O canal de notícias da Webmotors

Aceleramos a Super Máquina!

Pontiac Trans Am 1982 foi personagem principal da série de TV da década de 1980

por Renato Bellote

Essa matéria é dedicada para quem foi criança na década de 80. Naquela época andávamos no porta-malas das peruas familiares, íamos à escola de bicicleta sem celulares e assistíamos algumas séries inesquecíveis na TV. Uma delas me marcou de forma especial: a Super Máquina.
 
Basicamente era a história de um cara chamado Michael Knight que resolvia os problemas de quem precisasse a bordo de KITT, o supercarro com muitos poderes e com tecnologia embarcada inimaginável no período. A super velocidade e visão de raio X eram apenas duas de suas artimanhas.
 
O carro em questão era um Pontiac Trans Am 1982, modelo épico que foi lançado no início dos anos 70. Passados mais de trinta anos fiquei frente a frente com um deles, não exatamente do mesmo ano, porém preto e cheio de mistério.
 
O carro em questão é um raro Trans Am GTA, versão mais do que especial do esportivo que trazia o motor V8 de 5,7 litros e 235 cv, além de freios a disco nas quatro rodas e diferencial de alumínio.             
 

Impressões ao volante
 
Guiar qualquer carro norte-americano é divertido, pois eles trazem muito torque, transmissão automática, em grande parte, e o ronco bem compassado do V8, borbulhando em marcha lenta nas paradas de semáforo.
 
O GTA ficou famoso também por ter sido o pace car das 500 Milhas de Indianópolis de 1989, prova vencida por Emerson Fittipaldi, que levou um deles pra casa. Em tempo, a sigla significa Gran Turismo Americano. Mas para mim é simplesmente a Super Máquina. 

Comentários

Carregar mais