Amarok V6 2021: primeiras impressões ao volante

Picape não causa impactos aos olhos de quem vê, mas seu desempenho é de surpreender até mesmo os incrédulos

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Marcus Celestino
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Para quem olha de fora, nada mudou na Volkswagen Amarok V6 2021. Tanto que a picape sequer virou cabeças nas ruas durante nosso primeiro contato com ela. Mesmo a versão testada, a Extreme Black Style, com detalhes em preto que deixam o modelo com carinha ligeiramente invocada, pôde rodar por aí sem gerar aquela algazarra. No entanto, os olhos de pedestres e condutores se arregalavam por um outro motivo: o ímpeto da bruta.

Guiando a Amarok V6

A nova Amarok V6 faz, sim, jus ao título de picape mais potente do Brasil. Seus 258 cv, já liberados a 3.500 rpm, e seus 59 kgf.m de torque a partir de 1.400 rpm foram, por exemplo, mais do que suficientes para fazer com que arrancasse na frente de muitos veículos de menor porte que também aguardavam pela abertura do semáforo.

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Amarok V6 tem comportamento dinâmico digno da pimenta que tem
Crédito: Divulgação
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Em ambiente urbano, importante ressaltar, a picape tem pilotagem similar à de um SUV familiar, o que garante ao motorista e aos passageiros certo conforto. Cortesia da suspensão, independente com braços sobrepostos na dianteira e eixo rígido na traseira, bem acertada para ciclo urbano.

Além disso, na estrada, sua firmeza dá ao condutor tranquilidade para pisar fundo e liberar o overboost, que eleva a potência da Amarok V6 para 272 cv. As rodas aro 20'', próprias para o asfalto, também contribuem para que o modelo fique no prumo sem maiores apertos.

Ah! Quanto ao "pisar fundo" da primeira frase do parágrafo, cuidado: qualquer toquinho no pedal do acelerador faz com que o modelo saia em disparada. Nosso 0 a 100 km/h, só para você ter uma noção, ficou na casa de 8,2 segundos. Respeitável, não é?

Todavia, importante frisar, não podemos esquecer que se trata de uma picape média de 2,13 toneladas. Por isso, mesmo que ela tenha facilidade para deixar alguns bengadores comendo poeira, é bom evitar quaisquer exageros durante a tocada em ciclo rodoviário.

Overboost faz com que potência do motor chegue a 272 cv
Crédito: Divulgação
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Durante viagens mais longas, destaque para o confortável banco do motorista. Já o volante tem boa pegada e os comandos no painel estão à mão do condutor. A central multimídia, apesar de antiquada, ainda cumpre bem o seu papel.

Para fechar, a Amarok V6 ainda nada de braçada no quesito capacidade de carga. Os 1.105 kg conferem ao modelo da VW o título de melhor do segmento nesse aspecto. Ademais, a caçamba da picape média é das maiores do segmento.

Pontos negativos

Um dos pontos negativos da Amarok V6 é a datada direção hidráulica. Você vai precisar de braço para manobrar a picape. Embora seja direta na estrada, peca por ser muito pesada e dificultar bastante a vida do motorista em ambiente urbano. Mesmo com diâmetro de giro razoável para veículo desse porte, qualquer garagem de prédio pode se tornar um inferno na terra.

Outro grande problema da Amarok V6 Extreme Black Style é a lista de equipamentos, escassa para uma picape que não sai por menos de R$ 258.270. Além do sistema de direção antiquado, o modelo tem menos airbags que seus concorrentes. Faltam também piloto automático adaptativo e assistente de permanência em faixa.

O grande pecado, no entanto, fica por conta da ausência de chave presencial, partida por botão e trava elétrica na caçamba. E outra: se você quiser, por exemplo, capota marítima, terá de desembolsar mais R$ 1.170.

Interior da Volkswagen Amarok V6 Extreme com o pacote Black Style
Crédito: Divulgação
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Conclusão

Embora (ainda) não tenhamos tido tempo hábil para levar a Amarok V6 Extreme Black Style para o ambiente off-road, já deu para sacar algumas coisas nesse primeiro contato com ela. A picape média não é lá tão afeita ao barro e tem mais carinha de quem curte um bom asfalto - não à toa, as rodas são propícias para esse tipo de superfície.

Só que o público-alvo da Volkswagen também não tem perfil de quem curte exclusivamente aquela boa estrada de terra, aquele bom trabalho bruto. Nas palavras do próprio fabricante, a Amarok V6 tem como principal alvo o "agro millennial". É um grupo que curte o campo, mas vive mais ligado às tendências urbanas que qualquer outra coisa.

Se tomarmos como principal cliente essa persona definida pela VW, podemos inferir que a Amarok V6 Extreme Black Style será um sucesso. Sucesso, claro, entre esse nicho, que prefere o track day ao labor. Não deixa de ser uma boa, né?

Agora, os que quiserem uma picape voltada para o trampo pesado certamente ainda irão recorrer à Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger. Mesmo em suas versões de topo, esses modelos curtem mais um fora-de-estrada diário. Ao contrário da Amarok V6, que só vai pegar aquela terrinha quando o proprietário for fazer uma visita à fazenda de familiares ou de amigos.

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