A história de sucesso do valente Renault Logan

Modelo sai de linha depois de 17 anos de estrada, mas permanece como boa opção de sedã barato no mercado de usados

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. A história de sucesso do valente Renault Logan
Roberto Dutra
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O WM1 cumpriu o doloroso dever de informar que o Renault Logan saiu de linha no mercado brasileiro. O modelo, que ainda é ótima opção no mercado de usados para quem busca um sedã barato de comprar e de manter, teve uma trajetória de sucesso por aqui.

O carro nasceu originariamente na Romênia, como modelo da Dacia - a marca de modelos de baixo custo que pertence à Renault.

Aqui, foi lançado em 2007, com motores de quatro cilindros 1.0 16V e 1.6 16V - sempre com câmbio manual de cinco marchas. Mas já no ano seguinte ganhou uma opção 1.6 8V e em 2009 o 1.6 16V saiu de linha.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
Renault Logan 2007
O primeiro Renault Logan chegou em 2007 com pinta e jeito de carro romeno de baixo custo
Crédito: Divulgação
toggle button

A primeira reestilização veio em 2010, já como linha 2011. Foram mudanças discretas na parte externa e no interior, onde os botões dos vidros elétricos passaram do console central para as portas. Em 2011 também vieram as séries especiais Up e Avantage, esta apenas com o motor 1.0 16V.

Ainda em 2011 foi apresentada a linha 2012, que teve como principais novidades o câmbio automático de quatro marchas e a volta do motor 1.6 16V na versão Expression.

Já na linha 2013 o Logan passou por recalibragens no motor e, na sequência, a segunda geração nas versões Authentique, Expression e Dynamique.

Em 2014 foi apresentada a linha 2015 e a opção do câmbio automatizado Easy'R nas versões com motor 1.6 8V. E, também, a série especial Exclusive.

A primeira reestilização deixou o Logan Renault mais simpático, mas ainda não ficou bonito...
Crédito: Divulgação
toggle button

Uma grande virada aconteceu em 2016, quando foram introduzidos os motores SCe de três cilindros e 1.6 de quatro cilindros, e o acionamento do câmbio manual passou a ser por cabos, e não mais por varões.

Em 2017 voltou a série especial Avantage, baseada na Expression e com apenas 6 mil unidades produzidas.

Em 2019 o Logan passou por nova reestilização e, finalmente, pôde ser considerado um carro bonitinho. Além disso, ganhou opção de câmbio CVT, mais dois airbags - totalizando quatro - e nova nomenclatura, com as versões Life, Zen, Intense e Iconic.

Um dos destaques do Logan sempre foi o enorme porta-malas para 510 litros
Crédito: Divulgação
toggle button

Até o meio deste ano de 2024, o Renault Logan já havia somado mais de 430 mil unidades vendidas. O pico foi em 2014, quando 46,4 mil unidades do sedã foram emplacadas.

Mas, desde 2019, as vendas do modelo têm caído progressivamente - com exceção de 2022, quando ficaram pouco acima das de 2021 (10,3 mil contra 9,4 mil). Na média, foram 24 mil unidades anuais desde 2007.

Pontos positivos do Logan

O Logan ainda é uma boa opção para quem quer um sedã barato de comprar e de manter. Em qualquer ano/modelo os preços do carro costumam ser acessíveis.

E nas versões mais antigas, com os motores 1.0 e 1.6 de quatro cilindros, as peças são fáceis de achar e baratas - até mesmo nas concessionárias autorizadas. Em todas, vale ressaltar, o Logan tem fama de carro robusto e que não dá problema com frequência.

Depois da segunda reestilização o Renault Logan ficou até bonito!
Crédito: Divulgação
toggle button

Outros baratos do Logan são a simplicidade - não tem vasta eletrônica embarcada -, o espaço na cabine - que leva quatro pessoas com sobras e até cinco sem apertos -, e o porta-malas enorme, que comporta 510 litros.

Ou seja, mesmo quem bota cilindro para rodar com GNV ainda dispõe de bastante espaço.

Além dos preços interessantes, as últimas linhas ainda têm a vantagem de exibir um design simpático - algo inexistente no primeiro Logan e que foi apenas melhorado discretamente na única troca de geração que o carro teve.

Pontos negativos do Logan

Nenhum carro é perfeito, e o Logan também não é. Entre os pontos negativos do modelo, podemos listar o isolamento acústico relativamente deficiente, o banco traseiro não rebatível nos carros produzidos até 2013, as articulações da tampa do porta-malas que são tipo "pescoço de ganso" (mas ainda assim sobra espaço), acabamento simples, ausência de indicador de temperatura nos modelos a partir de 2014 e os oito recalls que ele teve - que contemplaram itens como travas das válvulas do motor, parafusos de fixação do eixo traseiro e tubulação de combustível, entre outros.

O painel do Logan sempre foi simples e funcional, mas em 2014 perdeu o marcador de temperatura
Crédito: Divulgação
toggle button

Ou seja, quem comprar um Logan usado deve, obrigatoriamente, verificar se o ano/modelo em questão teve recall e se atendeu ao chamado para reparo.

Nossa dica? Prefira os ano/modelo 13/14 em diante.

Anuncie seu carro na Webmotors

Faça o anúncio do seu carro na Webmotors e seja visto por mais de 80 milhões de possíveis compradores. Somos o melhor site para você vender seu carro com rapidez, segurança e conseguir o melhor negócio.

Na Webmotors você paga apenas o anúncio, nós não cobramos uma porcentagem da venda do seu veículo. Seja para trocar de carro ou para garantir uma grana extra, aproveite e faça o seu anúncio. Clique aqui e crie seu anúncio com desconto!

Comentários