássico Land Cruiser, produzido no Brasil com o nome Bandeirante entre 1968 e 2001. O jipão ainda é produzido no Japão para ser exportado para o Oriente Médio, onde o seu motor V6 a gasolina de 260 cv, combinado ao câmbio automático de cinco marchas e tração 4x4, ainda se mostra muito valente para enfrentar as dunas dos desertos. O FJ Cruiser chegou a ser comercializado no Brasil por importadores independentes.

5 – Mercedes-Benz Classe G

Mercedes Benz Classe G mantém visual quadrado desde o final da década de 1970
Crédito: Divulgação
toggle button

Inicialmente criado para o uso militar, o Classe G ganhou a sua primeira versão civil em 1979. Após diversas atualizações, até hoje ele mantém o visual quadradão do primeiro modelo. Atualmente, o Classe G faz sucesso entre os SUVs de luxo com a sua versão G63 AMG equipada com motor V8 biturbo a gasolina de 585 cv. Em 2013, a Mercedes-Benz chegou a criar uma versão picape com seis rodas e tração 6x6 para ser comercializada aos excêntricos clientes do Oriente Médio.

Comentários