O canal de notícias da Webmotors

Assistente virtual para carros: conheça mais!

Veja como é possível dirigir com o auxílio de um assistente virtual para automóveis nos dias de hoje

por Redação WM1

O assistente virtual para carros é o companheiro que todo motorista sonha ter. Para o dia a dia ou para viagens, essa tecnologia não fala apenas um caloroso “bom dia”, mas serve também para reservar hotéis e restaurantes, além de lembrar compromissos importantes. Vamos falar hoje de automação automotiva?

OnStar Go, para a GM

Tudo isso estará disponível para quem adquirir, por exemplo, o OnStar Go, o assistente virtual para carros da GM, em parceria com a IBM Watson. Juntas, as empresas criaram esse sistema de inteligência artificial que estará disponível para os carros americanos ainda em 2020.
Assim como um cão aprende a rotina de seu dono – e até sua personalidade – não apenas o OnStar Go, mas todos os assistentes virtuais aprenderão as preferências do motorista, partindo de seus hábitos costumeiros. Confira só o que o assistente virtual OnStar Go já faz: Não é só um bom companheiro, mas o mais eficiente assistente pessoal para carros. A contrapartida, claro, é sua permissão para o acesso ao histórico de navegação, agenda de telefone, hábitos de consumo, entre outras informações privadas.

Alexa, da Amazon

Pois é. O que dizer da Alexa, assistente virtual da Amazon? Desde o começo do ano, os carros da GM saíram das fábricas com este eficiente companheiro. Mesmo os modelos de 2018 e 2019.
Por meio de um comando de voz, a Alexa coloca músicas para tocar – e você pode escolher o artista –, além de podcasts, audiobooks e até serviços de streaming. Outra novidade é a integração entre o Smart Speaker e o Amazon Echo, isso com a finalidade de ajudar deficientes visuais a identificar objetos dentro do carro.
Integrada ao carro, é possível acionar a Alexa pelo próprio painel central. Confira agora as habilidades da competente assistente:

Vantagens do assistente virtual para carros

De modo geral, os assistentes virtuais para carros facilitam a vida do motorista. O também chamado drive assist assume as seguintes funções: Mas como nem tudo são flores, para contar com um assistente virtual você precisará permitir o acesso aos seus dados privados e ter conexão de alta velocidade no carro – não no celular.

Assistentes virtuais de outras marcas

Quem também se aventurou nesse mercado foi a Xiaomi, quarta maior fabricante de smartphones do mundo. O Bestune T77, uma SUV criada em parceria com a montadora chinesa FAW, tem um assistente virtual por holograma.
Já a Ford, em pesquisa com a alemã Universidade Técnica de Aachen, criou o sistema SYNC, cuja função é aprimorar cada vez mais o reconhecimento da voz do motorista. O objetivo é, futuramente, conseguir interpretar exatamente o tom de voz, a expressão facial e o humor do motorista. Tem sido chamado de assistente virtual empático.
E a Ford sonha alto! Algumas das funções no futuro serão: contar piada, dar conselhos, lembrar aniversários, manter o motorista acordado em longas viagens. Tudo isso de acordo com o estado de espírito do motorista. O SYNC tem interface para Apple CarPlay e Android Auto. Telefona, envia mensagens e acessa: Siri, Apple Maps e Apple Music, além do Google Maps e da Alexa – em 23 idiomas!

O futuro dos assistentes virtuais para carros

Podemos, sim, considerar o assistente virtual para carros uma realidade, ainda que não esteja disponível para todos os tipos de veículos. O próximo passo, todavia, será de aperfeiçoamento, a fim de que o motorista precise apenas pensar para o assistente virtual realizar. Isso acontecerá por meio de sensores que captarão as ondas cerebrais do motorista.
Em fase de testes, por exemplo, está o BrainDriver, um dispositivo criado para jogos eletrônicos que funciona do mesmo jeito que um eletroencefalograma. E os resultados foram positivos: quem estava ao volante movimentou o veículo apenas com o pensamento! Os testes foram feitos numa Variant, da Volks.

Mais informações sobre tecnologia automotiva no WM1

Esse futuro tão incrível, contudo, ainda não tem perspectiva de se tornar presente para a grande maioria dos carros. Enquanto isso, que tal dar uma olhada em nosso estoque e conferir modelos que combinam com essa tecnologia?
Você já pode ir treinando alguns comandos, como: “Quero um café”, “Quero ouvir o disco novo do Bruce Springsteen”... olha, são muitas opções! E, se você quiser saber mais sobre algum modelo, é só conferir nosso Catálogo, com fichas técnicas completas e até a opinião dos donos.

Comentários

Carregar mais