A volta do carro popular: será?

Governo anunciará medidas para aquecer indústria automotiva e impostos mais baixos estão na mira

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Roberto Dutra
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Um dia o Brasil já teve o que se chamava "carro popular". Eram modelos compactos e equipados com motor de até 1.0 litro, que tinham Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) zerado e, por isso, eram bem mais baratos que os outros carros vendidos no país.

Mas, com o tempo, deixaram de existir. Hoje os automóveis mais baratos do país custam ali na faixa dos R$ 80 mil, e não podem ser chamados de "populares". Mas isso pode estar prestes a mudar.

Uno Mille F1
O Uno Mille foi, provavelmente, o mais bem-sucedido e famoso carro popular
Crédito: Divulgação
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É que o Governo Federal pretende anunciar medidas para aquecer a indústria automotiva brasileira. Uma destas medidas já é chamada de "IPI Verde", e reduzirá a carga tributária de modelos com baixas emissões de poluentes. A outra é o chamado "Programa Carro Sustentável", que reduzirá os impostos dos modelos de baixo custo e com motores 1.0.

Esse "Programa Carro Sustentável" prevê a redução - ou até a isenção - de IPI para carros 1.0 com potência de até 90 cv, e que tenham boa classificação em eficiência energética e baixos níveis de emissões.

Hoje, alguns modelos estariam na lista de possíveis beneficiados. caso de Fiat Mobi, Argo e Cronos, VW Polo e Tera, Chevrolet Onix e Onix Plus, Renault Kwid, Peugeot 208, Citroën C3 e Basalt e os Hyundai HB20 e HB20S.

Volkswagen Polo e Hyundai HB20 seriam modelos elegíveis no programa pensado pelo governo
Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors
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Importante ressaltar, porém, que as medidas visam automóveis com motores a combustão, e por isso nenhum elétrico seria incluído. Da mesma forma, focariam de fora os modelos com motores turbinados, os com potências superiores ao limite de 90 cv e aqueles que não atenderem a critérios de reciclabilidade e eficiência energética. O anúncio oficial das medidas deverá acontecer nos próximos dias.

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