Divagações à parte, veja se esse exótico carro elétrico chinês é uma opção bacana para você. Ou se é melhor partir para um concorrente.
Aion Y: 3 razões para comprar e 3 para passar
Razões para comprar
1 - Espaço interno
Com 4,54 m de comprimento, 1,87 m de largura, 1,65 m de altura e entre-eixos de 2,75 m, o Aion Y tem dimensões externas de um típico SUV médio.Por outro lado, o espaço na cabine é digno de carros bem maiores. Além da cabine alta mesmo com a presença de um teto solar panorâmico, na traseira, as portas são amplas e tem ângulo de abertura de quase 90 graus. Sobra espaço para as pernas mesmo com os assentos dianteiros totalmente recuados.
2 - Desempenho
Além do ótimo espaço interno, o Aion Y também agrada na rodagem rodoviária. O motor - de 204 cv e potência - entrega bom desempenho, ainda que sem arrancadas de perder o fôlego.Já a bateria de 63,2 kWh permite que a minivan da GAC rode até 318 quilômetros em parar para carregar. É um alcance melhor que o de boa parte dos elétricos da mesma faixa de preço.
3 - Bom de estrada
O Aion Y vai bem na rodagem urbana, mas onde essa minivan se sai bem mesmo é na rodagem rodoviária. Com um isolamento acústico eficiente, quase não se ouve ruído vindo de fora do carro mesmo em altas velocidades.E o acerto dinâmico também é outro ponto forte. Confortável, porém sem prejudicar demais o prazer ao volante. A direção é leve, mas não em excesso, enquanto a suspensão trabalha bem na maior parte dos cenários, sem deixar a carroceria inclinar mesmo em curvas mais fechadas.
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Razões para passar
1 - Porta-malas
O Aion Y é um daqueles automóveis que priorizam o espaço para os passageiros acima de tudo. Por isso mesmo, o porta-malas é relativamente pequeno para um carro desse porte. São 361 litros de capacidade. Menor até que o de alguns SUVs compactos.Pelo menos a tampa do porta-malas tem abertura elétrica e comando por sensor. Na mesma faixa de preço, um carro com bagageiro maior é o SUV híbrido plug-in BYD Song Pro GL (R$ 189.990), com 520 litros de capacidade.
2 - Funcionalidade
Quase sem botões na cabine, o Aion Y exige que o motorista precise reaprender até mesmo a usar funções básicas, como acender os faróis ou ajustar os retrovisores externos.Pelo menos há alguns atalhos para boa parte das funções na tela da central multimídia. Mas eles somem quando você espelha a tela do celular. O que pode ser feito apenas com o uso do cabo USB. Uma opção mais convencional - e intuitiva - na mesma faixa de preço é o Toyota Cross XR (R$ 188.990).
3 - Preço das revisões
O gasto com revisões pode ser um problema, mas apenas se você é daqueles que roda muito. Mais de 20 mil quilômetros por ano. É que o plano de manutenção do Aion Y prevê paradas obrigatórias a cada 10.000 quilômetros ou um ano de uso.Não que a conta seja salgada, já que é preciso desembolsar R$ 1.970 para fazer as quatro primeiras revisões. Mas em modelos como o BYD Dolphin Plus (R$ 184.800), o plano de manutenção é mais espaçado e prevê revisões a cada 20.000 quilômetros.
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