Alemão transforma Fusca em carro de R$ 3 milhões

Batizado de Milivié 1, o projeto terá produção limitada a 22 unidades - montadas sobre exemplares do clássico Volkswagen

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Alemão transforma Fusca em carro de R$ 3 milhões
Evandro Enoshita
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Já pensou em ter um Fusca clássico com visual e mecânica atualizados e amenidades eletrônicas dignas de qualquer modelo topo de linha zero-quilômetro? Esta é a proposta do Milivié 1, desenvolvido pela empresa alemã Milivié Design.

O Milivié 1 é um caso extremo de "restomod", conceito no qual um carro clássico é restaurado incorporando tecnologias atuais. Segundo a companhia, este Fusca modernoso é feito com base em exemplares selecionados do Volkswagen 1303.

Foto Abre Milivié 1
Além da retirada dos faróis e lanternas originais, o modelo perde também as calha originais do teto
Crédito: Divulgação
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Feito entre 1973 e 1975, o 1303 foi o último desenvolvimento do "besouro" na Europa e incorporava características que nunca chegaram ao carro brasileiro, como o para-brisa envolvente e a suspensão dianteira McPherson.

No caso do carro da Milivié, sobra basicamente a carroceria original. Mesmo assim bastante modificada, com a retirada dos quebra-ventos, maçanetas e calhas, além de outras alterações para garantir um perfil mais aerodinâmico - como a troca de faróis e lanternas originais por peças embutidas nos para-lamas.

A carroceria original do Fusca é bastante modificada para ficar mais aerodinâmica. Atrás, surge um aerofólio
Crédito: Divulgação
toggle button

O motor 1.3 original de 37 cv dá lugar a um bloco de 2.3 litros com dupla carburação Weber, combinado a um câmbio manual de quatro marchas ZF 4HP 22L, o mesmo do Porsche 911 Carrera 2, porém modificado para uso no "1".

Já o conjunto de suspensão ajustável é modificado com braços do tipo "duplo A" nas quatro rodas, enquanto os freios recebem discos na dianteira e traseira, com pinças de seis pistões na dianteira e quatro pistões na traseira.

O interior ganha duas telas digitais e confortos como faróis e limpadores com acionamento automático
Crédito: Divulgação
toggle button

Interior

A lista de alterações pesadas se estende também ao interior. Um dos destaques são as duas telas de alta resolução de 12,3 polegadas que concentram o quadro de instrumentos (que pode reproduzir de maneira digital o visual dos relógios analógicos do Fusca 1.200) e os controles do sistema de multimídia, que tem um som premium com nove alto-falantes.

O comprador pode encomendar ainda um pacote tecnológico com limpadores de para-brisa com acionamento automático, direção elétrica, faróis com acendimento automático, sensores de estacionamento e ar-condicionado.

Produção limitada

A Milivié diz que serão produzidas artesanalmente apenas 22 unidades do "1", com entrega do primeiro exemplar prevista para julho de 2023. Mas rodar nesse Fusca especial (e exclusivo) tem um preço bem alto: parte de 570 mil euros (cerca de R$ 3 milhões!) em sua configuração básica.

É uma soma impressionante mesmo para os padrões da Europa. Com o mesmo valor, é possível ir a uma concessionária Porsche na Alemanha e comprar nada menos que três exemplares do 911 GT3, com o seu motor boxer de seis cilindros e 510 cv. E ainda sobra dinheiro para comprar um Volkswagen Golf GTI para o dia a dia.

Comentários
Wid badge