Na real, isso é bem estranho, visto que hoje em dia as soluções de engenharia e design desenvolvidas para veículos globais têm como objetivo principal facilitar ou melhorar a qualidade de vida dos ocupantes, certo?
Quer um carro novo? Vá para nossa página de classificados
Abaixo, compilamos algumas das patentes mais estranhas de carros que encontramos no departamento de registros oficiais dos Estados Unidos. E temos um pedido a fazer: deixe sua imaginação correr solta, para que você possa entrar em lugares, digamos... confusos, por assim dizer.
Patentes estranhas de carros
1. Divisória do banco traseiro (1999)
Christian von der Heyde criou, em 1999, uma patente para projetar um dispositivo que poderia separar dois bebês no banco traseiro, cada um colocado em sua cadeira. O objetivo era impedi-los de... brigar? É o que parece pelo que vemos nas ilustrações abaixo. E olha que essa invenção poderia até se tornar útil com a pandemia do coronavírus em carros da Uber, por exemplo.2. Assimetria da lataria (2011)
No começo dessa década, o pesquisador Hangoo Kang imaginou um carro com múltiplas personalidades e um design assimétrico (?). O projetista explicou que queria dar "imaginação" e "vibração" ao design, mas pelo visto nenhum fabricante gostou da ideia. Nenhum? Dê uma pesquisada no conceito Citroën DX X-Tense, de 2018.3. Turbina de ar no teto (2012)
Há oito anos, o inventor norte-americano Peter Ripley imaginou um sistema de turbinas eólicas colocadas no teto dos carros. Esse sistema seria capaz de gerar eletricidade e carregar as baterias de um veículo elétrico em movimento, ou mesmo estacionado - desde que em um local com vento.Na verdade, é difícil imaginar uma turbina capaz de gerar eletricidade suficiente para carregar as baterias de um EV atual que se ajuste ao tamanho dos veículos de hoje (quer a prova? Olhe para o tamanho das turbinas eólicas). É por isso que já existem modelos que usam placas de energia solar para esta função.
4. Veículo dentro de outro (2014 e 2016)
É fato que o trânsito de grandes cidades pode inutilizar um automóvel na hora do rush. Por isso, alguns fabricantes, como a Ford, já pensaram até em uma espécie de monociclo motorizado que aproveita uma das rodas do carro (que você teria de desmontar) para criar um segundo veículo, a fim de chegar a tempo ao escritório ou não perder a reunião. A ideia foi criada em 2014 e reforçada em 2016.5. Capô pegajoso (2014)
O projeto de carro autônomo que o Google iniciou na última década explorou novas maneiras de permitir uma direção automatizada mais segura e conveniente, especialmente para pedestres.Só que enquanto a gigante empresa da Internet se concentra nos recursos da tecnologia em si, surgiu no projeto uma patente da Waymo: uma capa adesiva para o capô do carro, com o objetivo de, em caso de acidente com pedestre, manter a pessoa atropelada grudada na lataria. Legal?
6. Detector de buraco via satélite (2015)
Essa patente é do Google. Embora a intenção seja boa, sua implantação pode não acontecer conforme o planejado. Segundo o engenheiro, isso exigiria que os amortecedores tivessem sensores especiais que pudessem se comunicar com o sistema de navegação GPS e "tomassem nota" de onde os carros sofreram com buracos - tecnologia que ainda não existe.7. Carro mole (2015)
Ainda na questão da direção autônoma do Google/Waymo, a mesma empresa que criou a patente da fita adesiva que gruda a pessoa atropelada no capô também patenteou a ideia de criar um carro "mole" - o que, em um acidente, poderia reduzir potenciais lesões no pedestre.Segundo a proposta, a empresa fez experimentos com painéis de carroceria que poderiam ficar moles no momento da colisão, com seções que alterariam a rigidez do carro, acionadas por sensores nos freios. Que coisa louca!
8. Carro reunião (2016)
Quando uma limusine não for espaçosa o suficiente, ou mesmo se você achar que não pode mais perder tempo - afinal, tempo é dinheiro -, consulte a Ford. A marca teve a brilhante ideia de imaginar carros com salas de reuniões, em 2016.De acordo com os diagramas da patente, trata-se basicamente de um cilindro gigante com oito lugares e uma mesa de centro fixada no chassi - uma bizarrice que lembra muito aquelas rodas giratórias de parques de diversão. Não ficou claro onde ficaria o motorista, por isso a gente supõe que falamos de um carro com direção autônoma.
9. Carro trólebus (2016)
Enquanto as circunstâncias ambientais forçam todos os fabricantes a mudar para carros com propulsão elétrica, algumas montadoras protegeram seus interesses com patentes de sistemas alternativos para alimentar veículo particulares, como a Honda.Nessa ideia, a marca imagina um sistema de braço mecânico que poderia ser conectado fisicamente a uma fonte de energia elétrica. Um modo de não se preocupar com a autonomia restrita das baterias - como fazem alguns ônibus, que são conhecidos como trólebus. Agora, só de pensar na infraestrutura necessária, já dá para concluir que essa patente não foi adiante.
10. Carro telescópico (2016)
A redução do coeficiente aerodinâmico de um automóvel é uma das áreas onde os fabricantes têm um amplo campo de ação para reduzir o consumo de combustível e, claro, emissões de poluentes.Com isso em mente, a Toyota desenvolveu uma patente na qual descreve a ideia de um carro com uma carroceria telescópica, que seria estendida para melhorar a eficiência - mas que poderia entrar em colapso se não fosse necessário ter de estacionar. Além disso, os desenhos são, digamos... nada bonitos.
11. Supermercado no porta-malas (2017)
Com o passar do tempo, foi possível notar que os carros novos aumentaram de tamanho, razão pela qual é cada vez mais comum encontrar SUVs enormes com tanto espaço interno e porta-malas gigantes. Acredite, uma hora isso poderá se tornar inconveniente.Agora, imagine você ir ao mercado e os produtos que você colocar primeiro no bagageiro ficarem muito longe para pegar de volta. Se curvar para recuperá-los pode ser constrangedor... Por isso a Ford teve a ideia de patentear um sistema elétrico de correia transportadora, como uma esteira de caixa de supermercado, que poderia trazer suas compras sem que você precise fazer esforço.
12. Dispensador interno de gás lacrimogêneo (2017)
O interior dos carros atualmente pode se tornar um refúgio de paz que nos mantêm protegidos do exterior caótico de nossas cidades, e a Toyota sabe disso. Foi por isso que, há três anos, a empresa patenteou um sistema dispensador de fragrâncias que pode ser operado remotamente.Embora não seja novidade ter sistemas de aromaterapia a bordo, o curioso da ideia da empresa japonesa é que essa versão poderia ser configurada por aplicativo para borrifar até gás lacrimogêneo, caso um ladrão decida roubar e levar seu carro. Que coisa! A ideia fecha a nossa lista de patentes estranhas para carros.
Comentários