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ASX fica mais versátil e ousado na linha 2019

SUV compacto da Mitsubishi aumenta lista de equipamentos para manter sua praticidade para o on e o off-road

por Especial Mitsubishi


Um dos grandes desafios do segmento de utilitários esportivos é a versatilidade. Unir o conforto e a tecnologia de um carro de passeio à robustez de um fora de estrada com desempenho e segurança adequados para qualquer ambiente não é tarefa fácil. Mas é a principal qualidade que o Mitsubishi ASX entrega como poucos no mercado - e que ganha reforço na linha 2019.

A versatilidade começa pelo design. O estilo dynamic shield na dianteira, com detalhes cromados e black piano, reforçam a modernidade do SUV. O modelo ganhou equipamentos que o deixaram ainda mais arrojado nesta linha, como as luzes de condução diurna de LEDs, os cromados na tampa do porta-malas e as novas lentes refletoras traseiras.


Mas não é só o estilo e o porte do SUV que mostram a sua aptidão para o asfalto e a terra. Tais virtudes já vêm no DNA da Mitsubishi e em sua tradição no universo 4x4. No ASX, a herança está lá no conjunto mecânico, com o consagrado sistema de tração AWD nas quatro rodas que colabora para a aderência no asfalto, inclusive em pistas molhadas, e dá aquela força para trechos de terra, lama e areia.

O sistema trabalha sob demanda, conforme a necessidade de cada roda, e garante a valentia ao ASX em trechos mais acidentados. Se a estrada estiver ainda mais escorregadia, com lama e pouco convidativa, não precisa dar meia volta e regressar para casa. Basta acionar a tração integral 4WD Lock que o ASX encara o desafio.

Ajudam na tarefa o vão livre do solo de 21 cm – um dos melhores da categoria – e o motor 2.0 16V MIVEC. Com quatro cilindros em linha e comando duplo variável de válvulas, ele entrega 170 cv de potência com etanol e 160 cv, com gasolina. As arrancadas são vigorosas e o ASX é ágil para trafegar tanto no trânsito urbano como na estrada.
PROPULSOR 2.0 16V MIVEC ENTREGA ATÉ 170 CV DE POTÊNCIA COM ETANOL

Contribui para a performance a bem escalonada caixa do tipo continuamente variável (CVT). Com seis marchas simuladas, ela confere conforto ao rodar, com evolução gradativa e sem trancos nas acelerações. Para quem gosta de interagir mais com o motor e “sentir” o carro, há a opção de trocas sequenciais nos paddle-shifters – as borboletas atrás do volante.


Por dentro, a praticidade e conforto são inerentes ao ASX. Com a chave smart key, basta deixar a peça na bolsa, mochila ou no bolso da calça e apertar o botão na maçaneta que os sensores de aproximação destravam a porta. Também não é preciso da chave para ligar o motor: aperte a tecla start/stop no painel e curta a viagem.

Os bancos de couro acomodam bem qualquer tipo de corpo, com apoios laterais que seguram bem os passageiros. Os assentos da frente oferecem sistema de aquecimento, enquanto o do motorista dispõe de regulagens elétricas. O encosto traseiro é rebatível e bipartido. Tudo para reforçar o conforto já evidenciado pelo bom recheio de equipamentos.

Só em segurança, o ASX sai de fábrica com nove airbags: dois frontais, dois laterais dianteiros, quatro do tipo cortina para cabeças dos ocupantes da frente e de trás e um para o joelho do condutor. Controles eletrônicos de estabilidade e tração, sistema de ancoragem de cadeirinhas infantis Isofix e assistente para a partida em rampas e descidas, que seguram o carro por segundos quando o motorista tira o pé do pedal do freio, também fazem parte do pacote.


O SUV médio ainda é equipado com Comfort Pack, que inclui sensores de chuva, de luminosidade e de estacionamento, além da câmera de ré. Sem falar em outros itens de série que reforçam o caráter exclusivo do modelo da Mitsubishi: teto solar panorâmico Skyview, rodas diamantadas com aros de 18” e faróis de xênon.

O conforto não está só a bordo e em equipamentos, mas especialmente no rodar. A suspensão independente McPherson na frente e multilink, atrás, com barras estabilizadoras, filtram muito bem as imperfeições das ruas e contribuem para a boa estabilidade do ASX nas curvas. Além disso, é bem calibrada para trechos fora de estrada, sem trazer desconforto em ondulações ou buracos para os que estão dentro da cabine.

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