Já pensou em ter um Fusca clássico com visual e mecânica atualizados e amenidades eletrônicas dignas de qualquer modelo topo de linha zero-quilômetro? Esta é a proposta do Milivié 1, desenvolvido pela empresa alemã Milivié Design.
O Milivié 1 é um caso extremo de "restomod", conceito no qual um carro clássico é restaurado incorporando tecnologias atuais. Segundo a companhia, este Fusca modernoso é feito com base em exemplares selecionados do Volkswagen 1303.

Feito entre 1973 e 1975, o 1303 foi o último desenvolvimento do "besouro" na Europa e incorporava características que nunca chegaram ao carro brasileiro, como o para-brisa envolvente e a suspensão dianteira McPherson.
No caso do carro da Milivié, sobra basicamente a carroceria original. Mesmo assim bastante modificada, com a retirada dos quebra-ventos, maçanetas e calhas, além de outras alterações para garantir um perfil mais aerodinâmico - como a troca de faróis e lanternas originais por peças embutidas nos para-lamas.
O motor 1.3 original de 37 cv dá lugar a um bloco de 2.3 litros com dupla carburação Weber, combinado a um câmbio manual de quatro marchas ZF 4HP 22L, o mesmo do Porsche 911 Carrera 2, porém modificado para uso no "1".
Já o conjunto de suspensão ajustável é modificado com braços do tipo "duplo A" nas quatro rodas, enquanto os freios recebem discos na dianteira e traseira, com pinças de seis pistões na dianteira e quatro pistões na traseira.
A lista de alterações pesadas se estende também ao interior. Um dos destaques são as duas telas de alta resolução de 12,3 polegadas que concentram o quadro de instrumentos (que pode reproduzir de maneira digital o visual dos relógios analógicos do Fusca 1.200) e os controles do sistema de multimídia, que tem um som premium com nove alto-falantes.
O comprador pode encomendar ainda um pacote tecnológico com limpadores de para-brisa com acionamento automático, direção elétrica, faróis com acendimento automático, sensores de estacionamento e ar-condicionado.
A Milivié diz que serão produzidas artesanalmente apenas 22 unidades do "1", com entrega do primeiro exemplar prevista para julho de 2023. Mas rodar nesse Fusca especial (e exclusivo) tem um preço bem alto: parte de 570 mil euros (cerca de R$ 3 milhões!) em sua configuração básica.
É uma soma impressionante mesmo para os padrões da Europa. Com o mesmo valor, é possível ir a uma concessionária Porsche na Alemanha e comprar nada menos que três exemplares do 911 GT3, com o seu motor boxer de seis cilindros e 510 cv. E ainda sobra dinheiro para comprar um Volkswagen Golf GTI para o dia a dia.



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