5 modelos comuns que viraram carros de nicho

De populares a raridades nas ruas: confira cinco automóveis que hoje são comprados apenas pelos fãs mais apaixonados

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Evandro Enoshita
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Você sabe o que são os carros de nicho? Essa expressão é usada normalmente para definir modelos de automóveis criados para atender a um público bem específico e limitado.

Mas enquanto alguns veículos nasceram assim, outros se tornaram produtos voltados para um público mais restrito. Isso por conta do planejamento dos próprios fabricantes ou,  até mesmo, pelas mudanças de preferência do dinâmico mercado brasileiro de automóveis.

Confira a seguir cinco carros comuns que viraram modelos de nicho de maneira involuntária. Ou será que não?

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O Civic é um belíssimo carro, mas encareceu bastante na 11ª geração e ficou restrito aos fãs mais apaixonados
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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5 modelos comuns que viraram carros de nicho

1. Chevrolet Spin

Quando eu falo em carros de nicho, não estou falando de automóveis ruins, mas de modelos que trocaram de perfil com as mudanças do mercado. Que o diga a minivan Chevrolet Spin.

O modelo estreou aqui numa época em que as minivans ainda eram sinônimo de carro familiar. Mas esse público da Spin acabou migrando para os SUVs e ficaram apenas aqueles realmente cativados pelas particularidades do modelo da Chevrolet.

Tanto que a própria marca admite que o público da Spin é muito fiel. E não faz questão nem da troca do veterano motor 1.8 8V por um propulsor mais moderno. Pelo contrário! Quer tudo do jeito que sempre foi!

A própria Chevrolet admite que o público da Spin é um dos mais fiéis do mercado brasileiro
Crédito: Divulgação/Fabio Gonzalez
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2. Honda Civic

Houve um tempo em que o Honda Civic rivalizava com o (arquirrival?) Toyota Corolla pela liderança do mercado brasileiro de sedãs médios.

Mas tudo mudou com o fim da produção nacional, a partir da 11ª geração do modelo. Agora importado, o sedã virou híbrido e encareceu bastante. É um belíssimo carro, mas que hoje só compra quem realmente é apaixonado pelo modelo.

Diria que o Civic virou um carro de nicho em dose dupla, pois o esportivo Type R - que também estreou na 11ª geração - é uma daquelas máquinas perfeitas para os fãs dos carros japoneses de alto desempenho.

O Type R é outro Civic feito para agradar aos apaixonados pelo modelo
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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3. Toyota RAV4

Em outros tempos, o Toyota RAV4 já foi um dos queridinhos do mercado brasileiro quando o assunto era SUV médio.

Mas de uns anos para cá, com a invasão dos SUVs médios híbridos chineses, o RAV4 acabou ficando esquecido do grande público. Algo que não mudou mesmo com o lançamento da esperada variação híbrida plug-in, no ano passado.

No acumulado do ano, o RAV4 teve menos de 800 unidades emplacadas. Acabou virando uma opção de híbrido para os fãs incondicionais da Toyota que querem algo mais que um Corolla Cross Hybrid.

Mesmo a chegada da versão PHEV não foi capaz de impulsionar as vendas do RAV4
Crédito: Divulgação
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4. Volkswagen Amarok

Outro modelo que acabou virando carro de nicho foi a Volkswagen Amarok. A picape média da marca alemã já encantou pela sofisticação e chegou, inclusive, a ser uma das líderes do segmento de picapes médias no Brasil.

Mas os anos passaram e o segmento mudou bastante. Já a Amarok... Mesmo com a renovação feita no ano passado, a caminhonete da Volkswagen acabou virando uma picape feita sob medida apenas para os que gostam de acelerar no asfalto.

Anda demais! Mas quem quer mais sofisticação e versatilidade já encontra produtos mais completos na concorrência.

A Amarok já foi referência em quase tudo. Agora é voltada para quem gosta de andar - rápido - na estrada
Crédito: Webmotors
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5. Volkswagen Jetta

O Volkswagen Jetta já teve uma linha bastante ampla de configurações no mercado brasileiro. Mas a preferência pelos sedãs médios caiu e a marca alemã resolveu limar boa parte da linha do modelo por aqui.

A exceção foi a versão esportiva GLI, que transformou o sedã médio em objeto de desejo para os - quase órfãos - fãs dos sedãs de alto desempenho.

E também para aqueles que buscam um Volkswagen de temperamento apimentado, mas não querem saber de um SUV um hatch. São poucos. Mas ainda estão por aí!

O Jetta GLI agora é feito sob medida para os fãs dos Volkswagen de alto desempenho
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Tags:Mercado
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