As marcas que mais cresceram no 1º semestre do ano

Confira quais foram as fabricantes que registraram os aumentos mais expressivos nas vendas no Brasil, em 2022

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Evandro Enoshita
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A crise dos semicondutores combinada a fatores como a piora nos indicadores econômicos cobrou a sua conta do mercado brasileiro de automóveis, que segundo a Fenabrave fechou o primeiro semestre de 2022 com 851.444 carros de passeio e comerciais leves emplacados. Foi uma retração de 15,4% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Mas nem tudo é notícia ruim em se tratando de fabricantes de veículos. Algumas marcas registraram desempenhos impressionantes e conseguiram ganhar participação de mercado mesmo neste cenário de crise.

Confira a seguir os cinco fabricantes de automóveis que mais cresceram ao longo de 2022 no Brasil:

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Peugeot 208 1 (18)
Peugeot 208: versões com o novo motor 1.0 impulsionaram a procura pelo hatch argentino no Brasil
Crédito: Divulgação
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Peugeot

A criação da Stellantis, o grupo empresarial formado pela união de Peugeot e Citroën (PSA Group) e Fiat Chrysler Automóveis (FCA), representou uma verdadeira reviravolta para essas marcas francesas no Brasil. Se no primeiro semestre de 2021 a marca do leão emplacou apenas 11.966 automóveis, nos primeiros seis meses de 2022 esse volume foi de 21.686 veículos registrados: um crescimento de 81,2%.

O grande responsável por esse desempenho foi o compacto Peugeot 208, que somou 15.081 licenciamentos no período, ante as 6.052 unidades do primeiro semestre de 2021. Segundo a Stellantis, boa parte deste resultado é reflexo do sucesso das novas versões 1.0 do hatch, que representaram 35% do resultado total do modelo.

 

 

Citroën C4 Cactus: aumento da procura pelo SUV impulsionou crescimento da marca no Brasil em 2022
Crédito: Divulgação
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Citroën

Seguindo na mesma tocada da sua marca irmã, a Citroën também teve motivos para comemorar os resultados do primeiro semestre de 2022. Foram emplacados 12.266 carros no Brasil, um crescimento de 34% na comparação com o mesmo período de 2021, quando a marca somou 9.154 vendas.

Segundo a Stellantis, o modelo que mais ganhou mercado no período foi o SUV C4 Cactus. O modelo produzido em Porto Real (RJ) somou 10.618 emplacamentos, volume 45% superior ao do mesmo semestre de 2021. Para a segunda metade do ano, a grande aposta da Citroën é o novo C3.

 

 

O Caoa Chery Tiggo 3x durou pouco, mas sozinho somou 3.412 unidades no primeiro semestre do ano
Crédito: Divulgação
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Caoa Chery

Até então com uma presença apagada entre os fabricantes brasileiros, a realidade da chinesa Chery mudou a partir de 2018, quando o controle da operação industrial no Brasil foi assumido pela Caoa. A partir da formação da Caoa Chery, a marca começou a ganhar espaço por aqui e fechou o primeiro semestre de 2022 com 18.822 emplacamentos. Foi um avanço de 22,8% na comparação com os 15.324 automóveis do mesmo período do ano anterior.

Os principais responsáveis por este resultado positivo foram o SUV médio Tiggo 7, que no final do ano passado foi atualizado com o lançamento da versão Pro, e o compacto Tiggo 3x, que apesar do bom volume de 3.412 unidades emplacadas ao longo do semestre teve a produção interrompida em maio com apenas um ano de mercado.

 

 

Lançado no ano passado, o SUV Corolla Cross roubou do sedã o lugar de modelo mais vendido da marca
Crédito: Divulgação
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Toyota

Polêmicas à parte, a Toyota acertou ao lançar no mercado brasileiro, em março de 2021, o Corolla Cross, modelo que ainda é o único utilitário esportivo híbrido flex de produção nacional. O SUV conseguiu bater o sedã para fechar o primeiro semestre como o carro de passeio mais emplacado da marca no Brasil, com 22.267 registros.

Esse resultado que foi decisivo para que a Toyota fechasse os primeiros seis meses de 2022 com 90.617 carros emplacados no Brasil - um avanço de 15,4% na comparação com os 78.549 emplacamentos do mesmo período de 2021.

 

 

A linha Mitsubishi L200 fechou o primeiro semestre na terceira colocação entre as picapes médias
Crédito: Divulgação
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Mitsubishi

A Mitsubishi já foi lembrada no Brasil por modelos como o icônico esportivo Eclipse e o sedã médio Lancer. Mas acabou se consolidando mesmo como uma marca de modelos off-road. E foram justamente as picapes 4x4 da marca que puxaram o resultado de 11.018 emplacamentos no semestre. Alta de 14,6% em relação aos 9.617 registros no mesmo período de 2021.

A linha L200 foi a principal responsável pelo resultado. Montada em Catalão (GO) em versões de luxo e para o trabalho, a gama fechou o primeiro semestre com 7.242 emplacamentos e o terceiro lugar entre as picapes médias, atrás da dupla Toyota Hilux e Chevrolet S10.

Tags:Mercado
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