Astronautas da Nasa usarão vans pra ir à lua

Chamados de veículos de transporte de tripulação, os modelos da Canoo levarão os tripulantes da missão lunar Artemis II

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Astronautas da Nasa usarão vans pra ir à lua
Roberto Dutra
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Acostumados a voar em foguetes pelo espaço, os astronautas da NASA ganharam, a partir desta semana, uma opção de transporte elétrico para se deslocar pela base da agência. Muito menos barulhentos  - e potentes - que as naves espaciais, os veículos de transporte de tripulação (CVTs) elétricos, feitos pela startup de tecnologia Canoo, foram projetados para serem confortáveis e espaçosos.

A ideia dos modelos, segundo os desenvolvedores, é garantir aos astronautas da missão lunar Artemis II o maior conforto possível, uma vez que esses tripulantes estarão com seus trajes espaciais e uma série de equipamentos.

Canoo Nasa (3)
Os novos veículos elétricos para transporte de astronautas substituirão modelos usados desde a década de 1980
Crédito: Divulgação
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

As rotas, na maioria dos casos, devem ser curtas, mas era importante que o modelo acomodasse bem até quatro pessoas de uma só vez no translado entre a base da agência espacial e a estação de lançamento.

As três unidades do monovolume de 21 janelas - que podem até lembrar a clássica Kombi 23 - tiveram seu projeto modificado com base nos pedidos da própria NASA. Segundo comunicado da Canoo, a agência participou ativamente da construção do modelo, tanto na questão estrutural quanto estética.

Na prática, os novos veículos elétricos substituirão as antigas Astrovans, que estavam em serviço desde 1984. Os modelos eram usados há décadas sem descanso, mas agora se despedem para acompanhar a atualização tecnológica do setor.

Os modelos terão espaço interno para levar até quatro astronautas, já em seus trajes espaciais
Crédito: Divulgação
toggle button

Potência não declarada

Apesar de a parte mecânica não ter sido revelada, é provável que o modelo tenha um conjunto mecânico parecido com o das versões "urbanas" do monovolume Canoo. O modelo vendido apenas para empresas ou para locação tem conjunto mecânico parrudo.

O motor elétrico, instalado na parte traseira, rende 354 cv de potência e é alimentado por uma bateria de 80 kWh. Com a dupla, os CVTs têm autonomia de até 400 quilômetros.

Vans da Canoo já foram encomenddaas  por empresas "civis", como a Walmart americana. Lembrou da VW Kombi?
Crédito: Divulgação
toggle button
Comentários
Wid badge