A pandemia da covid-19 já dura quase um ano no Brasil e todo mundo já está conhece as regras mais básicas para evitar o contágio do novo coronavírus: manter o distanciamento social, usar a máscara de maneira adequada, desinfetar as superfícies de contato com álcool em gel e lavar as mãos com frequência, principalmente antes de tocar no rosto e nos olhos.
Mas há um estudo da Universidade de Brown, nos Estados Unidos, revelou que existem medidas que reduzem o risco de contágio da covid-19 ao viajar de carro, caso haja a necessidade de viajar acompanhado.
Procura um carro novo? Na Webmotors tem várias ofertas!A partir de complexas simulações computadorizadas de dinâmica de fluidos, os pesquisadores Varghese Mathai, Asimanshu Das, Jeffrey Bailey e Kenneth Breuer estudaram como os aerossóis (que podem estar contaminados com o vírus) que expelimos enquanto respiramos se movimentam dentro da cabine de um carro, bem como esses fluxos variam com as combinações de janelas abertas ou fechadas durante o trajeto.
O estudo revelou que, para dispersar esses aerossóis com maior eficiência, tudo depende de quais janelas devem ser abertas e em quais lugares os passageiros se sentam.
Um Toyota Prius foi usado nas simulações, mas os resultados se aplicam também a veículos do mesmo tamanho e tipo de carroceria (sedã). Em SUVs, picapes, vans ou carros menores, o estudo não apontou a mesma eficiência.
Na simulação, os ocupantes estavam sentados na diagonal (motorista do lado esquerdo e passageiro no lado direito do banco traseiro), como é o caso na maioria das viagens de táxi ou carros de aplicativos.
Os pesquisadores descobriram que, ao abrir as janelas opostas a cada ocupante, cria-se um fluxo de ar que pode reduzir drasticamente a quantidade de aerossóis dentro da cabine do veículo. Nesse caso, foram abertas as janelas dianteira do lado direito e a traseira do lado esquerdo.
O estudo aponta que basta abrir as janelas até a metade para que o fluxo de ar que vem de fora entre na cabine e expulse os aerossóis. Também foi detectado que a velocidade do carro também desempenha um papel fundamental, já que quase não há fluxo de ar no interior quando o veículo está rodando devagar.
De qualquer modo, a pesquisa destaca a necessidade de manter a ventilação no interior do carro, principalmente em veículos compartilhados, mas também reforça a importância dos procedimentos de higiene e distanciamento social para conter a disseminação da covid-19 .
Comentários