5 serviços para superesportivos que custam um 0km

Itens de manutenção de um desses carros pode ter o mesmo valor que um Pajero Sport HPE ou um Corolla

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Guilherme Silva
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Ter um superesportivo é um privilégio para poucos. Além de custarem milhões de reais (ou de dólares, de acordo com o modelo), eles também são caríssimos de manter.

Selecionamos cinco modelos para mostrar que a manutenção custa o equivalente a um bom carro zero quilômetro no Brasil.

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1 – A troca de óleo do Bugatti Veyron paga um Corolla zero km

Superlativo em todos os quesitos, o Bugatti Veyron é movido por um complexo conjunto mecânico desenvolvido para superar a barreira dos 400 km/h. O hiperesportivo é equipado com um enorme motor de 16 cilindros, sobrealimentado por quatro turbos para gerar impressionantes 1.200 cv de potência e mais de 150 kgf.m de torque.

Respeitar os intervalos de troca de óleo é fundamental para manter essa “usina de força” em perfeitas condições. O serviço, que exige mão de obra e ferramental especializados, leva dois dias para ser executado.

Para acessarem os componentes do motor, os mecânicos precisam desmontar a traseira do hiperesportivo em um procedimento demorado. Depois disso, é necessário retirar os 16 bujões do cárter para drenar 16,5 litros de óleo.

Para efeito de comparação, um motor convencional de quatro cilindros tem apenas um bujão e utiliza, em média, 4 litros de lubrificante.

A troca de óleo de um Bugatti Veyron não sai por menos de US$ 21 mil, o equivalente a R$ 121.370 na cotação atual – praticamente o valor de um Toyota Corolla XEi 2.0 flex zero quilômetro (R$ 121.690).

2 – Revisão do McLaren F1 dá para comprar um Jeep Compass

Considerado por muitos como o primeiro supercarro da história, o McLaren F1 é um ícone automotivo que exige manutenção criteriosa. Afinal, apenas 106 unidades foram produzidas entre 1993 e 1998 com o que engenharia da época tinha de mais avançado.

Uma revisão anual do McLaren F1 tem custo estimado de US$ 30 mil (cerca de R$ 173.380), sem contar o transporte do carro até a fábrica em Woking, na Inglaterra. O minucioso serviço, que demora seis semanas para ser executado, inclui as trocas de óleo do motor V12 de 636 cv e dos pneus.

Com o valor da manutenção básica do F1 é possível comprar um Jeep Compass Limited 2.0 flex novinho (R$ 162.590) e ainda sobra mais de R$ 10 mil de troco.

A revisão anual do McLaren F1 tem custo estimado de US$ 30 mil (cerca de R$ 173.380)
Crédito: mclaren f1
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3 – Freios e embreagem do Porsche Carrera GT compra uma  Pajero Sport HPE

Uma das obras-primas da Porsche, o Carrera GT precisa de apenas 3,5 segundos para atingir os 100 km/h, graças ao motor V10 de 612 cv. Como tudo o que acelera uma hora precisa parar, o superesportivo alemão é equipado com um sofisticado conjunto de freios de carbono-cerâmica, que custa US$ 30 mil (R$ 173.380 em conversão simples).

Se somarmos a troca da embreagem de cerâmica, que sai por mais US$ 25 mil (R$ 144.500), a conta final de US$ 55 mil (R$ 318 mil) é suficiente para bancar um Mitsubishi Pajero Sport HPE com opcionais (R$ 304.990).

Porsche Carrera GT usa um sofisticado conjunto de cerâmica os discos dos freios - e também na embreagem
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4 – Elevador exclusivo da Ferrari Enzo vale um Chevrolet Onix

Um dos supercarros de produção limitada da Ferrari (apenas 400 unidades), o superesportivo combina tecnologias usadas na Fórmula 1 no começo dos anos 2000 a um motor V12 de 660 cv de potência.

As concessionárias credenciadas para cuidar da manutenção das pouquíssimas Enzo espalhadas pelo mundo tiveram de adquirir um elevador desenvolvido exclusivamente para o modelo. O equipamento teve um custo de US$ 10 mil (cerca de R$ 58 mil) para cada oficina, valor até irrisório quando se trata de um carro que chega a custar alguns milhões de dólares, porém, suficiente para comprar um Chevrolet Onix LT 1.0 (R$ 58.590).

Elevador usado para fazer a manutenção da Ferrari Enzo custa US$ 10 mil (cerca de R$ 58 mil)
Crédito: divulgação
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5 – Embreagem do Lamborghini Gallardo tem preço de Volkswagen Up

O Lamborghini Gallardo já saiu de linha, mas, como todo superesportivo, ainda é um carro caro de manter. Um conjunto de embreagem do modelo, por exemplo, sai por volta de US$ 6 mil (R$ 34.675). O preço sobe para mais de US$ 9 mil (R$ 52 mil) se o proprietário optar pelo componente feito de Kevlar, material mais leve e resistente.

No caso da peça mais cara, o valor dá para comprar um Volkswagen Up MPI com motor 1.0 aspirado (R$ 51.590) zero quilômetro.

Kit de embreagem topo de linha da Lambo Gallardo custa o mesmo que um VW Up zerado
Crédito: Divulgação
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